Publicidade

Furosemida

A furosemida é um potente diurético. A furosemida é usada especialmente para tratar edema, pressão alta, insuficiência renal e envenenamento.

Nomes:
Furosemida, Furosemide (nome inglês), Furosemidum (nome alemão), Furosemidum PhEur, Furosemidum natricum.
Código ATC: C03CA01

Fórmula da molécula:
C12H11ClN2O5S

Metabolismo:
A meia-vida da furosemida é de aproximadamente uma hora. A furosemida está agindo rapidamente.
Oralmente, a biodisponibilidade da furosemida é de cerca de 30% a 50%. Isso significa que uma quantidade importante é eliminada (50 a 70%) durante a absorção gastrointestinal1. Neste caso, falamos de uma importante eliminação pré-sistemática.

Efeitos:
A furosemida tem propriedades diuréticas. Esses efeitos são devidos à inibição do co-transportador Na+/K+/2Cl- sobre o grosso ramo ascendente do laço do nefrónio de Henle.

Indicações:
– Edema (acúmulo de água nos tecidos) devido a doenças cardíacas, hepáticas ou renais, ou após queimaduras
Hipertensão (especialmente casos complicados de pressão arterial alta que requerem tratamento)
Embolia pulmonar
– Falha dos rins
– Envenenamento

Nota: a furosemida baixa a pressão arterial alta, mas não altera a pressão arterial normal. Se necessário, pode ser administrado simultaneamente com outros medicamentos para baixar a pressão arterial.

Efeitos colaterais:
Os efeitos colaterais mais comuns possíveis são hipotensão arterial (efeito colateral principal), perturbações do equilíbrio hídrico e eletrolítico e distúrbios metabólicos2. Outros efeitos colaterais relacionados com o efeito diurético da droga incluem a boca seca. A gota é outro possível efeito colateral[/efn_note]YouTube Ninja Nerd channel video on Furosemide (Furosemide (Lasix) | Top 100 Medications) transmitido em 11 de novembro de 2021, apresentado pela professora Kristin Beach, MSN, BSN, RN[/efn_note].
Para uma lista completa dos efeitos colaterais, queira ler o folheto informativo.

Contra-indicações:
As principais contraindicações (lista não exaustiva) são hipersensibilidade (também a sulfonamidas), insuficiência renal, coma hepático, hipocalemia grave, hiponatraemia, hipovolaemia, desidratação ou amamentação3. Para uma lista completa das contra-indicações, queira ler o folheto informativo.

Interações:
As interações são possíveis com vários outros medicamentos. Para uma lista completa das interações, queira ler o folheto informativo.

Doses de dosagem:
A furosemida está geralmente disponível como comprimidos, cápsulas de liberação prolongada e solução injetável.
É interessante notar que o efeito diurético da furosemida na forma oral (por exemplo, comprimidos) ocorre após cerca de 1 hora, enquanto o efeito da furosemida na forma injetável já ocorre após cerca de 5 minutos4.

Remédios no Brasil (lista não exaustiva, da Anvisa):
Medicamento de referência:

– Lasix
– Lasix lng
Genéricos:
– Furosemida Biossintética
– Furosemida Sanofi-Aventis
– Furosemida Teuto
Similares (lista da Anvisa e site da Anvisa):
– Furosem (Medley)
– Furosetron (Aristron)
– Neosemid (Neo Química)

Observações :
– A furosemida pode ser combinada com um antagonista da aldosterona, a espironolactona.
– Os diuréticos de laço (loop) como a furosemida ou torasemida muitas vezes desempenham um papel muito importante no tratamento da insuficiência cardíaca. No entanto, a longo prazo o uso de torasemida não parece favorecer uma redução da morbidade ou mortalidade, segundo vários estudos clínicos5.
– A furosemide é abusada no esporte como agente doping (agente mascarador), como explicado pelo site suíço Pharmawiki.ch. Os agentes mascaradores são drogas que são mal utilizadas para mascarar substâncias dopantes.
– A furosemida está disponível em forma injetável para uso emergencial (a furosemida age muito rapidamente, em cerca de 5 minutos).
Alternativas:
Dois outros diuréticos de laço são o torasemida e o metolazone, um diurético tiazídico. Furosemida e torasemida parecem estar próximas em termos de eficácia (mas também de efeitos colaterais).

Fontes & Referências: 
Fontes: 
Pharmawiki.ch
Referências e literatura:
“100 wichtige Medikamente” – Infomed (2020).

Créditos das fotos:
Adobe Stock

Redação: 
Xavier Gruffat (farmacêutico suíço)

Última atualização: 
21.01.2022

Bibliografia e referências científicas:

  1. Livro em alemão: Taschenatlas Pharmakologie (Pocket Atlas of Pharmacology), Lutz Hein – Jens W. Fischer, 8ª edição (8. Auflage), Thieme, 2020
  2. site alemão Pharmawiki.ch, acessado em 25 de outubro de 2021
  3. Site em German Pharmawiki.ch, acessado em 25 de outubro de 2021
  4. Vídeo do canal YouTube Ninja Nerd sobre furosemide (Furosemide (Lasix) | Top 100 Medications) transmitido em 11 de novembro de 2021, apresentado pela professora Kristin Beach, MSN, BSN, RN
  5. “100 wichtige Medikamente” – Infomed (2020)
Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.01.2022

Publicidade