Saponária
Resumo
Planta medicinal que pode ser usado para uso interno contra reumatismo ou gota e uso externo contra diversas doenças da pele. É geralmente é encontrado na forma de decocção (uso interno ou externo).
Nomes
Nome em português: saponária, erva-saboeira, saboeira, saboneira
Nome binomial: Saponaria officinalis L.
Nome francês: saponaire, savonnaire, savonnière, herbe à savon
Nome inglês: Common Soapwort
Nome alemão: Saponaria officinalis
Nome italiano: Saponaria officinalis
Nome espanhol: Saponaria officinalis
Família
Caryophyllaceae.
Constituintes
Saponinas (gypsogénine, encontrada principalmente nas raízes) e resinas.
Partes utilizadas
Planta inteira: folhas, raízes, rizomas e topos floridos.
Efeitos
Diurético, depurativo, tônico, anti-helmíntico, colerético (aumenta a secreção biliar).
Efeitos secundários
Os efeitos colaterais do uso interno pode levar a tremores ou boca seca (especialmente se você deixar marinar por muito tempo como decocção).
Contra-indicações
Nenhuma conhecida (em nossa opinião).
Interações
Nenhuma conhecida (em nossa opinião).
Preparações
Onde cresce a saponária?
Cresce principalmente na Europa, Ásia e América do Norte. A saponária parece preferir lugares úmidos. A saponária cresce principalmente na Europa, na Ásia e na América do Norte. A saponária prefere lugares húmidos e cresce especialmente à beira de córregos.
Quando colher a saponária?
As flores da saponária aparecem geralmente entre julho e setembro na Europa. A saponária pode atingir uma altura entre 30 e 80cm. É uma planta perene, ou seja, pode viver vários anos.
Observações
Esta planta tem sido utilizada desde o passado, não só para os seus efeitos terapêuticos, mas também como sabão doméstico.
O efeito da Saponária terapêutico ou como sabão é devido a uma substância chamada saponina, que tem as mesmas propriedades que o sabão e permitir a formação de espuma (unir substâncias lipofílicas e hidrófilicas para remover manchas de uma roupa, por exemplo).
Para este efeito, é suficiente colocar de 60 a 100 gramas de rizomas ou flores da saponária por litro de água e ferver as roupas ou lençóis [fonte: wikipedia.org].
Nós usamos ainda hoje às vezes para lavar roupas muito delicadas (detergente suave).
No passado, eles usavam também a saponária como “cosmético” para lavar os cabelos.
Na presença de água, a planta tende a espumar ligeiramente devido à saponina. É por isso que no passado a saponária era utilizada na forma de rizoma para lavar a roupa. Estima-se que o rizoma da saponária pode conter até 8% de saponina.