Publicidade

8 vírus que podem causar câncer

A ciência não sabe exatamente o que causa a maioria dos tipos de cânceres, mas vários fatores já foram associados a um maior risco de desenvolver câncer, como estilo de vida (ex.: fumar), para alguns tipos de câncer específicos a hereditariedade (ex.: histórico de câncer de mama na família) e algumas vezes um vírus pode ser um fator desencadeante. 

Publicidade

Um câncer ocorre quando uma célula do nosso organismo sofre uma alteração no DNA, mais especificamente em genes que controlam a divisão celular (proto-oncogenes), que no caso do câncer fica super estimulada, e essa célula “escapa” do nosso sistema de defesa ou se proliferam mais rápido do que ele consegue conter. 

Relação dos vírus e câncer
Os vírus são responsáveis por  por 10 a 15% dos casos de câncer em todo o mundo1.

Mas não é qualquer vírus que pode levar a um câncer, são somente alguns que afetam tipos específicos de células em nosso organismo e que quando incorporam um vírus no DNA humano ou no ambiente celular, gera uma instabilidade genômica, que por sua vez leva a instabilidades bioquímicas que podem levar uma célula normal virar uma célula cancerígena, é o que explica o oncologista clínico Dr. Ângelo Fêde em entrevista para o Criasaude em maio de 2023. Mesmo durante a infecções desses vírus específicos, são poucos os casos em que um câncer é desenvolvido, ressalta o Dr. Ângelo Fêde2.

Como o vírus podem causar câncer
Atualmente são conhecidas 3 diferentes vias pelas quais um vírus pode causar câncer3.
1. Indução da inflamação crônica (ex. câncer de fígado causado pelo vírus da hepatite B ou C).
2. Supressão do sistema imunológico (ex. vírus HIV).
3. Alteração genética – próton-oncogene em um oncogene (ex. câncer de cólon de útero causado pelo vírus HPV)

Vírus ligados ao câncer
A maioria dos vírus, como os que infectam células do sistema respiratório (ex. vírus causadores de gripe) não são fatores de risco para o câncer, pois eles ficam pouco tempo em nosso organismo e as células de defesa do nosso organismo conseguem rapidamente acabar com as pouquíssimas células que sofrem alterações pelo vírus4.

Existem 8 vírus que estão relacionados com o surgimento de câncer5, são eles:

1. Papilomavírus humano (HPV)

O HPV pode infectar a pele e mucosas causando verrugas genitais e, em casos mais graves, câncer no colo uterino, pênis, ânus, vagina, vulva, orofaringe ou boca. Embora o HPV seja muito comum, a maioria das pessoas com o vírus não desenvolve câncer, existem mais de 150 subtipos deste vírus e somente 12 estão relacionados ao desenvolvimento de câncer. No entanto, as mulheres que têm infecções persistentes por HPV têm um risco aumentado de desenvolver câncer de colo do útero.

A transmissão do HPV é feita através de relações sexuais e a maioria das pessoas com uma vida sexual ativa irá contrair pelo menos uma vez na vida uma infecção de HPV. Para descobrir as melhores formas de prevenção do câncer pelo HPV o Criasaude.com.br entrevistou a Dra. Ana Gabriela, ginecologista e mastologista pela Universidade de São Paulo – USP, em entrevista para o Criasaude.com.br6.

A melhor forma de prevenção é a vacinação enquanto criança ou adolescente, no Brasil a vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas de 9 a 14 anos e protege contra 4 subtipos de HPV. No entanto, a vacinação também é benéfica na idade adulta (até 45 anos), só que são necessárias 3 doses ao invés de 2, é o que explica a Dr. Ana Gabriela. Ela também conta que há uma nova vacina contra HPV que age contra 9 subtipos de HPV, no Brasil ela começou a ser comercializada em abril de 2023 e está disponível para pessoas de 9 a 45 anos somente na rede privada.

Além da vacinação outras formas de prevenção são:
– exames de detecção (citológico, também conhecido como papanicolau) a partir dos 25 anos para pessoas com útero;
– o controle e tratamento de lesões quando existentes;
– o uso de preservativos.

2. e 3. Vírus da hepatite B (VHB) e vírus da hepatite C (VHC)

O VHB e o VHC são transmitidos pelo contato com sangue, saliva, sêmen ou secreções vaginais da pessoa infectada ou por via perinatal (durante a gravidez). Tanto o VHB quanto o VHC infectam principalmente as células do fígado e podem levar a danos no fígado como a cirrose, que por sua vez pode levar a um câncer de fígado. São considerados carcinógenos indiretos através da inflamação crônica e lesão celular.

Publicidade

A vacinação contra a hepatite B, três doses, é uma das principais formas de prevenir a infecção pelo vírus. A maioria das pessoas eliminam o VHB espontaneamente, mas uma vez que a pessoa apresenta sintomas, a doença se torna crônica e o tratamento deve seguir a vida toda.
No caso do VHC não há vacinação, no entanto, há tratamentos em que mesmo na forma crônica da doença a pessoa pode ficar curada.

4. Vírus Epstein-Barr (EBV)

Causador da mononucleose (doença do beijo), o EBV é altamente disseminado pela população e um dos fatores para isso é a sua forma de transmissão através do contato direto com saliva, objetos e sangue infectados.

Uma vez que a pessoa é infectada, ficará com o vírus a vida toda, no entanto, na maioria das vezes sem causar nenhum problema de saúde para a pessoa.

Apesar de raro, principalmente em pessoas imunossuprimidas, o EBV pode infectar os linfócitos B e células epiteliais, causando metade dos casos dos linfomas de Hodgkin e de Burkitt, podendo também levar câncer nasofaríngeo e gástrico.

A principal forma de prevenção é evitar o contato com pessoas sintomáticas, não compartilhar talheres ou copos.

5. Vírus de herpes humano tipo 8 (HHV-8)

O HHV-8, é um vírus que pode causar sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer que afeta a pele e os órgãos internos, principalmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A maioria das pessoas infectadas não desenvolvem câncer.

O HHV-8 é transmitido principalmente pela saliva, mas também pode ser transmitido através de contato sexual e sangue. 

A principal forma de prevenção é evitar o compartilhamento de utensílios, seringas e o uso de camisinha.

6. Vírus do HTLV-1 (vírus da leucemia/linfoma de células T humanas)

O HTLV-1 é um vírus que é transmitido pelo contato com sangue infectado, através do sexo desprotegido, ou durante a amamentação. O vírus pode levar a leucemia e linfoma de células T, e é mais comum em áreas do mundo onde o vírus é endêmico, como o Japão, a África e o Caribe.

A maioria das pessoas infectadas por este vírus não desenvolvem câncer.

A prevenção da infecção é feita através do uso de camisinha e o não compartilhamento de seringas.

7. Poliomavírus de célula de Merkel

Em inglês, chamado de Mekel cell polyomavirus (MCPyV), é o vírus causador do carcinoma de células de Merkel, um câncer de pele raro e agressivo que tende a afetar pessoas brancas mais velhas. Por estar relacionado com a exposição a raios UV, sua prevenção está em limitar a exposição: evitar o sol nas horas mais fortes de raios UV, usar roupas protetoras, utilizar fotoprotetores com filtro de proteção solar (FPS) de pelo menos 30.

8. Vírus da imunodeficiência humana (HIV)

Apesar da infecção pelo HIV (em inglês Human Immunodeficiency Virus) ser um grande fator de risco para diversos cânceres, principalmente cânceres associados a outras infecções, a forma que este vírus aumenta as chances do desenvolvimento do câncer é através da inibição do sistema imunológico da pessoa infectada. Outras formas de imunossupressão causam o mesmo risco de câncer do que o HIV.

Dicas de especialista na prevenção do câncer7:
– Mantenha hábitos saudáveis (alimentação e exercícios moderados);
– Evite o tabagismo (para os que fumam, procurar apoio médico para parar);
– Use preservativos (no caso de sexo fora de um relacionamento fiel);
– Vacine-se;
– Em caso de lesões ou suspeita de alguma doença, procure atendimento e tratamento médico o quanto antes.

Redação
Adriana Sumi (Farmacêutica)

Fontes e Referências
Entrevista realizada pelo Criasaude.com.br em maio de 2023 com a Dra. Ana Gabriela Siqueira, que é médica Ginecologista e Mastologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), CRM 162299.

Entrevista realizada pelo Criasaude.com.br em maio de 2023 com o Dr. Ângelo Bezerra de Souza Fêde, especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)/Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), membro titular da Oncologia DASA, CRM SP 141741.

Artigo em inglês da Cleveland Clinic, 6 viruses that can cause cancer, de agosto de 2022, acessado pelo Criasaude.com.br em maio de 2023, link funcionando nesta data.

Referências de estudos: mencionadas no artigo ou abaixo.

Bibliografia e referências científicas:

  1. Schiller JT, Lowy DR. An Introduction to Virus Infections and Human Cancer. Recent Results Cancer Res. 2021;217:1-11. doi: 10.1007/978-3-030-57362-1_1.
  2. Entrevista realizada pelo Criasaude.com.br em maio de 2023 com o Dr. Ângelo Bezerra de Souza Fêde, especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)/Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), membro titular da Oncologia DASA, CRM SP 141741.
  3. Chen CJ, You SL, Hsu WL, Yang HI, Lee MH, Chen HC, Chen YY, Liu J, Hu HH, Lin YJ, Chu YJ, Huang YT, Chiang CJ, Chien YC. Epidemiology of Virus Infection and Human Cancer. Recent Results Cancer Res. 2021;217:13-45. doi: 10.1007/978-3-030-57362-1_2.
  4. Artigo da Cleveland Clinic, 6 viruses that can cause cancer, de agosto de 2022, acessado pelo Criasaude.com.br em maio de 2023
  5. Chen CJ, You SL, Hsu WL, Yang HI, Lee MH, Chen HC, Chen YY, Liu J, Hu HH, Lin YJ, Chu YJ, Huang YT, Chiang CJ, Chien YC. Epidemiology of Virus Infection and Human Cancer. Recent Results Cancer Res. 2021;217:13-45. doi: 10.1007/978-3-030-57362-1_2. e Artigo da Cleveland Clinic, 6 viruses that can cause cancer, de agosto de 2022, acessado pelo Criasaude.com.br em maio de 2023, link funcioanando nesta data
  6. Entrevista realizada pelo Criasaude.com.br em maio de 2023 com a Dra. Ana Gabriela Siqueira, que é médica Ginecologista e Mastologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), CRM 162299.
  7. Entrevista realizada pelo Criasaude.com.br em maio de 2023 com a Dra. Ana Gabriela Siqueira, que é médica Ginecologista e Mastologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), CRM 162299 e entrevista realizada pelo Criasaude.com.br em maio de 2023 com o Dr. Ângelo Bezerra de Souza Fêde, especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)/Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), membro titular da Oncologia DASA, CRM SP 141741.
Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.06.2023

Publicidade