Cereja
Resumo
Planta medicinal com propriedades antiinflamatórias pelos seus frutos e diurética pelos seus pedúnculos, usado principalmente nos casos de gota (fruta) e cistite (pedúnculo). É muitas vezes apresentada como a própria fruta, suco, xarope e chá ou decocção (pedúnculo).
Nomes
Nome em português: cereja, cerejeira (nome da árvore)
Nome binomial: Prunus avium (Prunus cerasus)
Nome francês: Cerise, cerisier (nome da árvore)
Nome inglês: cherry
Nome alemão: Kirche
Nome italiano: ciliegia
Nome espanhol: Cereza
Família
Rosaceae
Constituintes
Taninos (pedúnculo), fenóis, antocianosídeos (fruta), betacaroteno e vitaminas (fruta).
Partes utilizadas
Fruta (a cereja), pedúnculos (caule da cereja).
Efeitos
Diurético, laxativo, antiinflamatório.
Efeitos secundários
A cereja pode causar diarréia devido ao efeito laxante em altas doses. Por favor, leia a bula e consulte um especialista.
Contra-indicações
Nenhuma conhecida (em nossa opinião). Por favor, leia a bula e consulte um especialista.
Interações
Nenhuma conhecida (em nossa opinião). Por favor, leia a bula e consulte um especialista.
Preparações
– Fruta (como fruta para comer)
– Xarope
– Suco (ler observações)
– Decocção ou chá do caule da cereja
Onde cresce a cereja?
A cereja cresce em muitas regiões temperadas como a Europa, as Américas (do Norte e do Sul, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Chile) ou na Ásia.
Quando colher?
A colheita das frutas e caules da cereja é feita no final da primavera, no hemisfério norte em maio e junho. No entanto, de acordo com as variedades de colheita de cereja pode estender até meados de agosto.
Observações interessantes
– De acordo com um estudo britânico publicado no início de 2012, beber 30 ml de suco de cereja concentrado antes de dormir, da variedade de cereja Montmorency, aumenta a duração (15-25 minutos) e qualidade do sono (de acordo com o estudo 5 6%). O efeito positivo sobre o sono vem de um aumento de 15% na concentração de melatonina (um hormônio importante na regulação do sono).
– A cereja sob a forma de fruto, vem sendo utilizada há muito tempo para tratar a gota como um método complementar. As cerejas são ricas em antocianosideos, que são responsáveis pelo efeito benéfico sobre a gota.
– Consumir de 10 a 12 cerejas por dia durante 2 dias ou mais pode reduzir em 35% o risco de gota, de acordo com um estudo publicado no final de 2012. O consumo do alopurinol e de cerejas pode, até mesmo, diminuir o risco de gota em 75%, em comparação com aqueles que não consomem alopurinol ou cereja.
– As hastes ou pedúnculo da cereja (não a fruta) também são utilizados há muito tempo, sob a forma de infusão ou decocção, para tratar infecções do trato urinário e cistite.
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Fotos:
Adobe Stock/Fotolia, Criasaude.com.br
Última atualização:
25.05.2020