O inverno chegou e as baixas temperaturas da estação podem reativar o vírus e causar o incômodo herpes labial. A doença, infelizmente, não tem cura, mas pode ser evitada adotando algumas medidas que impedem que o vírus se torne novamente ativo. Veja nossas dicas e tenha um inverno com mais saúde.
1. Evite o estresse. O estresse, assim como o frio, reduz a imunidade do corpo e faz o vírus se reativar. Busque controlar o nervosismo, ansiedade e estresse do dia-a-dia. Faça atividades relaxantes e prazerosas.
2. Evite as doenças típicas de inverno. Enfermidades como gripe, resfriado, pneumonia, etc fazem com que o sistema imune fique deficiente e ativam o herpes. Evite, portanto, contato com doentes e ambientes fechados e com muitas pessoas.
3. Evite o frio. Embora seja muitas vezes difícil escapar do frio no inverno, evite a exposição desnecessária. Prefira ambientes quentes, mas que tenham ventilação constante.
4. Evite beijar quando estiver com a infecção ativa. O vírus da herpes é altamente contagioso e transmite-se através do beijo, compartilhamento de objetos pessoais ou quando as pessoas falam muito próximas umas das outras. Evite esse procedimento até que a doença se resolva.
5. Trate o mais rápido possível. Durante a infecção ativa, trate a doença com produtos adequados. Para herpes labial, os produtos vêm em forma de pomada. O mais comum é o aciclovir, mas também há outros antivirais como o valaciclovir. O tratamento precoce evita a transmissão da doença.
6. Mantenha os lábios hidratados. O frio tente a ressecar as mucosas e isso faz com que rachaduras apareçam nos lábios. Isso é uma porta de entrada para o vírus. Evite também arrancar as pelinhas ressecadas. Produtos à base de manteiga de cacau e vaselina são os mais comuns.
7. Evite a exposição solar desnecessária. No inverno, embora a incidência solar seja menor, é importante que evite ficar horas ao sol durante a estação. Os raios solares são um dos grandes responsáveis por ativação do vírus. Uma medida complementar é usar filtros solares labiais, disponíveis na forma de batom.
Leia mais dicas de prevenção em nossa página exclusiva da doença: Prevenção Herpes Labial.
Você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!
Se você tem alguma dúvida sobre herpes labial e gostaria que farmacêuticos a respondesse, por favor, faça a sua pergunta aqui (no fórum).