Orégano
Resumo
Planta medicinal cujos principais efeitos são digestivo e expectorante, indicado para distúrbios digestivos e bronquite.
Nomes
Nome: orégano
Nome binomial: Origanum vulgare L.
Nome francês: origon, origon commun, marjolaine sauvage, marjolaine bâtarde
Nome inglês: oregano
Nome alemão: oregano
Nome italiano: origano
Nome espanhol: orégano
Observação: a espécie de orégano Origanum dictamnus, também da família das labiadas, cresce de forma selvagem apenas em Creta. Essa última espécie é um arbusto. É possível preparar chás ou infusões com as suas folhas, a indicação é principalmente para distúrbios gastrointestinais.
Família
Lamiaceae
Constituintes
Óleos essenciais (thymol), taninos e flavonoides.
Efeitos
Antisséptico, digestivo, expectorante, antioxidante, anti-inflamatório.
Indicações
– Problemas digestivos (dispépsia)
– Resfriados, bronquite, tosse (especialmente as flores)
– Fadiga (graças ao seu efeito anti-inflamatório, o orégano ajuda a combater a fadiga causada pela inflamação).
– Reumatismo
Efeitos secundários
Possível alergia após exposição solar.
Contra-indicações
Nenhuma conhecida.
Interações
Nenhuma conhecida.
Preparações
– Infusão (em geral a base de flores de orégano)
– Óleo essencial (por exemplo, contra bronquite, você pode colocar 1-2 gotas em uma colher de sopa de mel e adicionar água quente como um chá, ou ainda utilizar em inalação)
– Cataplasma
Onde cresce o orégano?
O orégano é nativo da Europa e continua a crescer nesta região. Atualmente, a planta também cresce em muitas outras partes do mundo (Ásia, Américas, África).
Essa planta se desenvolve em lugares com alta exposição solar e em solo bem drenado. O orégano atinge uma altura entre 20 e 60 cm. É uma planta perene, isto é, pode viver vários anos.
Quando colher o orégano?
As flores, caules e folhas de orégano são colhidas principalmente em julho, por vezes até setembro na Europa, especialmente as flores.
Observações interessantes
– O óleo essencial de orégano é muito interessante para tratar resfriados, bronquite, (ver em Preparações) ou gripe, mas também contra problemas digestivos. Procure o conselho de um especialista em óleos essenciais para obter mais informações.
– O orégano é muitas vezes confundido com manjerona, por possuírem mais ou menos as mesmas propriedades medicinais e culinárias.
– O orégano é utilizado, especialmente as folhas, em algumas cozinhas do Mediterrâneo (pizzas italianas e em Portugal) para temperar diversos pratos.
– O terme Origanum do nome científico Origanum vulgare provém do grego antigo “oros” que significa montanha e “ganos” que significa alegria.
– O orégano pertence às Ervas Provençais, tais como notadamente o alecrim, o tomilho, a lavanda, a sálvia, o funcho ou erva-doce, etc. Essas plantas crescem em condições secas e quentes durante a “belle saison”, tal qual no Sul da França.
Atualização:
Este artigo foi modificado em 20.03.2019
Fotos:
Fotolia.com
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)