Publicidade

Brócolis protege as células do estresse e do alzheimer

Brócolis protege as células do estresse e do alzheimerROMA  Uma pesquisa italiana em andamento mostrou uma propriedade desconhecida dobrócolis, que é a de proteger as células humanas do estresse e da doença de Alzheimer. Este vegetal de origem italiana ainda não teve todas as suas propriedades reveladas. Na verdade, o brócolis já foi objeto de numerosos estudos científicos. Sabemos que este vegetal tem um forte poder antioxidante, indicado especialmente para a prevenção do câncer.

Este estudo italiano fornece novas informações sobre a importância do brócolis na medicina e na nutrição. O Dr. Paolo Costantino, formado em biologia molecular pela Universidade Sapienza de Roma, liderou o trabalho neste estudo apresentado como parte da SapiExpo.

Brócolis, um superalimento

Segundo o Dr. Costantino: “O Brócolis, particularmente o germe do brócolis (venda em lojas especializadas), é rico em antioxidantes , nós observamos efeitos surpreendentes na saúde humana”.

Esta descoberta italiana foi feita através da administração de extratos do germe de brócolis em amostras de células e em modelos animais capazes de simular uma doença humana.

Segundo o pesquisador italiano: “Os resultados foram surpreendentes, pudemos verificar um efeito protetor significativo do brócolis sobre o estresse oxidativo e uma propriedade contra o Alzheimer”.

Os princípios ativos responsáveis pelos efeitos benéficos ainda não foram identificados com certeza. Este estudo italiano, em andamento, ainda não foi publicado em uma revista científica de referência.

Dicas de nutrição

Recomenda-se comer de 3 a 5 porções de brócolis por semana para um efeito favorável sobre a saúde. No entanto, tome cuidado para não cozinhar demais para evitar a perda de alguns efeitos antioxidantes.

11 de março de 2014, por Xavier Gruffat, Farmacêutico na agência ATS (traduzido principalmente do italiano). Fontes: Universidade de Roma (Sapienza), ATS e Creafarma.ch (nosso site em italiano).

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade