Publicidade

Parar de fumar engorda – flora intestinal em jogo

Parar de fumar engorda - flora intestinal em jogoBERNA – Quando os fumantes renunciam definitivamente o cigarro, 80% deles ganham em média 7 Kg de acordo com vários estudos. Este ganho de peso não está relacionado com uma dieta rica em calorias para compensar a abstinência, mas a uma modificação da composição da flora intestinal, de acordo com os pesquisadores do Hospital da Universidade de Zurique.

O peso aumenta mesmo se os ex-fumantes ingerirem a mesma quantidade ou menos calorias do que quando fumada, indicou um comunicado do Fundo Nacional de Investigação Científica (FNC), que apoiou o estudo.

Este fenômeno é ocasionado devido a uma mudança na composição da diversidade bacteriana no intestino, de acordo com Gerhard Rogler do Hospital da Universidade de Zurique, cujo estudo foi recentemente publicado na revista “PLoS One”.

O experimento foi conduzido durante nove semanas com 20 pessoas, cinco não fumantes, cinco fumantes e dez pessoas que começaram parar de fumar uma semana após o início do estudo. Os pesquisadores constataram que a cessação do tabagismo resultou em grandes mudanças na composição da flora microbiana intestinal.

As cepas de bactérias que também são predominantes na flora intestinal de pessoas obesas proliferaram após a cessação do tabagismo. Os indivíduos que haviam parado de fumar ganharam em média de 2,2 Kg durante as nove semanas do experimento, mesmo sem alterar seus hábitos alimentares. Pequeno detalhe, eles consumiram um pouco de álcool no final do estudo.

Este resultado já havia sido observado em estudos anteriores realizados com animais. O estudo foi realizado no âmbito do estudo de coorte suíço de doença inflamatória intestinal crônica.

Leia também: sobrepeso

Criasaude.com.br, 09 de setembro de 2013 – © Martinan – Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade