Publicidade

Calcule o seu IMC

Seu peso (kg)
Sua altura (cm)
Seu IMC (BMI)
Nosso comentário*

       
 

Análise do resultado (IMC)

bmi-imc

Peso ideal: Para um adulto de 20 a 65 anos, o valor do IMC tem de estar entre 20 e 25.

Publicidade

Sobrepeso e obesidade: de 25 a 30, falamos em sobrepeso, acima de 30 falamos em obesidade e acima de 40, trata-se de obesidade mórbida (atenção ao alto risco de diabetes e de complicações cardíacas com um IMC superior a 30! É extremamente aconselhado consultar um médico para fazer um check-up geral).

Alguns especialistas de sobrepeso e obesidade propuseram uma classificação mais precisa se falar sobre obesidade, e falam em obesidade de tipo 1 quando o IMC é de 30 a 35, obesidade tipo 2 quando o IMC é de 35 40, obesidade mórbida para um IMC de 40-50 e obesidade supermórbida para um IMC maior que 50.

Magreza e má-nutrição: de 18 a 20 se é magro e abaixo de 16 é considerado muito magro (é aconselhado consultar um médico para evitar uma desnutrição). Notamos, porém que em determinados casos, a análise do IMC pode ser falha, é o caso em crianças, atletas com bastante massa muscular, mulheres grávidas, pessoas idosas… Nesses casos, a análise bruta do resultado não faz sentido e deve ser ponderada.

O que significa BMI ou IMC ?

BMI provém do inglês e significa Body Mass Index, IMC é a tradução para o português e quer dizer Índice de Massa Corpórea.

Como é calculado o IMC ?

O índice de massa corpórea (IMC) ou Body Mass Index (BMI) indica a relação entre o seu peso e a sua altura em metros (aqui deve ser indicada em cm). (IMC=peso[kg] / altura2[m2]).

A partir de uma escala, é possível deduzir algumas conclusões sobre o seu peso.

Comentários sobre IMC

– O IMC não é adaptado e recomendado para menores de idade (<18 anos).

– O IMC não faz distinção entre homens e mulheres. As mulheres naturalmente têm mais gordura (ou adiposidade) e menos músculos. É por isso que alguns cientistas desenvolveram o IAC, o índice de gordura corporal.

– De acordo com pesquisadores da Universidade de Nova York, Nirav Shah e Eric Bravermann, o IMC é um método que nem sempre prevê a obesidade real, esses cientistas publicaram seu estudo em 2012 na revista PloS. Eles utilizaram raios-X para identificar a gordura corporal. O IMC foi eficaz para apenas 3/5 dos doentes estudados (1400 pessoas deste estudo), onde os dados de IMC foram corelacionados com os valores obtidos por raios-X. Segundo esses pesquisadores, o cálculo do IMC problemático especialmente para as mulheres e particularmente as mulheres mais velhas.

Por exemplo, uma mulher de 55 anos de idade pode parecer fina, mas de fato têm uma massa de gordura significativa que é mascarada por baixa massa muscular. Ao contrário de um esportista (fisioculturista, por exemplo) pode parecer quase obeso, porque tem uma grande massa muscular (e sem excesso de gordura).

Para fazer com que o valor do IMC fique mais preciso, estes novos investigadores nova iorquinos sugerem  baixar o valor a partir do qual se começa a fala de obesidade de 30 para 24 para as mulheres e de 30 para 28 para homens.

Claro que baixando o limiar em que falamos de obesidade, aumenta aritmeticamente, o número de pessoas obesas em uma sociedade e, neste caso, especialmente as mulheres.

Uma identificação adequada da obesidade de uma sociedade permite fornecer métodos melhorados de prevenção e de tratamento para reduzir o risco de mortalidade (doença cardiovascular, diabetes, etc.).

O IMC não é adequado e recomendado para pessoas com mais de 60 anos. De acordo com um estudo publicado em 2013, o IMC não deve ser utilizado em pessoas com mais de 60 anos, porque cria estatísticas muito baixas, especialmente porque os idosos perdem naturalmente com idade uma importante massa muscular e óssea. IMC pode esconder a perda de peso, ou seja, uma pessoa com mais de 60 anos pode ter um IMC inferior a 25, mas ainda estar com a saúde debilitada.

Ler também: obesidade  – Dieta Dukan

Notícias

Descarga de responsabilidade:
* Os comentários são a título puramente indicativo, não nos responsabilizamos por nenhum caso, no entanto esperamos estar o mais próximo possível da realidade. Criasaude.com.br é um site de conselhos, portanto para todas as questões de diagnóstico peça conselhos ao seu médico.

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Fotolia.com

Atualização:
Este artigo foi modificado em 09.11.2018

Observação da redação: este artigo foi modificado em 09.11.2018

Publicidade