O protetor solar, ou filtro solar, é uma das formas mais confortáveis e recomendadas de se proteger da radiação ultravioleta (UV) do sol. As radiações UVA e UVB estão associadas a danos celulares que contribuem para o fotoenvelhecimento e o desenvolvimento de câncer de pele, respectivamente. Segundo a American Academy of Dermatology Association 1 em cada 5 estadunidenses irá desenvolver câncer de pele em algum momento da vida 1.
Pensando na saúde e na estética, ter sempre um bom protetor solar à disposição é essencial. No entanto, diante da variedade de produtos no mercado, surge a dúvida: como escolher o mais adequado?
Para te ajudar nessa escolha, entrevistamos a dermatologista Dra. Leticia Freire Rautha, especialista em cosmiatria e práticas integrativas pelo Hospital Albert Einstein e sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela compartilhou 3 recomendações cruciais sobre protetor solar, para você não se enganar na hora de se proteger.
Como escolher um protetor solar
A escolha do protetor solar mais adequado irá depender do seu tipo de pele, da atividade que você irá fazer e do ambiente (interno ou externo), mas existem algumas recomendações básicas que você pode seguir.
1- Escolha um protetor solar com FPS de pelo menos 30 e de amplo espectro (UVA e UVB)
Segundo a Dra. Leticia Rautha é necessário que o FPS (fator de proteção solar) seja de pelo menos 30 para que haja proteção em relação ao câncer de pele e para se proteger por completo, é necessário que o protetor tenha proteção UVA e UVB, que também pode estar descrito na embalagem como “amplo espectro”.
Caso você tenha pele muito clara ou sensível, escolha um protetor solar com FPS acima de 50.
O que condiz com as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia2 e da American Academy of Dermatology Association3.
2- Prefira os protetores solares físicos (minerais)!
Existem dois tipos de protetores solares: químicos e físicos. Protetores químicos contêm substâncias potencialmente tóxicas, enquanto os físicos, à base de minerais como óxido de titânio, óxido de zinco ou óxido de ferro, são mais seguros para a saúde e o meio ambiente.
Um estudo realizado com 48 indivíduos que utilizaram por 4 dias protetores solares com 6 substâncias químicas (avobenzona, oxibenzona, octocrileno, homosalato, octisalato e octinoxato) demonstrou que todas essas substâncias foram absorvidas sistemicamente pelo corpo levando a uma concentração sanguínea superior à considerada segura pelo FDA (Food and Drug Administration – agência reguladora estadunidense)4.
A Dra. Leticia Rautha explica que os as substâncias potencialmente tóxicas dos protetores solares químicos podem levar a fotoalergias e a disrupção endócrina que podem afetar a saúde humana e de várias espécies aquáticas, causando diminuição da fertilidade, diminuição de diversidade de espécies aquáticas e branqueamento dos corais
Os protetores solares físicos, que são a base de minerais como óxido de titânio, óxido de zinco ou óxido de ferro, são uma ótima opção para quem quer se proteger do sol e manter sua saúde e a do meio ambiente. Eles têm a desvantagem de deixar uma camada mais grossa na pele, que muitas vezes é esbranquiçada, mas já existem opções pigmentadas no mercado para cada tom de pele. Além disso, os protetores minerais também são recomendados para proteger peles manchadas, salienta a Dra. Rautha.
3- Caso tenha uma pele sensível ou oleosa escolha utilize um protetor solar específico para rosto.
Os protetores solares para o rosto geralmente têm opções com um controle de oleosidade. Eles também podem conter chá verde, vitamina C ou outros antioxidantes que auxiliam no tratamento de pele. Então, se você tem uma pele oleosa ou sensível, vale a pena investir em um bom protetor solar para rosto.
Como aplicar o protetor solar
Não adianta escolher um bom protetor solar se não soubermos aplicá-lo corretamente, separamos as principais recomendações para a aplicação do protetor solar:
1 – Utilize protetor solar todos os dias.
2 – Prefira aplicar o protetor solar 15 a 20 min antes da exposição solar.
3 – Reaplique o protetor solar de 2 em 2 horas e toda vez que sair da água ou suar muito.
4 – Aplique o protetor solar em toda a pele que não estiver coberta por roupa.
Lembre-se que o protetor solar é uma das medidas de proteção contra os raios solares, mas que a proteção física com roupas fotoprotetoras, bonés, chapéus e óculos escuro também são ótimos aliados para uma boa proteção solar.
Redação
Adriana Sumi (farmacêutica)
Bibliografia e referências científicas:
- American Academy of Dermatology Association, HOW TO SELECT A SUNSCREEN, página acessada pelo Criasaude em janeiro de 2024
- Sociedade Brasileira de Dermatologia, Cuidados diários com a pele, link acessado pelo Criasaude em janeiro de 2024
- American Academy of Dermatology Association, HOW TO SELECT A SUNSCREEN, página acessada pelo Criasaude em janeiro de 2024
- Matta MK, Florian J, Zusterzeel R, et al. Effect of Sunscreen Application on Plasma Concentration of Sunscreen Active Ingredients: A Randomized Clinical Trial. JAMA. 2020;323(3):256–267. doi:10.1001/jama.2019.20747