O colesterol alto é um dos grandes vilões da vida moderna. Os níveis elevados de gordura no sangue está associado a diversas doenças, comoinfarto do miocárdio, AVC, depressão e até impotência sexual. Os maus hábitos alimentares, sedentarismo, estresse e o fácil acesso a comidas de pouco valor nutricional são apenas alguns fatores que contribuem para o aumento do colesterol. Nesse sentido, a dieta desempenha um papel importante no controle dos níveis de ácidos graxos no sangue. Se você sofre de colesterol alto ou quer evitar a condição, leia nossas dicas de alimentos que você deve incluir em sua dieta.
1. Salmão. Este e outros peixes gordurosos são ricos emômega-3 e ômega-6, ácidos graxos importantes na redução do colesterol e dos níveis de triglicérides no sangue.
2. Aveia. Este cereal é rico em betaglucana, uma fibra solúvel que inibe a absorção do colesterol proveniente da dieta, além de promover saciedade, reduzir os níveis de glicemia no sangue e retardar o esvaziamento gástrico. Além disso, a aveia aumenta a proporção de HDL, conhecido como “colesterol bom”.
3. Berinjela. A casca da berinjela é rica em antocianinas, um antioxidante que reduz o colesterol e aumenta a fração de HDL no sangue. Além disso, a berinjela é rica em fibras, que reduzem a absorção de colesterol na dieta. Use-a em saladas e até em sucos.
4. Uva. Essa fruta é rica em resveratrol, um antioxidante que ajuda na redução do colesterol e inibe a agregação de plaquetas, evitando a formação de coágulos no sangue. Além disso, a uva aumenta a proporção de HDL.
5. Chocolate amargo. Essa iguaria é rica em flavonoides, substâncias que reduzem o LDL, chamado de mau colesterol. A ingestão de cerca de 30 gramas por dia fornece as quantidades suficientes de flavonoides necessárias para o corpo.
6. Azeite de oliva. Este óleo é rico em ácidos graxos insaturados, como o ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e de glicemia no sangue. Além disso, o azeite de oliva é rico emvitamina E, um antioxidante que protege contra doenças cardíacas e o desgaste e envelhecimento celular.
7. Sementes oleaginosas. Essa classe inclui as nozes, castanhas e amêndoas. Elas são ricas em gorduras que combatem os altos níveis de colesterol, além de serem ricas em vitaminas e proteínas. A arginina presente nas sementes é um importante vasodilatador, reduzindo os riscos de doenças do coração.
8. Alho. O alho é rico em saponinas, que reduzem o colesterol. Além disso, o alho tem propriedades antibacterianas e vasodilatadoras, reduzindo a pressão alta nos membros periféricos.
9. Quiabo. O quiabo, assim como a berinjela, é rico em fibras solúveis que reduzem o colesterol total. Além disso, estudos revelam que o quiabo reduz a taxa de glicose no sangue, reduzindo o risco de desenvolvimento de diabetes, doença comumente associada ao colesterol alto.
10. Frutas vermelhas. Frutas como morango, amora e framboesa são ricas em antioxidantes que combatem o colesterol e protegem contra doenças cardíacas. Além disso, elas são ricas em fibras que reduzem a absorção de glicose e colesterol. Para completar, as frutas vermelhas são ricas em vitaminas e têm poucas calorias.
11. Linhaça. A semente de linhaça é rica em ômega-3, ácido graxo que reduz o colesterol total e de LDL do sangue. Ingira a linhaça moída ou triturada, uma vez que a sua casca é resistente à digestão pelo suco gástrico.
Não se esqueça de praticar exercícios físicos regularmente, controlar o estresse e evitar vícios como o cigarro e o álcool. Com essas dicas, você terá muito mais saúde e o seu coração também.
Leia também outras dicas para combater o colesterol alto em nossa página sobre o assunto: Colesterol
Você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!