Papoila
Resumo
Planta medicinal com um efeito calmante, indicada em casos de tosse ou distúrbios do sono em crianças. Encontrada muitas vezes em forma de chá ou xarope (contra a tosse).
Nomes
Nome: papoila, papoila-vermelha, papoila-vulgar, papoila-brava, papoula, dormideira
Nome binomial: Papaver rhoeas L.
Nome francês: coquelicot, pavot rouge
Nome inglês: Corn Poppy
Nome alemão: Klatschmohn
Nome italiano: papavero comune
Nome espanhol: amapola silvestre
Família
Papaveraceae
Constituintes
Taninos, mucilagens, alcaloídes (roenadina), alcalóides (mas em concentração muito baixa, especialmente na flor)
Partes utilizadas
Flores (pétalas)
Efeitos
Calmante, sedativo, antitussígeno, emoliente.
Indicações
Uso interno:
– Tosse, bronquite, particularmente em crianças em caso de distúrbios do sono ou insônia (também em caso de crise de tosse), rouquidão
Uso externo:
– Panarício, abcesso, dor nos olhos.
Efeitos secundários
Nenhum conhecido.
Contra-indicações
Algumas fontes relatam que a papoula é contraindicada para mulheres grávidas, que amamentam e crianças menores de 10 anos. Pergunte a um especialista para obter mais informações sobre as contraindicações.
Interações
Nenhuma conhecida.
Preparações
– Chá
– Xarope
– Cataplasma
– Pomada de papoila
Onde cresce a papoila?
A papoila cresce na Europa, no Oriente Médio (onde se originou) e em várias outras partes do mundo. A papoila atinge uma altura entre 30 e 90cm. É uma planta anual (vive apenas uma estação). Em algumas partes do mundo, com o uso de pesticidas, a papoila está se tornando mais rara. Pode ser encontrada especialmente nas bordas dos campos de cereais.
Quando colher?
A colheita das flores de papoila normalmente na primavera. Mas em algumas partes da Europa, as flores podem ser colhidas até outubro.
Observações interessantes
– Final de maio e início de junho, os campos em muitas partes da França estão cheios de belas flores de papoila vermelha. É uma planta anual que cresce facilmente na natureza.
– No nível científico, a eficácia da papoila para aliviar ou lutar contra a tosse está em questão. É considerado mais um uso da medicina popular (hábitos do passado), em vez de uma planta validada por estudos científicos.
– As flores de papoila às vezes são usadas para colorir chás. As folhas de papoila também podem ser usadas em saladas para colorir.
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Atualização:
29.06.2020
Fotos:
Fotolia.com/Adobe Stock – Pharmanetis Sàrl (Creapharma.ch)