Publicidade

Índia: vinagre para detectar o câncer do colo do útero

Índia: vinagre para detectar o câncer do colo do úteroCHICAGO – Uma técnica simples e barata de detectar o câncer do colo do útero com vinagre, pode salvar milhares de vidas de mulheres em países pobres, de acordo com um grande ensaio clínico na Índia. Os resultados foram apresentados domingo(08/06) nos Estados Unidos.

Este estudo foi realizado durante quinze anos com 150 mil mulheres indianas entre 35 a 64 anos, indicando uma redução de 31% na mortalidade decorrente do câncer do colo do útero graças a este exame, afirmaram os pesquisadores em uma apresentação na conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO).

Eles acreditam que este simples teste pode salvar 22.000 vidas por ano na Índia e 73 mil vidas em outros países de baixa renda. Nesses países, há pouco ou nenhum acesso ao exame de Papanicolau, o procedimento usual de detecção desse tipo de câncer em todo o mundo industrializado.

O método de detecção visual de teste de câncer uterino na Índia é de alcance a todos utilizando o vinagre, gaze e uma lâmpada halógena. Ele requer um treinamento mínimo de enfermeiras ou trabalhadores médicos qualificados.

“Nós esperamos que os resultados deste estudo tenham um impacto significativo na redução da incidência de câncer do colo do útero na Índia e no mundo”, declara o Dr. Surendra Srinivas Shastri, professor de oncologia preventiva na Tata Memorial Hospital de Bombaim, principal autor do estudo.

“Nós já estamos trabalhando com as autoridades de saúde estaduais e de nível nacional na Índia para fazer esta técnica de triagem e educação médica acessível a todas as mulheres do país”, disse o oncologista.

O câncer de útero evitável

As 150 mil mulheres recrutadas para este estudo não tinham histórico de câncer de útero. A metade passou por exames bienais com o vinagre e a outra metade nenhum teste, que é o normal na Índia.

A incidência de câncer de útero foi similar em ambos os grupos, 26,5 por 100 mil entre aqueles que estão sendo selecionados e 26,7 por 100.000 entre outros. Mas o teste permitiu uma redução de 31% na taxa de mortalidade.

O câncer de colo do útero é evitável. Ele é responsável por 275 mil mortes por ano em todo o mundo, 80% são registrados em países em desenvolvimento.

Veja também: Câncer do colo do útero

Criasaude.com.br; 10 de junho de  2013 – kmiragaya – Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade