Ashwagandha
Resumo
Planta medicinal de origem indiana com efeito adaptógeno, especialmente utilizada em caso de estresse, insônia e ansiedade, frequentemente apresentada em forma de cápsula.
Nomes
Nome em português: Ashwagandha, Ginseng Indiano
Nome binomial: Withania somnifera L.
Nome francês: ashwagandha
Nome inglês: Ashwagandha, Withania
Nome alemão: Ashwagandha
Nome italiano: Ashwagandha
Família
Solanáceas
Constituintes
– Vitanolídeos
– Taninos
– Flavonoides
– Trietilenoglicol (TEG) – de acordo com um estudo japonês publicado na PLoS ONE em 2017 realizado pela Universidade de Tsukuba em camundongos, o TEG seria responsável pelo efeito sonífero da ashwagandha.
Partes utilizadas
Raízes, folhas (o trietilenoglicol encontrado nas folhas seria responsável pelo efeito sonífero), frutas (parecem ser pouco utilizadas fitoterapia).
Efeitos
– Ansiolítico, tônico, adaptógeno, antiinflamatório, imunoestimulante, sedativo
Indicações
– Distúrbios do sono (por ex.: insônia), estresse, ansiedade, cansaço, fibromialgia, artrite e outras doenças reumáticas de tipo inflamatório.
Efeitos secundários
Distúrbios gastrointestinais, em alta dosagem efeito hipnótico, como o indica o Prof. Hostettmann em seu livro lançado em 2014, “Les plantes pour prévenir et soigner les affections du système nerveux central” [As plantas para prevenir e curar as afecções do sistema nervoso central], pela editora Favre. O professor destaca igualmente que em caso de tratamento à base de cápsulas, recomenda-se efetuar um mês de tratamento, uma semana de pausa e, em seguida, outro mês de tratamento.
Contra-indicações
Hipertireoidismo, gravidez
Interações
Nenhuma conhecida
Preparações
– Infusão à base de raízes
– Cozimento à base de raízes
– Cápsula (ler em efeitos secundários para obter mais informações sobre a posologia)
– Comprimidos
– Extrato etanólico das raízes (ler em efeitos secundários para obter mais informações sobre a posologia)
– Misturar a raiz de ashwagandha com leite quente (ver em Observações abaixo)
Onde cresce a ashwagandha?
A ashwagandha é uma planta de origem indiana. Ela é utilizada há mais de 4.000 anos na medicina ayurvédica.
Para sermos mais precisos, a ashwagandha é originária das regiões secas da Índia, do Norte da África e do Oriente Médio. Esta planta pode igualmente se desenvolver no Sul da Europa.
Quando colher a ashwagandha?
Colhem-se as raízes de ashwagandha no primeiro ano subsequente ao plantio. Para o seu uso em fitoterapia, as raízes são em seguida cortadas em pequenos pedaços.
Observações
-Em seu livro lançado em 2014, “Les plantes pour prévenir et soigner les affections du système nerveux central” [As plantas para prevenir e curar as afecções do sistema nervoso central], editora Favre, o Prof. Hostettmann, especialista suíço dedicado ao estudo medicinal das plantas, destaca que a ashwagandha é uma das plantas mais importantes para se combater o estresse.
– A ashwagandha é frequentemente indicada em casos de doenças crônicas, tais como o cansaço ou a ansiedade.
– Tal como o ginseng, a ashwagandha apresenta efeito adaptógeno, ou seja, estas plantas têm a capacidade de se adaptarem a diferentes situações, tais como o estresse, além de fortalecerem o sistema imunológico.
– No passado, a ashwagandha foi principalmente misturada com água e utilizada contra o stress. Hoje, a ashwagandha é muitas vezes misturada com leite quente para favorecer o sono.
Ler igualmente sobre outras plantas medicinais para o combate contra o estresse: a raiz de ouro, o ginseng e o ginseng siberiano.
Ver uma planta contra a ansiedade: a kava.