Cacau
Resumo
Planta (medicinal) com um efeito estimulante sobre o sistema nervoso, utilizado para tratar uma depressão ou depressão leve, mas também utilizado na prevenção de doenças cardiovasculares, se apresenta na forma de alimento (chocolate), bem como de cápsula.
Nomes
Nome em português: Cacau
Nome binomial: Theobroma cacao L.
Nome francês: Cacao, Cacaoyer
Nome inglês: cacoa, cacoa tree
Nome alemão: Kakao (Kakaofrüchte)
Nome italiano: cacao
Família
Malvaceae
Constituintes
Xantinas (por ex. teobromina), feniletilamina (responsável pelo efeito anti-depressivo), flavonóides, endorfinas, polifenóis
Partes utilizadas
Grãos
A manteiga de cacau, especialmente rica em ácido oleico, é utilizada principalmente em cosméticos e dermatologia.
Efeitos do cacau
Ação sobre o sistema nervoso (leve anti-depressivo), antioxidante, emagrecedor, diurético.
Indicações
– Consumido em forma de chocolate, ele pode ter um efeito contra a depressão leve e uma ação positiva sobre o sistema cardiovascular (graças ao efeito antioxidante.
– Em cápsula, ele pode ter um efeito positivo contra o excesso de peso e gordura. Atenção, na forma de chocolate (alimento) é completamente o oposto do que parece, especialmente se você consumir mais que duas barrinhas por dia.
– Outro estudo britânico realizado com 114 mil pessoas, publicado em Agosto de 2011, mostrou que pessoas que consomem duas barrinhas de chocolate (de preferência preto) por dia, tinham um risco 37% menor de sofrer de doenças cardiovasculares (por exemplo, infarto do coração), 29% menor de sofrer de AVC e 31% menor de sofrer de diabetes.
Efeitos secundários
Enxaqueca, distúrbios gastrointestinais, ganho de peso (no caso de consumo excessivo de chocolate).
Preparações à base de cacau
– Em forma de alimento: chocolate
– Infusão de cacau
– Cápsula de cacau
– Em forma de mateiga de cacau (contra o ressecamento labial)
Onde cresce o cacaueiro?
O cacaueiro, a árvore do cacau, mede cerca de 15 metros de altura. Ele precisa de chuva abundante e de solos férteis para prosperar. O cacaueiro é originário das regiões tropicais das Américas. Esta árvore agora cresce em outras regiões tropicais além do continente americano, como a África ou Ásia.
Os espanhóis importaram o cacau da América Central para a Europa no início de 1500.
Observações
– O cacau está na origem do chocolate, um alimento bastante consumido em todo o mundo, principalmente no ocidente. A origem do cacau vem dos Maias, para os quais este era considerado o “alimento dos Deuses”. Do ponto de vista médico e nutritivo, estudos comprovaram o efeito benéfico do cacau (do chocolate meio amargo, de preferência) para tratar uma depressão passageira ou melhorar o sistema cardio-vascular. A concentração de cacau é superior no chocolate meio amargo, portanto, se você quiser ter os efeitos benéficos do cacau, dê preferência a este tipo de chocolate.
Aproximadamente no ano 600, os Maias foram os primeiros a cultivarem o cacau. Porém algumas fontes acreditam que na realidade foram os Olmecas, que vivem na região atualmente chamada de México, os primeiros a cultivar o cacau já antes da era cristã (1500-400 a.C.).
– O cacau e o chocolate fizeram a fortuna no século 19, tanto na Europa como nos Estados Unidos, de muitos empresários como Hershey, Lindt ou Cailler Cadbury. Todas essas marcas são ainda conhecidas no século 21, algumas marcas como a Cailler foram reposicionadas, neste caso pela multinacional suíça Nestlé.
Em 1875, uma empresa suíça introduziu no mercado o primeiro chocolate ao leite.
– Consumida na forma de pó de cacau este alimento é muito amargo e em geral pouco apreciado pela população. Por esse motivo os artesãos e industriais de chocolate adicionaram açúcar e leite ao cacau para melhorar muito o seu sabor.
Fonte: NPR (rádio público americano).
Ler também: 10 alimentos ricos em flavonoides