Publicidade

Ácido úrico e hiperuricemia

Ácido úrico
O ácido úrico é um desperdício metabólico. Quando as células morrem, eles produzem uma substância chamada purina. O ácido úrico é proveniente da transformação química de purinas.

Publicidade

Esta molécula está presente em pequenas quantidades em cada indivíduo, os problemas surgem quando há excesso.

O ácido úrico no sangue se dissolve e é então excretado pelos rins na urina. Se houver muito mais do que a capacidade de remoção renal, há a hiperuricemia (ver abaixo). Se o ácido úrico, em seguida, se acumula sob a forma de cristais nas articulações e outros tecidos, a gota pode ocorrer.
É preciso saber que a maioria das pessoas que sofrem com a hiperuricemia não virão a desenvolver a gota, mas se o ácido úrico formar cristais no organismo, é possível que a gota se desenvolva.

DNA (a partir de uma célula morta, carne, após o tratamento de câncer, etc) > Purinas > ácido úrico > de cristais de ácido úrico nas articulações (gota).

Por que há aumento de ácido úrico no sangue?
AlopurinolO aumento da concentração de ácido úrico no sangue tem base em mecanismos complexos. Para resumir, os elevados níveis de síntese de ácido úrico seriam baseados nos déficits de certas enzimas que convertem as purinas a partir do DNA. Além disso, uma explicação mais simples é devido à incapacidade dos rins de eliminar o ácido úrico. O consumo de álcool tem um efeito negativo sobre a gota, uma vez que reduz a excreção renal de ácido úrico. Excesso de alimentos contendo purinas (normalmente proteínas encontradas na carne) promove níveis elevados de ácido úrico. Estima-se que 20% do ácido úrico produzido pelo corpo é a partir do fornecimento diretamente, e a outra parte vem naturalmente células mortas do organismo.

Para evitar que a gota, os níveis de ácido úrico no sangue não devem exceder 6 mg/dL.
Na maioria das pessoas que não sofrem de gota, os níveis de ácido úrico no sangue situa-se entre 4 e 5 mg/dL. (dados sobre os Estados Unidos, 2015).

Uma pessoa que sofre de gota ou está em risco deve medir o nível de ácido úrico a cada seis meses.
Não está claro por que algumas pessoas desenvolvem a doença e outras não. Muitas pessoas que sofrem de gota tiveram, por anos, níveis elevados de ácido úrico antes de apresentarem seu primeiro ataque.

Solubilização do ácido úrico
A quantidade de 6,8 mg/dL é o ponto de solubilização de ácido úrico no sangue. Em outras palavras, acima de 6,8mg/dL, cristais de ácido úrico podem se formar e se acumular nas articulações e, em especial, na do dedão do pé (leia mais sobre nosso tema em Causas da gota).

Acidez e níveis de ácido úrico
Clinicamente, os médicos descobriram que, se o pH da urina de um doente é baixo, por exemplo 5, há aumento do risco de gota em comparação com uma pessoa com uma urina com um pH de 6,5.

Em idosos, especialmente sofrendo de diabetes, um pH de 5,0 é comum. Sabe-se que a acidez (do sangue) reduz a taxa de dissolução de ácido úrico, o que aumenta a probabilidade de formação de cristais de ácido úrico.

Principais moléculas usadas para diminuir o ácido úrico
Alopurinol. O alopurinol é contraindicado durante a hiperuricemia assintomática, ou seja, quando os níveis de ácido úrico no sangue são altos, mas não há sintomas (nenhuma gota, nenhuma dor, etc).

– Febuxostat

– Pegloticase

– Probenecida

– Lesinurad. Em 22 de dezembro de 2015, a FDA (Food and Drug Administration), agência americana para os medicamentos, anunciou ter concedido a autorização para um novo medicamento de prevenção da crise de gota. Trata-se do Zurampic, contendo a molécula lesinurad, comercializada pela empresa inglesa AstraZeneca. Este medicamento age ajudando o rim a excretar o ácido úrico, inibindo um transportador proteico envolvido na reabsorção ao nível renal, o que resulta em uma redução na concentração de ácido úrico no sangue.

Hiperuricemia
A hiperuricemia é uma concentração muito elevada de ácido úrico no sangue.

Epidemiologia da hiperuricemia
Estima-se que, na população em geral, até 20% das pessoas sofram de hiperuricemia, segundo um artigo publicado em novembro de 2017 no jornal interno do Congresso da ACR em San Diego (EUA). Para comparação, cerca de 4% da população americana sofre de gota. Isso significa que a maioria das pessoas com hiperuricemia não desenvolverá gota.

Fontes para escrever este artigo: American College of Rheumatology (ACR), Gout & Uric Acid Education Society

Observação da redação: este artigo foi modificado em 18.05.2018

Publicidade