Publicidade

Home » Plantas medicinais » Borragem

Borragem

Resumo

BorragemA borragem é uma planta utilizada principalmente pelo seu efeito medicinal de tratar e aliviar vários problemas de pele (pele sensível, seca, rugas). A borragem é vendida comercialmente, como por exemplo em farmácias ou lojas de produtos naturais, principalmente na forma de creme, pomada ou cápsula.

Nomes

Nome em português: borragem
Nome binomial: Borago officinalis L.
Nome francês: Bourrache, huile de bourrache
Nome inglês: borage, burage
Nome alemão: Borretschöl, Borretsch
Nome italiano: borragine

Publicidade

Família

Boraginaceae

Constituintes

– Ácidos graxos poli-insaturados (ácido gama-linoleico, ácido linoleico), encontramos essas substâncias principalmente nas sementes.
– Mucilagens (cerca de 11%1)
– Alantoína (especialmente nas flores de borragem, esta molécula também é encontrada no confrei)
– Alcaloides pirrolizidínicos (nas folhas e flores, cuidado com o risco de toxicidade, leia abaixo em Efeitos secundários)
– Taninos

Partes utilizadas

– Flores (em latim: Boraginis flos), folhas, partes aéreas (em latim: Boraginis herba), sementes, óleo (as sementes se transformam em óleo). As raízes da borragem também são utilizadas, às vezes, na mesma lógica do confrei (Symphytum officinale).
Observação: As flores são azuis em forma de estrela.

fleurs-de-bourrache-2016

Efeitos (óleo de borragem)

Calmante, combate o envelhecimento, melhora a resistência da epiderme, diurético.

Indicações (óleo de borragem)

Neurodermatite ou dermatite atópica (de acordo com um estudo publicado em 2013, a borragem não é mais eficaz do que o placebo, leia em observações), eczema (não é muito eficaz, leia em observações), rugas, pele sensível, pele seca, estrias, envelhecimento da pele (prevenção), artrite reumatóide, artrite, dores menstruais, resfriados

Ler: O óleo de prímula e borragem não são mais eficazes do que placebo!

Borragem

Efeitos secundários

Leia a bula ou instruções na embalagem. Em altas doses, possível toxicidade hepática. De fato, as folhas e flores da borragem contêm um alcaloide do tipo pirrolizidínico que pode ser tóxico. O uso prolongado (ex. algumas semanas ou meses) de infusão(chá) de borragem ou outras preparações internas devem ser evitadas.

Contra-indicações

Gravidez, lactação. Algumas fontes contraindicam a planta para crianças menores de 6 anos.
As sementes de borragem devem ser utilizadas com cautela por pessoas com esquizofrenia ou epilepsia. Sempre leia a bula e instruções da embalagem.

Interações

Possível interação entre a warfarina e cápsulas à base de borragem.

Preparações à base de borragem

– Pomada

– Creme

– Cápsula

– Tintura de borragem
Receita para preparar esta tintura:
Utilize 50 g de flores e folhas de borragem para 250 mL de álcool 70°. Misture a borragem e o álcool em uma frasco fechado, guarde por 4 semanas na geladeira. Agite este frasco por alguns segundos a cada 2 ou 3 dias. Transfira para um novo frasco limpo. Posologia: misture 20 gotas desta tintura em cerca de 250 mL de água. Aplicar uma vez por dia com uma compressa por 1 hora nas áreas afetadas por eczema ou por feridas mal cicatrizadas.

Infusão

Decocção

Onde cresce a borragem ?

A borragem cresce na Europa e igualmente em outros continentes, como a Ásia e o continente americano.
A borragem é originária da região mediterrânea e do Oeste Asiático.

Plante você mesmo

A borragem é anual e cresce espontaneamente, o que permite seu desenvolvimento e produção de sementes.

Quando colher a borragem?

Colha as partes aéreas (flores) da borragem no verão, na Europa em geral de maio a setembro.
As folhas da borragem são colhidas na Europa de preferência em junho. Neste momento, estima-se que a concentração de certas substâncias tóxicas (alcalóides) seja a mais baixa.

Podemos colher esta planta na natureza?

Sim, nós podemos colher a borragem (pelo menos na Europa) diretamente na natureza, principalmente à beira de estradas, ela também é encontrada com frequência em jardins.

Observações

– Alguns médicos podem prescrever pomadas à base de óleo de borragem. O farmacêutico geralmente mistura o óleo de borragem em um creme lenifiante ou cold cream (uma base para pomada bastante utilizada). Uma das indicações deste creme ou pomada é para a neurodermatite ou para a pele sensível (pele seca, por exemplo). Segundo alguns pacientes, as pomadas ou cápsulas à base de borragem são uma boa alternativa para inúmeros problemas de pele. Converse com o seu especialista.

– No entanto, de acordo com pesquisadores norte-americanos da Faculdade de Medicina de Minnesota e do Essentia Health Systems Duluth, que publicaram um estudo em 2013 (DOI : 10.1002/14651858.CD004416.pub2), o óleo de borragem (e de prímula) não é mais eficaz do que o placebo no tratamento de dermatite atópica e eczema. Ler: O óleo de prímula e borragem não são mais eficazes do que placebo!

Origem do termo:
– O termo celta para borragem quer dizer “coragem feliz” (glad courage).

Comida:
– É possível comer flores de borragem cruas, por exemplo em uma salada ou para decorar um prato. As flores têm um sabor iodado.

Fontes:
BEN-ERIK VAN WYK, MICHAEAL WINK, Medicinal Plants of the World, Wallingford, CABI, 2017

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Adobe Stock, Criasaude.com.br

Atualização:
Este artigo foi modificado em 30.07.2023

Borragem

Bibliografia e referências científicas:

  1. BEN-ERIK VAN WYK, MICHAEAL WINK, Medicinal Plants of the World, Wallingford, CABI, 2017
Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.09.2023

Publicidade