Publicidade

Pernas pesadas

Definição

Em geral (exceto em casos específicos), o problema das pernas pesadas e doloridas é causado por distúrbios venosos. Falamos também em insuficiência venosa no sentido amplo.
De fato, as veias são responsáveis por levar o sangue da periferia (pernas, mãos) ao coração e às vezes o sistema torna-se menos performático, pois a parede vascular muscular se dilata e impede o reenvio suficiente para o coração.

Publicidade

Ocorre então uma estagnação do sangue nas pernas e isso leva a um edema que se traduz por  dor, pernas pesadas e sensação de ardência.

Trata-se de uma doença feminina, pois a circulação venosa é freqüentemente ligada ao sistema hormonal. Nas mulheres jovens, em seqüência ao ciclo menstrual, pernas dolorosas são bastante freqüentes.

Observação interessante:  As pernas pesadas mal tratadas podem levar à complicações como insuficiência venosa e complicações estéticas como varizes, sendo assim, consulte o seu especialista rapidamente para efetuar o tratamento mais apropriado.

Causas

As pernas pesadas podem ser causadas por:

–  fatores hereditários (genética)

–  calor (principalmente no verão), na verdade a temperatura favorece a dilatação das veias e o sangue tem tendência em estagnar nas pernas, o que favorece o desenvolvimento das pernas pesadas.

– permanecer muito tempo em pé (como ocorre, por exemplo, com vendedores) ou sentado (viagem longa de carro ou avião)

– o sexo da pessoa  (sabemos que as mulheres estão mais sujeitas ao problema das pernas pesadas).

– o excesso de peso (pois há mais tecido gorduroso, e portanto um maior trabalho de irrigação do tecido venoso)

– a idade (as pessoas idosas são mais afetadas por esta doença)

– a gravidez (gravidez e pernas pesadas)

– problemas hormonais

Sintomas

Em geral sentimos as pernas pesadas, ardência (formigamento), cãimbra e dores nas pernas.

Observamos também um inchaço (característica do edema) na região da perna,  além de varizes. Muito freqüentemente também pode ocorrer dificuldade para calçar os sapatos.

O inchaço, um sinal típico de pernas pesadas, pode ocorrer em todas as partes da perna, incluindo os pés, tornozelos ou coxas.

Atenção, em alguns casos o inchaço no nível da perna pode ser um sinal de uma doença grave, tal como um coágulo sanguíneo ou de uma doença cardíaca.

Tratamentos

Os medicamentos contra as pernas pesadas são chamados de flebotônicos, os médicos e farmacêuticos utilizam  freqüentemente géis (muito prático também graças ao efeito refrescante do gel) ou comprimidos:

Em gel para tratar as pernas pesadas

– gel à base de heparina (quase sempre sob prescrição médica, sobretudo utilizada para problemas de circulação, peça conselhos ao seu médico).

– gel à base de escina assim como plantas medicinais, quase sempre associadas a um efeito refrescante devido à forma galênica do gel.

Em comprimido ou cápsula para tratar as pernas pesadas

– comprimido ou cápsula denominados venotônicos: em geral, à base de flavonóides provenientes de plantas ou sintetizados quimicamente.

– comprimidos ou cápsula à base de plantas: videira vermelha, groselha, castanha-da-índia.

Meia de contenção de varizes

–  Aconselhe-se na sua farmácia ou com o seu médico.

Fitoterapia

As plantas medicinais seguintes demonstraram eficácia contra as pernas pesadas:

Para mais informações sobre a medicina das plantas, que com freqüência é utilizada como complemento a outros tratamento, peça conselhos ao seu médico ou farmacêutico.

– A videira vermelha (em cápsulas, gel, infusão ou creme)

– A gilbarbeira (em cápsulas)

– A castanha-dá-Índia (em cápsulas, decocção, gel ou creme)

– O mirtilo (em cápsulas)

– O hamamelis (em cápsulas ou infusão)

– O trevo cheiroso (em cápsulas ou infusão)

– As folhas de groselha (em cápsula)

Dicas

Quando o seu problema de pernas pesadas for diagnosticado, você pode:

– Aplicar algo frio (por exemplo, água fria) e algo quente, essas variações de calor favorecem a circulação sangüínea.

– Fazer massagens de baixo para cima: isso ajuda a fazer o sangue subir.

– Não comer muito sal

– Quando for dormir, você pode colocar as pernas em uma posição mais alta.

– Consulte também os tratamentos clássicos e os tratamentos à base de plantas para curar as pernas pesadas.

– Levantar as pernas a um nível mais elevado do que o seu coração, deite-se e mantenha as pernas elevadas por 15 a 20 min. Repita este exercício várias vezes ao dia com intervalos de algumas horas.

– Se você estiver sentado por muito tempo (ex. viagens de avião), tente levantar-se de vez em quando para uma caminhada e para esticar as pernas.

Prevenção

Para evitar ter as pernas pesadas, você pode:

– Praticar exercícios regularmente (caminhada, esporte), pois a atividade física continua sendo um dos melhores “remédios” para prevenir e curar as pernas pesadas. O exercício favorece a circulação venosa na região das pernas. Dê preferência a exercícios que priorizam a musculatura das pernas (caminhada, fitness que trabalha a parte de baixo do corpo,…).

– Perder peso.

– Evitar ficar muito tempo em pé ou deitado.

– Beber bastante líquido (1,5L de água por dia) e regularmente, pois ingerir líquidos permite melhorar a circulação do sangue e portanto, limitar o problema das pernas pesadas.

– Evitar o cigarro (fumar aumenta sobretudo o risco de complicações, em particular as venosas)

– Evitar ficar exposto ao calor por muito tempo, pois sabemos que temperaturas altas favorecem a ocorrência de pernas pesadas

– Utilizar eventualmente meias contra varizes. Peça conselhos ao seu farmacêutico. Em geral, essa meia deve ser utilizada pela manhã.

– Ingerir alimentos saudáveis à base de vitamina como por exemplo, gérmen de trigo.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 05.10.2017

Publicidade