Publicidade

Força nacional do SUS faz simulação no carnaval

Força nacional do sus faz simulação no carnavalBRASÍLIA – Nesse Carnaval, o Ministério da Saúde vai realizar um evento-teste das ações de saúde em Recife (PE) e Salvador (BA).As ações contarão com o envolvimento de toda a Rede Hospitalar e de Urgência do Ministério.  A iniciativa, da Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014, tem por objetivo testar a capacidade de planejamento, execução, resposta e avaliação das ações de saúde em eventos de massa. É uma parceria entre o Ministério, as Secretarias de Saúde dos Estados de Pernambuco e Bahia, e as municipais de Recife e Salvador. As ações contarão com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

As ações do evento-teste também servirão como aprimoramento e qualificação da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), criada em 2011 para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico (surtos de leptospirose após enchentes, por exemplo) que exijam uma resposta rápida e coordenada, apoio logístico e equipamentos adequados de saúde. Para atuação neste Carnaval, a Força Nacional contará com 15 equipes de saúde – do SAMU 192, UPA e da rede hospital de urgência – além de profissionais da Secretaria de Vigilância em Saúde, que estarão de sobreaviso para emergências e apoio à gestão.

SIMULAÇÃO– Durante os testes, serão avaliadas ações preventivas, assistenciais e de vigilância sanitária, como barreiras, hospitais e postos de atendimento; de aprimoramento da comunicação de risco, e de vigilância epidemiológica em caso de surto, dando resposta rápida para investigação imediata e providências urgentes.Em Recife, o teste será a simulação de um incidente envolvendo Acidente com Múltiplas Vítimas (AMV). Será testado o plano de resposta às situações de emergência, elaborado em pactuação com União, Estado e Município. Já em Salvador, o teste é um incidente envolvendo um trio elétrico com participantes do evento (foliões).

Força nacional do SUS faz simulação no carnaval

No período da manhã, em Recife (PE), haverá, aproximadamente, 50 profissionais de saúde.O evento será realizado no Pátio da Igreja do Carmo na Avenida Dantas Barreto, próximo ao Posto Médico Avançado do SAMU.

A simulação em Salvador (BA) está prevista para este domingo (10), também no período da manhã. O evento contará com cerca de 60 profissionais e acontecerá na Avenida Ademar de Barros no Bairro Ondina, no local onde termina o desfile dos blocos e a saída dos foliões.

CÂMARA DA SAÚDE – A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos da Copa do Mundo de 2014: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O objetivo da Câmara Temática da Saúde é coordenar o planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes. Os integrantes da Câmara discutem e elaboram planos para contenção de epidemias, avaliam a necessidade da preparação de campanhas preventivas de vacinação em municípios que receberão jogos e regiões turísticas próximas e organizam a rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento.

Inicialmente, será realizada simulação nas cidades sede da Copa das Confederações e posteriormente em todas as cidades-sede. Cada uma delas tem a proposta de realizar um simulado para testar o plano de resposta.

EXPERIÊNCIAS – Ao todo, a Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014 já realizou quatro eventos-teste desde o ano passado (2012): bloco carnavalesco Galo da Madrugada em Recife, Jogos Escolares em Cuiabá (MT), Festival Folclórico de Parintins (AM), e Rio + 20, no Rio de Janeiro.

Fonte: MInistério da Saúde, 12.02.2013

Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.09.2017

Publicidade