Publicidade

Home » Medicamentos » Teste de gravidez

Teste de gravidez

O que é um teste de gravidez?

Um teste de gravidez, como o seu nome indica, é um teste que uma mulher pode fazer ela mesma, em casa, para saber se está grávida ou não.

Publicidade

Como funciona o teste de gravidez?

O que é um teste de gravidezO teste de gravidez detecta um hormônio chamado HCG (gonadotropina coriônica humana, em Inglês) contida na urina de mulheres. O hormônio HCG é encontrado em concentrações elevadas no sangue e na urina (principalmente pela manhã) da mulher quando ela está grávida. O HCG é secretado pela placenta (após a implantação do óvulo após a fertilização), quando uma mulher fica grávida.
Em mulheres não grávidas (e saudáveis) os níveis de HCG são muito baixos, inferiores a 5 UI por litro de urina.

Aproximadamente uma semana após a fertilização, a secreção de HCG começa durante a gestação. Na décima semana de gravidez, a taxa de HCG varia entre 100.000 e 200.000 UI/L. Em seguida, há uma queda e a taxa é mantida até o final da gravidez, entre 10.000 e 20.000 UI/L. Durante os dias da menstruação, se a mulher estiver grávida, a taxa de HCG varia entre 50 e 100 UI/L.

Como fazer o teste de gravidez?

A maioria dos testes de gravidez detecta o hormônio na urina (ver abaixo). Deve-se então colocar algumas gotas de urina diretamente sobre o teste de gravidez (no local adequado do teste). Leia sempre a bula do teste de gravidez para mais informações sobre a sua utilização.

Quando fazer um teste de gravidez?

Você pode utilizar o teste de gravidez desde o primeiro dia em que não tiver sua menstruação habitual. Ressaltamos que é preferível esperar ainda alguns dias após o primeiro dia da ausência da menstruação, pois isso aumenta a exatidão do teste de gravidez.

Como a concentração do hormônio hCG é mais elevada na urina da manhã (primeira urina do dia), é preferível fazer o teste de manhã cedo.

Todas as mulheres são iguais perante o resultado do teste de gravidez?

Não, a exatidão do teste de gravidez varia de uma mulher para outra. Isso ocorre porque os ciclos menstruais e de ovulação mudam todo mês. Além disso, o dia exato da implantação do óvulo fertilizado nem sempre é conhecido (importante, pois é nesse momento que inicia a secreção significativa de hCG).

O que fazer se o teste é positivo?

– Na maioria das vezes, um teste positivo significa que você está grávida. Nesse caso, você precisa consultar o seu médico. Isso irá confirmar o teste (através de outro teste de gravidez ou um exame de sangue) e, se for positivo, isto quer dizer que você está realmente grávida. O médico irá explicar tudo para que sua gravidez ocorra bem (boa alimentação, ingestão de ácido fólico, evitar o álcool, evitar fumar, etc).

– No entanto, um teste positivo pode significar em alguns casos raros que você não está grávida. Isto é chamado de falso positivo e significa que algum viés influenciou negativamente o teste. Este é, por exemplo, o caso de haver sabão no recipiente de coleta da urina antes de fazer o teste.

Um teste falso positivo também pode significar que você interpretou mal o teste, que o teste foi exposto a uma temperatura muito alta, ou que você tem excesso de HCG na urina por uma razão que não seja gravidez (por exemplo, no caso de tomada de HCG para em caso de infertilidade, uso de certas drogas (neurolépticos, como a clorpromazina), aborto precoce, interrupção da implantação, etc).

Portanto, um teste positivo em casa (obtido através de um teste de gravidez de farmácias) muitas vezes tem de ser reconfirmado com o seu médico (por outro teste de gravidez ou um exame de sangue).

O que fazer se o testo é negativo?

 Um teste negativo, na maioria das vezes significa que a pessoa não está grávida. O fato de não ter tido a menstruação habitual (em geral o que leva a fazer o teste) pode estar ligado a uma outra causa além da gravidez ou simples atraso na menstruação (consulte um médico em caso de atraso não explicado e sem gravidez).

No entanto, um teste negativo pode igualmente significar em alguns casos que a pessoa está grávida sim. Falamos então de falso negativo. Isso significa que determinados viés influenciaram negativamente o teste. Isso pode ocorrer se o teste for feito muito prematuramente (logo no início da ausência da menstruação habitual, por isso, há necessidade de esperar); ou se a pessoa utilizou o teste em outro período e não no da manhã (onde a urina é mais concentrada); ou se a pessoa bebeu muito (mesmo se ela fizer o teste pela manhã), pois a concentração de hCG (o que detecta o teste) pode ser muito baixa, devido à alta diluição da urina. É por isso que se a pessoa não tiver tido menstruado mesmo após uma semana de ter feito o teste, é preferível refazê-lo (por isso é melhor comprar diretamente dois testes de gravidez), já que é possível que o primeiro não detecte se a mulher está grávida.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 31.03.2017

Publicidade