12 dicas para manter a silhueta durante as festas de final de ano
SÃO PAULO – O final do ano está chegando com duas grandes celebrações: Natal e Ano Novo. Esta é uma época especial na qual as famílias e amigos se reúnem para celebrar, normalmente com muita comida e bebida. E é aí que muitas pessoas exageram e podem acabar engordando alguns quilos durante as festividades. Sabia que é possível se alimentar bem e ainda manter a silhueta durante as festas? Aprenda a fazer as opções corretas e manter o corpo para o próximo ano.
1. Tente manter as atividades físicas. Às vezes é difícil manter o mesmo ritmo na academia com a chegada das férias e das festas, mas tente ir constantemente. Invista em atividades aeróbicas, como corridas, bicicleta ergométrica, kick-boxing, etc. É importante manter as atividades aeróbicas por, pelo menos, 30 minutos.
2. Tente manter o mesmo padrão de alimentação durante as festas. Isso significa comer nos mesmos horários e com a mesma frequência. Tente se alimentar a cada 3 horas com pequenas porções. Tente montar seu prato de forma que tenha legumes, verduras e proteínas. ATENÇÃO: evite pular refeições ou sentar-se à mesa com muita fome. Isso faz com que a pessoa exagere na alimentação.
3. Cuidado com as sobremesas. As festas de final de ano são famosas por seus doces, mas a grande maioria deles contém muito açúcar e gordura. Sempre que possível, reduza a quantidade de sobremesas e insira frutas no lugar. Elas ajudam a controlar a vontade de comer açúcar.
4. Não exagere na gordura. Outra grande tradição do final do ano são os pratos ricos em gordura. Lombo, pernil, carnes assadas, lasanha, todos eles contém grande quantidade de gordura. Sempre que possível, separe a gordura da carne ou pegue pequenas porções. Insira saladas e vegetais nos seus pratos. Eles vão ajudar a controlar o seu apetite e te dar saciedade.
5. Se você exagerou na gordura, beba sucos cítricos. Os melhores sucos são os de laranja, limão, melancia, abacaxi e outros de frutas cítricas. Eles ajudam a quebrar a gordura e aceleram o metabolismo.
7. Se você não aguenta mais comer, leve para casa. Muitas vezes sobrou aquela sobremesa que parece deliciosa ou aquele prato que é realmente apetitoso, mas você não tem espaço para mais nada. Não se encabule e peça para levar uma pequena porção para comer depois em casa.
8. Faça as opções certas durante a ceia. Prefira carnes magras como peru, frango e peixes. Evite molhos cremosos, purês e condimentos. Muitas vezes os acompanhamentos são mais calóricos que os pratos principais. Ao invés disso, opte por saladas, lentilhas e frutas.
10. Evite beliscar. Isso vale para quem prepara as refeições e para quem observa. Muitas das comidas de final de ano são ricas em calorias, como as castanhas, os molhos, queijos, panetone, pães e doces. Quem belisca perde a noção de quanto ingeriu de comida.
11. Maneire no álcool. Vinhos, cerveja e outras bebidas alcoólicas são ricas em calorias, além de poder fazer mal ao organismo quando ingeridas em excesso. O mesmo vale para refrigerantes, pois contêm grandes quantidades de açúcar. Sempre que possível, beba sucos naturais de fruta sem açúcar ou, simplesmente, água. DICA: procure beber, no máximo de 200-300 mL de líquido durante as refeições. Espere pelo menos 1 hora após a refeição para poder beber mais.
12. Alimente-se com calma. Evite comer desesperadamente e com pressa. Lembre-se de mastigar lentamente a comida. O ato de comer devagar, apreciando cada mordida faz com que o corpo se sacie mais rapidamente e evita exageros.
Com essas dicas você vai poder manter o corpo durante as festas de final de ano e ainda evitar a frustração no começo de Janeiro.
Ler também: Pessoas com alergias alimentares sofrem mais durante as festividades de final de ano