Vermes intestinais
Resumo de vermes intestinais
Vermes intestinais são parasitas que se alojam no intestino, aproveitando-se do corpo humano para se alimentar e reproduzir. Em geral, eles não são perigosos, mas irritantes, e podem causar todos os tipos de sintomas desagradáveis, como dor de estômago, prurido, retardar o crescimento das crianças, e deixar pessoas debilitadas e animais em estado grave de saúde.
Vermes intestinais podem ser transmitidos no ambiente que você frequenta: família, escola, especialmente em crianças pequenas que têm maior tendência a colocar tudo na boca. De acordo com o tipo e contaminação, os sintomas e o diagnóstico são diferentes, é por isso que vamos discutir neste caso, cada tipo de vermes em específico.
Embora a maioria dos vermes não sejam potencialmente fatais, eles devem ser eliminados durante a infestação, para evitar a sua propagação. Dessa forma, é necessário para quebrar a cadeia de transmissão.
Os medicamentos usados são muito eficazes, mas muitas vezes é necessário retomar na semana seguinte. A adesão ao tratamento (ingestão adequada dos medicamentos) é importante para evitar a transmissão.
Além disso, também é importante prestar atenção ao estilo de vida, lavando as mãos antes de se sentar para comer ou o consumo de carne de porco ou de vaca ou mesmo vegetais mal lavados. Embora a maioria dos vermes desapareceram dos países ocidentais, principalmente devido ao aumento da higiene, a transmissão ainda existe em países em desenvolvimento.
Definição
Os nematoides são ascaris, ancilóstomos e tricocéfalos.
As tênias são vermes encontrados no porco (tênia armada ou tênia saginata) ou carne de vaca (tênia desarmada ou tênia solium). Outro tipo de verme é chamada de tênia do peixe.
Oxiuros
Os nematódeos são pequenos vermes. O seu comprimento é de 2 a 12 mm (tamanho das fêmeas). Os machos são menores, entre 2-5 mm . O desenvolvimento ocorre no intestino delgado e no intestino grosso, mas a fêmea se move para a superfície do corpo para fixar os seus ovos (cerca de 10,000 ovos) durante a noite, no ânus, causando comichão noturno.
Representantes:
– Enterobius vermicularis
– Oxyuris vermicularis
Ascaris
Esses são grandes vermes redondos, também chamadas de lombrigas. O seu comprimento varia entre 15 e 40 cm. Em geral, as fêmeas têm entre 20 e 40 cm. Os machos são menores e podem medir de 15 a 25 cm. As lombrigas assemelham minhocas, por sua forma.
Esses parasitas podem crescer no intestino delgado. Note que as lombrigas são atraídas por comida e, assim, são encontrados no intestino. No entanto, as larvas podem sair do intestino para o fígado, pulmões, brônquios, garganta e retornar para o intestino, onde há o desenvolvimento de Ascaris adulta. A lombriga feminina coloca até 200 mil ovos por dia.
Ascaris lumbricoides são representantes das lombrigas.
Ancilostomo
Esses são pequenos vermes, cujo tamanho varia 7-18 mm (tamanho da fêmea). O ancilóstomo macho mede de 5 a 11 mm. Esses parasitas são encontrados principalmente em países tropicais e subtropicais. Anteriormente, eles também eram encontrados em países desenvolvidos, em minas e túneis. A melhoria das condições de higiene fez esse verme desaparecer.
Representantes das ancilostomos são:
– Ancylostoma duodenal (encontrado em minas e túneis).
– Necator americanus (causador da ancilostomíase).
Tricocéfalos
Esses vermes medem de 30 a 50 mm. A fêmea pode medir de 35 a 50 mm, enquanto que o macho, 30 a 45 mm. A via de contaminação é oral.
Tênias
Ao contrário de outros vermes intestinais, a tênia adulta só se localiza no intestino humano (desenvolvimento de vermes adultos ). A tênia é característico pelo seu comprimento impressionante, medindo até 10 metros. Existem dois tipos de tênia, dependendo do hospedeiro intermediário: carne de vaca: lisa ou Taenia saginata; e a tênia do porco ou Taenia solium (também chamada de tênia armada).
A tênia fixa as ventosas no intestino humano, enquanto que a parte inferior contendo os ovos, é segmentada e se separa. Estas partes segmentadas são eliminadas nas fezes.
Tênia do peixe
Nesse caso, o peixe é o hospedeiro intermediário (ou um crustáceo). O peixe é então comido por humanos. Seu ciclo reprodutivo é muito próximo ao de tênia do porco ou da vaca . Este parasita também pode medir de 2-10 metros. A sua eliminação também é muito fácil.
Epidemiologia
Mundo
Cerca de um terço da população mundial (cerca de 2 bilhões de pessoas) é afetada por vermes intestinais. Essas estimativas são oriundas de um comunicado de imprensa datado de 11 de outubro de 2017 da instituição científica inglesa Francis Crick em Londres, Reino Unido.
Crianças
Nos países em desenvolvimento, são principalmente as crianças que são infetadas, por falta de latrinas e água potável.
Causas
Oxiuros
Esses vermes são encontrados em frutas e vegetais não lavados e em objetos contaminados. Consumo provoca contaminação por vermes.
Como as crianças tendem a colocar tudo na boca, são as principais vítimas de vermes. Depois, há a auto-contaminação, porque vermes causam coceira intensa no ânus (onde a fêmea põe os ovos) . Os ovos são encontrados sob as unhas , assim como roupas íntimas e roupas de cama, onde eles esperam para ser colocado na boca e causar uma nova infestação.
A transmissão é principalmente através de resíduos ao nível do ânus para a boca.
Ascaris
A contaminação é através do consumo de água contaminada (mesmo se a água potável ela ainda pode estar contaminado), bem como o consumo de vegetais não lavados.
Ancilostomo
Esses parasitas são transmitidas ao homem por contato direto. Ao andar descalço, os vermes atravessam a pele, e chega à corrente sanguínea até os pulmões. Nos pulmões o ancilostomo passa através dos alvéolos até aderir ao sistema digestivo através da faringe.
A fêmea põe até 10.000 ovos por dia. Eles são expelidos pelas fezes. O desenvolvimento dos ovos ocorre facilmente fora do corpo humano.
Ambientes favoráveis para o desenvolvimento são climas tropicais e subtropicais, bem como minas e túneis. No caso de minas e túneis, medidas de higiene preventivas interromperam a contaminação em países ocidentais.
Tricocéfalo
Os vermes são transmitidos ao homem por via oral, pela ingestão de frutas e vegetais crus contaminados ou dedos sujos . A transmissão ocorre por ovos do tricocéfalo.
Os ovos, uma vez que chegam ao intestino delgado, liberam uma larva se desenvolve no cólon.
Tênias
Uma vez que os ovos do parasita são eliminados nas fezes, eles podem ser encontrados em seus hospedeiros intermediários, como carne bovina e suína. Eles seguem um ciclo que vai levá-los a se desenvolver nos músculos desses animais.
A contaminação em seres humanos é resultado do consumo de carne crua ou mal cozida desses animais. Podemos, então, pensar em pratos como steak tartare ou para especialidades de diferentes países que usam carne de porco crua (como o Vietnã e a China). É importante ressaltar que o risco está em consumir carne crua.
A cisticercose é uma contaminação do porco por uma tênia. O agente causador, Taenia solium, também é transmitido ao ser humano através de alimentos de origem animal.
Tênia do peixe
A infestação é pela ingestão de carne de peixes crus ou mal cozidos. Assim, a comida japonesa pode ser a fonte.
Grupos de risco
Oxiuros
Os mais afetados por vermes são crianças. No entanto, a contaminação ocorre quando os objetos estão contaminados: dedos, brinquedos, alimentos sujos com terra.
A contaminação também pode ocorrer em frutas e legumes contaminados, comidos crus e com casca.
Ascaris
Qualquer um pode ser infectado com vermes ao consumir vegetais ou água contaminada. É prudente lavar verduras ou descascar antes de consumir.
Ancilostomo
Pessoas em risco de sofrer de contaminação por estão em sua maioria em países tropicais e subtropicais, onde a chuva é abundante. Este tipo de clima que favorece o desenvolvimento deste tipo de verme. Note que a transmissão é feita através da pele, ocorrendo quando as pessoas andam descalças em solo infestado. Por isso, é aconselhável andar com sapatos nos países em risco.
Há outro ambiente favorável para o desenvolvimento desses vermes, como túneis e minas. As medidas de higiene eliminaram o parasita nos países industrializados.
Tricocéfalos
Aqueles em risco são, principalmente, as crianças que facilmente colocar tudo na boca sem lavar as mãos.
Tênia
A contaminação ocorre pela ingestão de carne crua ou mal cozida, que afeta principalmente as pessoas que consomem pratos como steak tartare e carpaccio de carne.
Tênia do peixe
Pessoas em risco de sofrer são aquelas que consumiram carne de peixes mal cozida ou crua. Assim, as pessoas que comem pratos da culinária japonesa estão mais expostos a esse risco. Note que esse parasita é encontrado em peixes de água doce, como o salmão, perca, lúcio, truta, etc.
Sintomas vermes intestinais
O sintoma característico da contaminação por vermes é a coceira no ânus, principalmente à noite. Isso é explicado pelo fato de que a fêmea deposita os ovos no ânus, quando o hospedeiro dorme. Quando a fêmea se contorce, a coceira se intensifica. Outros sintomas podem aparecer como uma falta de apetite, insônia e nervosismo .
Ascaris
Os sintomas durante uma infestação de lombriga são: cólicas, dor abdominal, febre. É possível perder um pouco de peso.
Ancilóstomo
A contaminação por ancilóstomo causa os seguintes sintomas: vômito, diarreia, dor de estômago e anemia.
Tosse e febre podem ocorrer, especialmente durante a passagem de larvas para pulmões.
Tricocéfalo
Os sintomas de uma infestação de só aparecem quando há uma grande quantidade de vermes. Os seguintes sintomas podem ocorrer: dor de estômago, náuseas, perda de apetite, perda de peso, fraqueza, anemia.
Tênia
Uma pessoa com uma tênia pode desenvolver problemas digestivos, como dor de estômago , alternando constipação e diarreia , aumento do apetite com perda de peso.
Taenia solium
Enquanto a tênia do porco Taenia solium permanecer no intestino, muitas vezes não há sintomas, às vezes diarreia leve. Mas se migrar para o sistema nervoso central, pode causar vários distúrbios graves. Uma infestação muitas vezes leva à morte.
Tênia do peixe
Na infecção por esse verme, os eventos são muito difusos, que vão desde dores de estômago ao desconforto, aumento do apetite com perda de peso.
Vermes intestinais em crianças e falta de energia (na escola)
Um livro americano “Invisible China” (de Scott Rozelle e Natalile Hell) publicado em 2021 explica que cerca de dois terços das crianças na China, geralmente nas áreas rurais, têm resultados escolares ruins em comparação com as crianças nas cidades. Uma das razões é que elas sofrem de vermes intestinais que diminuem seus níveis de energia (em inglês: energy-sapping interstinal worms). Outras causas desses maus resultados escolares vêm do fato de serem desnutridas e não terem óculos de leitura suficientes. Segundo os autores, se esses problemas básicos não forem resolvidos, a China enfrentará dificuldades para alcançar a prosperidade geral para todo o país, segundo The Economist (edição de 11 de dezembro de 2021).
Diagnóstico
O diagnóstico dos vermes é feito através do principal sintoma de prurido anal, em particular à noite, assim como a fita de teste. Esta é colocada no ânus para coletar os ovos. O teste é feito na parte da manhã, antes que a pessoa evacue.
Ascaris
O diagnóstico de Ascaris é feito através da identificação de ovos nas fezes microscopia . Às vezes é possível ver os vermes adultos.
Ancilóstomo
A determinação de ovos nas fezes de ancilóstomos permite o diagnóstico de infestação por este tipo de verme intestinal.
Tricocéfalo
O diagnóstico é feito para encontrar ovos nas fezes. Um microscópio é utilizada para o diagnóstico.
Tênia
Contaminação tênia é muito característica. Os ovos do parasita são disseminados ao perder seus segmentos inferiores. Estes anéis esbranquiçados são encontrados nas fezes.
Tênia do peixe
O diagnóstico é feito ao determinar ovos nas fezes. Ao contrário de carne de porco ou solitária, é raro encontrar anéis nas fezes.
Complicações
Oxiuros
Não há grandes complicações após uma infestação. A coceira pode ser violenta. Há, por vezes insônia e falta de apetite.
Ascaris
Os sintomas da infecção por vermes são mais pronunciados. Além disso é possível ter tosse durante durante a passagem de larvas para pulmões, isto faz com que o paciente tosse. Também é possível que as larvas se desenvolvam nos pulmões, o que é muito raro, mas grave.
Ancilóstomo
A principal complicação devido à infestação é anemia. Isto se explica da seguinte forma: o verme adulto tem dois suportes de dentes, através da qual ela adere à mucosa do duodeno. Isso permite que ele se alimente sugando o sangue. Além disso, em todos os pontos onde se o verme adere os dentes, há um pequeno sangramento contínuo.
Tricocéfalo
É preciso um grande infestação do verme para o início dos sintomas . As principais complicações são anemia, fraqueza e falta de apetite.
Tênia
A contaminação por vermes não é perigosa, porque esses vermes são facilmente removidos. No entanto, pode ocorrer alguma fraqueza e perda de peso.
Tênia do peixe
A principal complicação devido é a anemia. Este parasita se alimenta de sangue a partir da parede do intestino.
Tratamentos
Também deve-se notar que, nos últimos anos, houve um aumento nos casos de resistência dos vermes a essas drogas.
Os remédios usados para data contra vermes intestinais são:
– Pirantel
– Mebendazol
– Nitazoxanida (um medicamento, Annita e genéricos, um antiparasitário e antiviral de amplo espectro utilizado na medicina para o tratamento de várias infecções helmínticas como verminoses et protozooses intestinais, no Brasil é um medicamento amplamente utilizado)
O uso de anti-helmínticos é interessante porque a sua absorção pelo organismo é pequena. Assim, eles são encontrados em grandes concentrações nos intestinos, onde os vermes ficam. Estes medicamentos são apenas muito eficazes, pois chegam em grande quantidade no seu local de ação, e além disso eles causam poucos efeitos colaterais.
Oxiuros
O tratamento é realizado por administração oral de um medicamento anti-helmíntico (líquido ou comprimido). O tratamento é muito eficaz, mas deve ser feito duas vezes. De fato, a droga mata os vermes adultos e não os ovos. É, portanto, necessário repetir o tratamento completo novamente na semana seguinte .
Ascaris
O tratamento é feito tomando um único comprimido ou anti-helmíntico ou medicamento líquido . A dosagem será com base no peso do paciente. Recomenda-se repetir o tratamento em 2-3 após semanas para ser concluído.
Ancilóstomo
O tratamento é feito de acordo com o peso e idade do paciente. É aconselhável repetir o tratamento em 1-2 semanas.
Tricocéfalo
O tratamento é feito de acordo com o peso. Estes medicamentos podem ser obtidos em farmácias sem prescrição.
Tênia
O tratamento é feito por via oral com 1 a 2 comprimidos de duas vezes por dia durante 3 dias. (mebendazol)
Tênia do peixe
O tratamento é feito tomando-se drogas anti-helmínticas por via oral.
Fitoterapia
Certas plantas medicinais, como o absinto, tomadas, por exemplo, sob forma de chá, podem ajudar em caso de vermes intestinais.
O alho também é um vermífugo importante, na dose de três dentes crus de uma só vez, em caso de infestação ou para prevenção regular1.
Prevencão
Milhões de crianças recebem, por exemplo, medicamentos preventivos contendo os vermífugos Albendazol ou Mebendazol. Estes, no entanto, não são eficazes contra todos os vermes.
Dicas
Durante o tratamento, é importante seguir um estilo de vida saudável para evitar a auto-contaminação. Portanto, é essencial lavar as mãos regularmente, especialmente depois de defecar e antes de se sentar para comer. A limpeza do lado de baixo da unha é primordial.
Os nematódeos podem ser encontrados em roupas íntimas e de cama, que devem ser trocadas duas vezes por dia e lavadas a uma temperatura elevada.
Ascaris
Durante o tratamento contra lombrigas, é também aconselhável repetir o tratamento em duas a três semanas, a fim de eliminar todos os vermes. Também é aconselhável tomar medicamentos que podem aliviar a cólica, dor de estômago.
Ancilóstomo
O tratamento é de dose única por 3 dias. O paciente deve ter o cuidado de tomar os comprimidos até o final do tratamento.
Tricocéfalo
Uma vez diagnosticada a doença, é aconselhável levar o tratamento imediato com a dose prescrita.
Tênia
É importante fazer o tratamento corretamente para eliminar os vermes de forma eficaz.
Tênia do peixe
Tratar essa doença é muito fácil . No entanto, devemos respeitar as doses prescritas pelo médico.
Prevenção
Aqui estão algumas dicas gerais para prevenir vermes intestinais (veja também nosso resumo infográfico no início deste dossiê):
– Sempre lave bem as mãos com água e sabão
– Lave bem os alimentos antes de preparar ou cozinhar
– Não morda suas unhas
– Pratique uma excelente higiene pessoal
– Não ande descalço devido ao risco de pequenas feridas (possível entrada de vermes)
– Beba somente água filtrada, previamente fervida ou engarrafada (pelo menos em países onde a água não é potável).
Conhecendo o modo de transmissão de diferentes tipos de vermes intestinais, é possível evitar a infecção.
Oxiuros
Para evitar a infestação, tenha um estilo de vida saudável: lavar sempre as mãos antes de se sentar para comer, lavar regularmente embaixo das unhas, onde possam apresentar vermes. É essencial lavar e descascar frutas e vegetais. A infecção é mais difícil de evitar em crianças pequenas que colocam tudo na boca.
Ascaris
Para evitar a contaminação, é importante lavar os legumes ou descascar. Também deve-se evitar beber água contaminada, mesmo que seja potável.
Ancilóstomo
Aconselha-se quando estiver em férias nas áreas tropicais, usar sapatos .
Tricocéfalo
Para evitar a infestação, recomenda-se lavar as mãos e toda a fruta e legumes.
Tênia
Para evitar a contaminação, não se recomenda consumir a carne ou carne de porco crua ou mal cozida. Assim, é melhor dispensar steak tartare ou carpaccio de carne.
Tênia do peixe
Para evitar a contaminação é prudente não consumir carne de peixes cruas ou mal cozidas.
Fontes:
Francis Crick Institute (Royaume-Uni), Cell Host & Microbe, Compendium.ch.
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Atualização:
Este artigo foi modificado em 21.09.2022
Fotos:
Adobe Stock
Bibliografia e referências científicas:
- “Manuel de phytothérapie écoresponsable” (tradução livre: Manual de fitoterapia eco-responsável), 2021, da Dra. Aline Mercan (médica), edição Terre vivante