Orlistate (Xenical)
Resumo sobre orlistate
O orlistate (orlistat) é um medicamento utilizado para perder peso em casos de sobrepeso e obesidade. Graças a este medicamento, parte das gorduras atraversam o trato gastrointestinal sem serem absorvidas. Este medicamento funciona bem em pessoas que têm um alto consumo de gorduras e não de açúcares.
Sobre a molécula
Nome químico: 2-formamido-4-methylpentanoate
Nomes da molécula: Orlistate, Orlistat, Orlistato
Nomes comerciais: Lipiblock, Lystate, Orlestate, Xenical®.
Dose
– comprimido: 120mg
Doses a cima de 120mg, 3 vezes ao dia, não demonstram aumento de eficácia.
Posologia
Crianças ≥12 anos e adolescentes e adultos: 120mg 3 vezes ao dia em cada refeição principal (durante ou até 1h após a refeição.
Atenção: As refeições devem se ser levemente hipocalórica, nutricionalmente balanceada e conter aproximadamente 30% de calorias provenientes de gordura. Caso a refeição não contenha gordura, pule a dose de orlistate desta refeição.
Indicações orlistate
– Para auxiliar a perda de peso em casos de sobrepeso e obesidade, utilizar concomitantemente a uma dieta e exercícios.
Atenção: este medicamento é indicado para pessoas obesas com índice de massa corpórea (IMC) inicial ≥30 kg/m2 ou ≥27 kg/m2 e que apresente algum outro fator de risco, como hipertensão, diabetes, dislepidemia, etc.
Efeitos
Inibidor reversível das lipases gástricas e pancreáticas, inibindo assim a absorção de gorduras dietéticas em 30%.
Efeitos adversos
O orlistate provoca efeitos secundários, como por exemplo, fezes líquidas e gordurosas com frequência, e às vezes uma necessidade de ir ao banheiro com urgência, situação muito incômoda para o paciente.
Além destes, outros efeitos adversos comuns são: dor de cabeça, dor abdominal, dor nas costas, infecção to trato respiratório superior, influenza.
Com a diminuição da absorção das gorduras, pode ser necessário um complemento externo de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A,D, E e K) e de beta-carotenos.
Contraindicações
Gravidez, Sindrome de Má Absorção Crônica, colestasi, hipersensibilidade com orlistate ou qualquer outro componente da formulação.
Pessoas com problemas nos rins devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento, pois este medicamento pode aumentar o oxalato na urina e rins, podendo causar nefropatia.
Interações medicamentosas
– Antiepilépticos: maior risco de convulsões.
– Ciclosporinas: pode ocorrer a redução do nível plasmático da ciclosporina. Adiministrar a ciclosporina 3h depois do orlistate.
– Amiodarona: pode haver redução da exposição sistêmica da amiodarona.
– Anticoagulantes: monitorar o valor RNI.
– Vitaminas lipossolúveis: pode diminuir sua absorção
– Levotiroxina: administrar a levotiroxina com pelo menos 4h de distância do orlistate e monitorar mudanças na função da tireoide.
Gravidez
Este medicamento não deve ser utilizado por grávidas sem orientação médica. Não existem estudos clínicos que comprovem sua segurança.
Lactação
A eliminação do orlistate no leite é desconhecida, use com cautela, conversa com seu médico.
Apresentações farmacêuticas
– cápsulas de 120mg
Dicas
– Antes de utilizar este medicamento, verifique a possibilidade de outras causas de obesidade, como por exemplo, hipotireoidismo.
– Segundo o guia de orientações práticas da Endocrine Society, caso a perda de peso for menor que 5% do peso corporal em 3 meses ou se surgirem questões de segurança ou tolerabilidade, o medicamento deve ser descontinuado e um tratamento alternativo deve ser considerado.
– Tome durante ou em até 1 hora após as refeições que contenham gordura.
– Caso você também tome multivitamínicos, tome o orlistate com no mínimo 2 horas de intervalo entre a dose do multivitamínico.
– Caso a refeição tenha pouca ou não tenha gordura, não tome a dose de orlistate.
– A ingestão diária de gordura deve ser distribuídas entre as 3 refeições principais. A administração do orlistate junto com alimentos muito gordurosos aumenta a possibilidade de eventos gastrointestinais.
– Este medicamento pode causar problemas no fígado, converse com seu médico.
– Se você possui diabetes, monitore o nível de glicose no seu sangue.
– Não tome mais do que o recomendado pelo médico, isto pode aumentar os efeitos secundários.
Aviso
As informações contidas neste documento tem por objetivo somente a informação e não substituem, em nenhuma hipótese e situação, a consulta com o profissional médico.