Publicidade

Home » Nutrição » Dieta Dukan

Dieta Dukan

Dieta DukanA dieta Dukan é um tipo de dieta da proteína, ou seja, a pessoa ingere grande quantidade e proteína e reduzida quantidade de carboidratos. Esse plano alimentar foi idealizado pelo médico francês Dr. Pierre Dukan em meados da década de 70. Nessa época, o Dr. Dukan era um clínico geral em Paris e, espantado com os casos de obesidade, começou a promover uma dieta para perder peso dividida em 4 fases. A dieta ganhou popularidade no ano de 2000 com a publicação do livro “A Dieta Dukan”. 

Publicidade

Pricípios da dieta Dukan

De acordo com os princípios da dieta Dukan, a pessoa alimenta-se principalmente de proteínas magras, com reduzida quantidade de carboidrato. O criador da dieta alega que esse método é eficaz na perda de peso sem o indesejável efeito sanfona, ou seja, a perda de peso é mantida. Essa dieta é dividida em 4 fases conhecidas como:

– Fase de ataque

– Fase de cruzeiro

– Fase de consolidação

– Fase de estabilização permanente

A duração desse plano alimentar varia de acordo com quantos quilos a pessoa quer perder. Ela, portanto, pode durar algumas semanas ou vários meses.

Primeira fase: fase de ataque

Primeira fase: fase de ataqueEssa fase dura de 2 a 7 dias e, como o nome sugere, é a fase mais radical da dieta, onde apenas alimentos proteicos são permitidos. Qualquer tipo de carboidrato é proibido nessa fase, incluindo alimentos como pães, macarrão, arroz, frutas e doces. Os alimentos permitidos incluem ovos, carnes magras em geral, fígado, peixe e laticínios. Nessa fase, o metabolismo começa a se modificar e a pessoa pode perder de 2 a 3 quilos em 1 semana. De acordo com o livro do Dr. Dukan, a pessoa pode comer o quanto quiser de 68 alimentos ricos em proteínas.

Segunda fase: fase de cruzeiro

Essa fase é designada a ajudar a pessoa a gradualmente chegar no peso adequado e tem duração de 7 dias. O paciente gradualmente começa a reintroduzir alguns vegetais em dias alternados, ou seja, um dia apenas comendo proteínas e outro dia comendo proteínas e legumes. Alguns alimentos permitidos são vegetais como tomate, pepino, alface, acelga, cogumelos, cebola, alho, berinjela, etc. Pães, massas, arroz, batata, mandioca, doces e frutas ainda continuam proibidos. Como na fase anterior, proteínas magras devem ser valorizadas.

Terceira fase: fase de consolidação

Como o nome sugere, essa fase é destinada a consolidar a perda de peso do paciente, evitando ganhos recorrentes. A duração dessa fase é variada, e deve durar 10 dias para cada quilo que a pessoa quer perder. Ou seja, se a pessoa quer perder mais 4 quilos, essa fase durará 40 dias. Alimentos como arroz, batata, macarrão, pães, frutas e doces são reintroduzidos em apenas 2 refeições por semana. Os mesmos alimentos da fase anterior são permitidos.

Quarta fase: fase de estabilização

Finalmente nessa fase o paciente estabiliza a perda de peso. De acordo com o plano, o paciente pode comer o que quiser, sem ganho de peso, seguindo, claro, algumas regras: um dia da semana deve ser dedicado ao consumo exclusivo de proteínas, aveia todo dia e o paciente deve sempre se exercitar. Doces são proibidos mais de 2 vezes por semana. De acordo com o Dr. Dukan, essa fase deve ser seguida para o resto da vida para evitar o ganho de peso.

Controvérsias sobre a dieta Dukan

Controvérsias sobre a dieta DukanComo muitas outras dietas, a dieta Dukan tem sido alvo de muita atenção, incluindo fortes críticas. Uma das críticas à dieta é que nas fases iniciais há uma restrição quase completa de muitos alimentos, o que pode causar uma deficiência de vitaminas, minerais e fibras. Comumente o paciente sofre de constipação durante a primeira e a segunda fases, uma vez que a quantidade ingerida de fibras alimentares é extremamente baixa.

Outra crítica é que a dieta Dukan não estimula a pratica de esportes ou uma alimentação balanceada, mas sim, a restrição alimentar. Muitos nutricionistas alegam que a abolição completa de determinados tipos de alimento (nesse caso, carboidratos) é prejudicial à saúde. O consumo excessivo de proteínas com privação de carboidratos faz com que o corpo comece a queimar os estoques de gordura para gerar energia. O efeito colateral disso é a criação de corpos cetônicos, o que faz com que o rim trabalhe mais para evitar que o sangue se torne muito ácido. O paciente, portanto, acaba eliminando grande quantidade de urina e, com ela, sair minerais. O efeito final é desidratação nas fases iniciais da dieta. Por isso, indica-se o consumo de mais de 1,5 L de água por dia para evitar danos ao rim.

Alguns outros efeitos colaterais da dieta Dukan provocados pela desidratação e produção de corpos cetônicos incluem: mau hálito, mal-estar, dor de cabeça, boca seca, irritabilidade, náuseas e fraqueza. Consulte sempre um médico ou um nutricionista para saber mais sobre a dieta Dukan e saber se ela é adequada ao seu corpo.

Leia também: dieta da proteínadieta detox

30 de Março de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico, USP). Fotos: Criasaude e Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade