Sobre nós – Redação – Equipe de revisão médica
Última atualização da página: 27.07.2024
Criasaude.com.br é um site de saúde brasileiro baseado em São Paulo (Brasil) fundado em 2006 por Xavier Gruffat, farmacêutico suíço qualificado (GLN: 7601003194975). Xavier Gruffat é o único legalmente responsável pelo conteúdo publicado no site Criasaude.com.br (não inclui as redes sociais). Criasaude.com.br não tem vínculos com a indústria farmacêutica, Xavier Gruffat (dono do site Criasaude.com.br) não tem ações na indústria farmacêutica.
Missão de Criasaude.com.br:
Organizar informações sobre saúde e ajudar os visitantes a fazer as melhores escolhas médicas possíveis.
REDAÇÃO DE CRIASAUDE.COM.BR:
Criasaude.com.br é redigido por:
Xavier Gruffat (GLN : 7601003194975, nascido em 1979)
Editor-chefe e fundador
Farmacêutico – MBA (ETH, Zurich, Suiça – FIA/USP, São Paulo, Brasil)
Escreve artigos principalmente sobre saúde, medicina e farmácia.
Exemplos de artigos escritos por Xavier Gruffat:
gota, piolho, cistite
Lugares de residência:
São Paulo (Brasil) e Montreux (Suíça)
Nota: Xavier Gruffat também fundou o site suíço em francês Creapharma.ch
Seheno Harinjato
Jornalista
Escreve artigos sobre plantas medicinais, nutrição e estilo de vida.
Responsável por infografias (por exemplo, infografias em nossa página de cistite)
Local de residência:
Tananarive (Madagascar)
Revisor – editora
Farmacêutico, Universidade de São Paulo (USP)
Escreve artigos sobre saúde, correção do conteúdo do Criasaude.com.br em termos científicos.
Local de residência:
São Paulo (Brasil)
ESPECIALISTAS (MÉDICOS, EXPERTOS, EXPERTAS) ATUAIS DO CRIASAUDE.COM.BR – EQUIPE DE REVISÃO MEDICA:
Médico:
Dr. Gabriel Paris (CRM-SP 191523)
Ortopedista, trabalhando no Brasil (status: janeiro de 2023)
O Dr. Paris supervisionou a página sobre bursite do Criasaude.com.br em janeiro de 2023.
Local de residência:
São Paulo (Brasil)
Médica:
Dra. Zafera Eléonore Saholinirina (no. ONM Madagascar: 02 11 22 31 410 08444)
Pediatra, trabalhando em Madagascar (status: maio de 2023)
A Dra. Saholinirina realizou uma revisão médica do prontuário completo sobre rubéola.
Local de residência:
Antananarivo (Madagascar)
Enfermeira:
Charlotte Wautelet (GLN: 7601007935895)
Enfermeira de queimaduras, trabalhando na Suíça (status: maio de 2022)
A Sra. Wautelet supervisionou a página de queimaduras de pele do Criasaude.com.br em maio de 2023.
Local de residência:
Morges (Suíça)
ENTREVISTAS COM ESPECIALISTAS (MÉDICOS):
Dr. Fernando Lemos, Coloproctologista pelo Hospital São Lucas da PUC – Porto Alegre – Brasil
– 8 maneiras de prevenir hemorroidas – dicas de um especialista
EMPRESA QUE PUBLICA CRIASAUDE.COM.BR:
Sede no Brasil de Criasaude.com.br:
Xavier Gruffat M.E.
c/o Sinter Assessoria e Consultoria Contábil e Tributária S/S
Rua Três de Dezembro, 48
Centro Histórico de São Paulo
São Paulo – SP
01014-020
Brasil
Empresa matriz
Pharmanetis Ltda (Sàrl)
Route des Colondalles 57
CH-1820 Montreux
Suiça
www.pharmanetis.com
CARTA EDITORIAL & ESTILO
V1.2 (versão de 17.09.2022)
Referências, fontes e citações
As fontes utilizadas para a redação do conteúdo do site Criasaude.com.br (abaixo Criasaude) são verificadas e consideradas as mais exatas de acordo com o conhecimento da ciência e da medicina no momento da publicação. Os artigos de saúde e medicina do Criasaude são validados por especialistas em saúde (farmacêutica/o, médica/o, enfermeira/o). Em geral, preferimos estudos clínicos realizados em humanos ao em vez de animais.
Verificamos os textos dos artigos e outros conteúdos editoriais (ex. infográficos, vídeos) com o máximo de referências primárias. Essas referências ou fontes incluem revistas/jornais médicos revisados por pares (peer-reviewed medical journals) que geralmente mencionam o número DOI do estudo, instituições acadêmicas ou hospitalares (ex. universidades, Mayo Clinic, Cleveland Clinic, CHUV, HUG), as organizações governamentais de saúde (ex: OMS, FDA, CDC, FOPH , Swissmedic) ou jornais de grande circulação (ex.The New York Times, The Wall Street Journal, The Economist). Às vezes, os chamados estudos em pre-print (não revisados por pares) são utilizados, como os que podem ser encontrados em bioRxiv ou medRxiv (Rxiv significa arquivo, ambos os servidores são baseados no estado de Nova York). Os estudos em pre-print são utilizados principalmente durante notícias urgentes (ex. Covid-19). As fontes e referências são mencionadas no texto e no final do artigo.
Escolha das fontes
Vários trabalhos mostraram que certos estudos, publicados em revistas “científicas” de baixa qualidade, podem ser simplesmente falsos ou enganosos. De fato, esses chamados periódicos/jornais científicos predatórios não pedem aos pares que controlem a qualidade do estudo. Em abril de 2018, jornalistas alemães do Süddeutsche Zeitung e da rádio pública NDR conseguiram publicar um estudo falso no jornal predatório Journal of Integrative Oncology, alegando que o própolis era mais eficaz contra o câncer do que a quimioterapia convencional, como noticiou em particular o jornal Le Monde em julho 2018. Este estudo sobre o câncer era totalmente falso, inventado pelos jornalistas alemães. O estudo conseguiu ser publicado no Journal of Integrative Oncology menos de 10 dias depois que esses jornalistas alemães, que se passaram por cientistas, enviaram o documento. A prova de que este jornal estava mais interessado em dinheiro do que em encontrar a verdade. Em geral, muitas vezes você tem que pagar várias centenas de dólares para ser publicado em periódicos/jornais “predatórios”. Os jornalistas alemães criaram notavelmente uma instituição ou universidade falsa na origem do estudo (Institute of Diet and Health). No passado, outros jornalistas conseguiram mostrar que esses jornais predatórios às vezes eram “fake news”. Em 2018, estima-se que havia mais de 10.000 periódicos científicos “predatórios” no mundo, mais ou menos tantos quanto periódicos sérios como Nature ou Science para citar provavelmente os 2 mais famosos. O número de periódicos “predatórios” aumentou significativamente desde os anos 2000.
Frequência de atualização
Os arquivos ou artigos sobre doenças do Criasaude são geralmente atualizados pelo menos a cada 2 a 3 anos, a não ser que novas informações exijam (ex. novo medicamento, nova causa da doença identificada) que seja antes. As notícias (atualidades), por outro lado, não são atualizadas e, portanto, são válidas apenas no dia da publicação (a data é claramente mencionada em cada página).
Ética
O Criasaude nunca anuncia ou deseja a morte de uma pessoa, independentemente de seus possíveis crimes. O Criasaude está engajado em comunicar informação médica e de saúde sem distinção de raça, identidade de gênero, orientação sexual, idade, religião, cultura, geografia, tipo de corpo, de capacidade ou de experiência.
Estilo linguístico (versão 1.0 do estilo linguístico, última atualização: 17.09.2022)
Tópicos sensíveis:
Para estar de acordo com nossa visão ética (leia o parágrafo acima), o Criasaude tenta, desde novembre de 2022, em seus novos artigos ou atualizações de artigos existentes seguir e respeitar as seguintes regras:
– Idade. Tentamos não discriminar em função da idade, por isso preferimos ser específicos. Ao em vez de escrever “uma pessoa de meia idade” escreveremos “uma pessoa de 45 anos ou mais”, ao em vez de uma “pessoa idosa”, preferimos o termo “uma pessoa com 65 anos ou mais”. Às vezes o termo senhor(a) pode ser utilizado para se referir a uma pessoa idosa, mas evitamos o substantivo “velho(a)” (ex. “um velho”).
– Doença. Este assunto é o mais delicado para um site de saúde como o Criasaude que trata de muitas doenças.
Nos Estados Unidos, cada vez mais os sites de saúde sérios estão utilizando o verbo “ter” (em inglês : “to have” ) ao invés do verbo “estar” (“to be”)1. Por exemplo, ao em vez de escrever “esta pessoa é autista”, escreveremos “esta pessoa tem autismo”. Como a formulação em português não é necessariamente a mais correta, outras soluções em português ou inglês consistem em escrever “esta pessoa é um paciente diabético” ou se uma pessoa for citada “David é uma pessoa com diabetes”. É possível inverter a frase para não ser estigmatizante.
Outro exemplo bastante óbvio, ao em vez de escrever “esta pessoa é alcoólatra”, preferimos a seguinte frase “esta pessoa tem dependência de álcool” ou “esta pessoa tem alcoolismo”.
Também podemos usar o verbo “diagnosticar” como por exemplo nesta frase “uma pessoa que foi diagnosticada com esquizofrenia”.
É também uma questão de evitar usar o verbo “sofrer”, por exemplo, evitaremos a seguinte formulação: “esta pessoa sofre de esquizofrenia” mas iremos preferir a frase acima referida (“foi diagnosticada” ou simplesmente “ tem esquizofrenia”).
– Gênero (sexo). Como o Criasaude está sediado no Brasil, em geral, se tivermos que mencionar profissões, usamos um / (ex. farmacêutico/a). Na medida do possível, tentamos evitar termos que são muito de gênero, utilizamos por exemplo: “procure atendimento médico”. Usar o plural pode ser útil. Por exemplo: “Procure atendimento com ortopedistas”. Dito isso, às vezes para deixar o texto mais fluido, não colocamos o feminino ou o masculino em algumas profissões, como profissões entre parênteses: “O profissional de saúde (ex. médica, farmacêutico, enfermeiro) vai te informar sobre isso”.
– Etnia. O Criasaude tenta evitar se referir muito a “raças” (do inglês americano “race”) ou grupos étnicos. Mas às vezes algumas informações podem ser úteis. Por exemplo, nos Estados Unidos, às vezes há estatísticas diferentes entre brancos e negros (pretos ou afro-americanos, em inglês: African American) sobre a incidência de uma doença (ex. lúpus). Evitamos o termo “caucasiano” como muito ambíguo (poderia dizer branco) ou oriental (poderia dizer asiático).
– Sexualidade, religião e política. O Criasaude não discrimina nenhuma pessoa em relação à sua sexualidade, orientação sexual, sua religião (ou ausência dela) e sua orientação política. Se você ler um artigo no Criasaude que ofenda a sua sensibilidade nestes assuntos, não hesite em nos contactar para melhorar constantemente esta carta de estilo e princípios.
Tópicos gerais:
– Nome das moléculas e medicamentos. Em geral, no Brasil e em Portugal, as moléculas são citadas em letras minúsculas (ex. paracetamol) e os nomes das marcas dos medicamentos com a primeira letra em maiúscula e acrescentando o logotipo da marca registrada (ex. Dafalgan®) ou de trademark (™). Observe que nos Estados Unidos, o hábito jornalístico não adiciona a marca registrada trademark ao nome comercial de um medicamento (ex. eles escreverão Buscopan ao em vez de Buscopan® na Europa e Brasil).
– Profissões da saúde. No século 20 e no início dos anos 2000, era costume mencionar médicos (até mesmo farmacêuticos) nos principais artigos sobre saúde. Mas percebemos que sempre há mais profissionais de saúde com outras especialidades que às vezes fazem tarefas que o médico fazia exclusivamente no passado. Por uma questão de completude e para não esquecer de ninguém, usamos cada vez mais o termo “profissional de saúde” no Criasaude, e até por vezes “equipe de saúde” (do inglês dos Estados Unidos “medical provider”). No entanto, o termo “médico” ainda é muito utilizado no Criasaude em especialidades médicas (ex. “o cirurgião”, “o pediatra”, “o reumatologista”).
– Estilo 3ª pessoa do singular ou plural versus 2ª pessoa do plural (você, ele, ela, eles, eles). Em geral, preferimos usar a 3ª pessoa do singular ou do plural (ex. “a pessoa precisa realizar uma colonoscopia…”), para que outra pessoa possa ler facilmente o artigo e se identificar se não for destinado a ela como por exemplo para uma criança ou uma pessoa que não sabe ler na Internet. Mas às vezes percebemos que usar o “vocês” (2ª pessoa do plural) pode ser mais eficaz.
Erro
Criasaude.com.br admite erros se necessário, por favor entre em contato conosco.
Créditos das fotos
Criasaude.com.br publica em seu site principalmente fotos ou infografias das seguintes agências fotográficas: Adobe Stock, Fotolia.com (fechado e substituído por Adobe Stock), Pixabay.com, Creapharma.ch (Pharmanetis Sàrl).
TERMOS JURÍDICOS (legislação suíça, pois a matriz Pharmanetis Sàrl é baseada na Suíça, em Montreux – VD)
Queira ler os diferentes tópicos abaixo para tomar conhecimento dos princípios jurídicos ou menções legais do site www.criasaude.com.br, assim como a sua linha de conduta.
Criasaude.com.br é um site sobre saúde mais não substitui de forma alguma o diagnóstico e os conselhos de um médico ou farmacêutico. As informações atualizadas e publicadas em Criasaude.com.br são a título estritamente indicativo. Não se deve de forma alguma utilizar estas informações como diagnóstico.
1. Prestações
Criasaude.com.br tem por objetivo informar através de dados atualizados em matéria de saúde, as terapias medicamentosas, a prevenção, as medicinas complementares, entre outras.
2. Domínio
As informações sobre os medicamentos (que citam o nome da marca) são principalmente orientadas sobre os produtos do Brasil. Não estamos ligados a nenhuma indústria farmacêutica (laboratório farmacêutico).
3. Informações
As informações são redigidas pela equipe editorial do site, consulte a seção redação (autores).
Nós garantimos a confidencialidade dos dados, não vendemos a terceiros os dados de estatísticas do site.
Qualquer informação recolhida pelo nosso website, tal como endereço de email, nunca será passada, cedida ou vendida a terceiros, a não ser que requerida por lei.
Presentemente estamos a usar Google Analytics para monitorizar a audiência no nosso website e para adequar o nosso conteúdo. Nenhuma informação pesoal é recolhida pelo Google Analytics. Para mais informação sobre a política de privacidade do Google Analytics, por favor visite o seguinte link:
https://www.google.com/intl/pt/
4. Responsabilidade jurídica
Este site não depende de nenhuma empresa. Este site não se compromete de forma alguma com qualquer responsabilidade em relação às informações publicadas, mas se compromete a respeitar e fazer de tudo para publicar informações provenientes de fontes seguras e exatas.
5. Doados sobre os medicamentos
Os dados fornecidos pelo site sobre os medicamentos não dependem de forma alguma de publicidade. Nenhuma relação entre informação e publicidade é tolerada em Criasaude.com.br. As informações sobre os medicamentos são, portanto verificadas objetivamente e regularmente atualizadas.
6. Diretrizes sobre a publicidade
A publicidade é efetuada majoritariamente por intermédio de Google (Google Adsense), sociedade baseada nos Estados-Unidos, e ocasionalmente de sócios da indústria farmacêutica ou outras empresas. Esta última é claramente indicada (menção de anúncio ou publicidade). No entanto, nós guardamos nossa plena independência.A publicidade permite o financiamento do site e de seus empregados, assim como o desenvolvimento de novas seções, sua atualização e as propostas de novos serviços.
7. Financiamento do site
Este site é editado pela sociedade Pharmanetis Sàrl (Route des Colondalles 57, 1820 Montreux, Suíça), o financiamento é principalmente assegurado pela renda vinda da publicidade.
8. Confidencialidade
Este site respeita a confidencialidade dos internautas, nenhum nome será mencionado, somente mediante aprovação.
Data da última atualização: 27.07.2024
Copyright © Criasaude.com.br, 2024