Hera-terrestre
Resumo
Planta medicinal utilizada em caso de tosse produtiva ou bronquite, pode ser encontrada em forma de medicamento pronto para o uso.
Nomes
Nome em português: hera-terrestre, hera
Nome latim: Hedera helix L.
Nome francês: Lierre
Nome inglês: Ivy
Nome alemão: Efeu
Nome italiano: edera
Família
Araliacae
Constituintes
Triterpeno saponinas, flavonóides, cumarinas, óleo essencial.
Partes utilizadas
Folhas
Efeitos
Expectorante, fluidificante, espasmolítico.
Efeitos secundários
Desconhecemos
Contra-indicações
Desconhecemos
Interações
Desconhecemos
Preparações à base de hera-terrestre
– Comprimidos
– Xarope
– Gotas
Onde cresce a hera-terrestre?
A hera pode ser encontrada na Europa e na Ásia, em particular. A hera atinge uma altura entre 50 cm e 2 m, é um arbusto. A floração (pequenas flores esverdeadas) ocorre na Europa de setembro a novembro. A hera pode viver mais de 400 anos.
Observações
Planta utilizada para tratar a tosse produtiva após ou durante um resfriado. Alternativa natural interessante pois esta planta amolece as secreções deixando-as mais liquidas, e acalma as cólicas devido ao seu efeito espasmolítico. Em uma análise de 77 plantas medicinais, a revista francesa Science & Vie estimou em uma edição especial de julho de 2020 que a hera-terrestre tinha eficácia comprovada no alívio da tosse produtiva. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) reconhece a hera-terrestre como “uso médico bem estabelecido” como expectorante. A hera-terrestre também pode agir com eficácia contra bronquite aguda e asma brônquica. Como expectorante, a hera-terrestre é, portanto, uma alternativa eficaz à acetilcisteína.
Utilize somente a hera-terrestre em preparações prontas, nunca faça o seu próprio remédio pois existe um sério risco de toxicidade.
Fontes & Referências:
Literatura sobre plantas medicinais, Science & Vie.
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Fotos:
Adobe Stock/Fotolia, Criasaude.com.br
Atualização:
Este artigo foi modificado em 15.12.2020