Furosemida
A furosemida é um potente diurético. A furosemida é usada especialmente para tratar edema, pressão alta, insuficiência renal e envenenamento.
Nomes:
Furosemida, Furosemide (nome inglês), Furosemidum (nome alemão), Furosemidum PhEur, Furosemidum natricum.
Código ATC: C03CA01
Fórmula da molécula:
C12H11ClN2O5S
Metabolismo:
A meia-vida da furosemida é de aproximadamente uma hora. A furosemida está agindo rapidamente.
Oralmente, a biodisponibilidade da furosemida é de cerca de 30% a 50%. Isso significa que uma quantidade importante é eliminada (50 a 70%) durante a absorção gastrointestinal1. Neste caso, falamos de uma importante eliminação pré-sistemática.
Efeitos:
A furosemida tem propriedades diuréticas. Esses efeitos são devidos à inibição do co-transportador Na+/K+/2Cl- sobre o grosso ramo ascendente do laço do nefrónio de Henle.
Indicações:
– Edema (acúmulo de água nos tecidos) devido a doenças cardíacas, hepáticas ou renais, ou após queimaduras
– Hipertensão (especialmente casos complicados de pressão arterial alta que requerem tratamento)
– Embolia pulmonar
– Falha dos rins
– Envenenamento
Nota: a furosemida baixa a pressão arterial alta, mas não altera a pressão arterial normal. Se necessário, pode ser administrado simultaneamente com outros medicamentos para baixar a pressão arterial.
Efeitos colaterais:
Os efeitos colaterais mais comuns possíveis são hipotensão arterial (efeito colateral principal), perturbações do equilíbrio hídrico e eletrolítico e distúrbios metabólicos2. Outros efeitos colaterais relacionados com o efeito diurético da droga incluem a boca seca. A gota é outro possível efeito colateral[/efn_note]YouTube Ninja Nerd channel video on Furosemide (Furosemide (Lasix) | Top 100 Medications) transmitido em 11 de novembro de 2021, apresentado pela professora Kristin Beach, MSN, BSN, RN[/efn_note].
Para uma lista completa dos efeitos colaterais, queira ler o folheto informativo.
Contra-indicações:
As principais contraindicações (lista não exaustiva) são hipersensibilidade (também a sulfonamidas), insuficiência renal, coma hepático, hipocalemia grave, hiponatraemia, hipovolaemia, desidratação ou amamentação3. Para uma lista completa das contra-indicações, queira ler o folheto informativo.
Interações:
As interações são possíveis com vários outros medicamentos. Para uma lista completa das interações, queira ler o folheto informativo.
Doses de dosagem:
A furosemida está geralmente disponível como comprimidos, cápsulas de liberação prolongada e solução injetável.
É interessante notar que o efeito diurético da furosemida na forma oral (por exemplo, comprimidos) ocorre após cerca de 1 hora, enquanto o efeito da furosemida na forma injetável já ocorre após cerca de 5 minutos4.
Remédios no Brasil (lista não exaustiva, da Anvisa):
Medicamento de referência:
– Lasix
– Lasix lng
Genéricos:
– Furosemida Biossintética
– Furosemida Sanofi-Aventis
– Furosemida Teuto
Similares (lista da Anvisa e site da Anvisa):
– Furosem (Medley)
– Furosetron (Aristron)
– Neosemid (Neo Química)
Observações :
– A furosemida pode ser combinada com um antagonista da aldosterona, a espironolactona.
– Os diuréticos de laço (loop) como a furosemida ou torasemida muitas vezes desempenham um papel muito importante no tratamento da insuficiência cardíaca. No entanto, a longo prazo o uso de torasemida não parece favorecer uma redução da morbidade ou mortalidade, segundo vários estudos clínicos5.
– A furosemide é abusada no esporte como agente doping (agente mascarador), como explicado pelo site suíço Pharmawiki.ch. Os agentes mascaradores são drogas que são mal utilizadas para mascarar substâncias dopantes.
– A furosemida está disponível em forma injetável para uso emergencial (a furosemida age muito rapidamente, em cerca de 5 minutos).
Alternativas:
Dois outros diuréticos de laço são o torasemida e o metolazone, um diurético tiazídico. Furosemida e torasemida parecem estar próximas em termos de eficácia (mas também de efeitos colaterais).
Fontes & Referências:
Fontes:
Pharmawiki.ch
Referências e literatura:
“100 wichtige Medikamente” – Infomed (2020).
Créditos das fotos:
Adobe Stock
Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico suíço)
Última atualização:
21.01.2022
Bibliografia e referências científicas:
- Livro em alemão: Taschenatlas Pharmakologie (Pocket Atlas of Pharmacology), Lutz Hein – Jens W. Fischer, 8ª edição (8. Auflage), Thieme, 2020
- site alemão Pharmawiki.ch, acessado em 25 de outubro de 2021
- Site em German Pharmawiki.ch, acessado em 25 de outubro de 2021
- Vídeo do canal YouTube Ninja Nerd sobre furosemide (Furosemide (Lasix) | Top 100 Medications) transmitido em 11 de novembro de 2021, apresentado pela professora Kristin Beach, MSN, BSN, RN
- “100 wichtige Medikamente” – Infomed (2020)