Na escola, no trabalho, no dia-a-dia, manter uma boa memória é fundamental para nossas atividades. E quem não quer ter uma memória que se lembre das coisas importantes rapidamente? Diversas técnicas e abordagens existem atualmente para fazer com que nosso cérebro trabalhe mais rapidamente e de maneira mais eficaz. Veja algumas dicas que vão te ajudar a aprender as coisas de maneira mais eficiente e lembrá-las mais prontamente.
1. Alimente-se adequadamente. Assim como os outros órgãos no nosso corpo, o cérebro precisa de quantidades adequadas de nutrientes para suas funções. Dê preferências a alimentos ricos em vitaminas e minerais, como alface, ovos, peixes (ricos em ômega-3), frutas vermelhas, laranja (rica em vitamina C), grãos (vitaminas do complexo B, como B12). Ginseng e gingko biloba também melhoram capacidades de concentração e memorização.
2. Exercite seu cérebro. Jogos como sudoku, caça-palavras, jogo da memória, quebra-cabeças, jogos de perguntas e respostas etc funcionam como uma “malhação” para o cérebro. Esses treinos reforçam a capacidade de memorização e reter novos conceitos.
3. Durma adequadamente. Durante o sono, o cérebro reorganiza tudo o que aprendeu e viu durante o dia. Se o sono é insuficiente, essa organização fica prejudicada. Isso vale também para os pequenos cochilos durante o dia: eles são poderosos para fazer o cérebro descansar e assimilar os fatos.
4. Tente variar as atividades enquanto estuda ou aprende algo novo. Isso significa fazer pequenas pausas e mudar para atividades mais “leves”. Isso força o cérebro a se manter ligado no que você estudava anteriormente. Ao retornar para os estudos, o cérebro tenta se lembrar de tudo o que já foi estudado até então.
5. Tente associar o que você está aprendendo com objetos e situações comuns do seu dia-a-dia. Isso significa criar um “mapa mental” de objetos que possam te ajudar a lembrar de fatos ou coisas importantes. Muitas pessoas usam de pequenos lembretes colados em paredes para ajudar nessa tarefa. Com o tempo, seu cérebro estará acostumado e você conseguirá lembrar-se das coisas mais naturalmente.
6. Pratique atividades físicas. Os esportes, além de ajudarem a desestressar, removem toxinas e radicais livres que lesionam as células cerebrais. Lembre-se de beber muito líquido durante as atividades físicas, pois 70% da composição dos neurônios é água.
7. Crie imagens no seu cérebro das atividades que você vai fazer. Muitos pesquisadores sugerem “exagerar” nesse aspecto. Se você acha que vai esquecer-se de uma atividade, como ir ao correio, crie uma imagem exagerada desse evento como uma carta gigante sendo depositada em uma urna absurdamente grande. Isso faz com que o cérebro entenda o quão importante é o que você irá fazer.
8. Use técnicas de repetição. Embora muitas vezes cansativo esse é um dos melhores exercícios para reforçar fatos importantes na memória. Repita nomes, números, verbos, eventos diversas vezes de várias maneiras diferentes ao longo do dia.
9. Evite o uso de remédios “milagrosos” para a memória. Eles não funcionam e ainda podem prejudicar seu raciocínio. Da mesma forma, evite o fumo, drogas e o álcool: eles podem prejudicar sua memória de maneira irreversível.
10. Procure relaxar e meditar. Além de melhorar a percepção e observação, a meditação relaxa e acalma o cérebro.
Certamente a memória é um dos bens mais preciosos para o ser humano. Cuidar dela e exercitá-la garantem muitos benefícios a curto e longo prazo.