Publicidade

Devemos realizar um check-up anual?

OuvidoriaNOVA YORKUma verificação anual no médico, o famoso check-up ou exame de saúde, é frequentemente recomendado pelos médicos, mas a situação pode mudar, pelo menos na sua frequência. Um grande estudo publicado em 2012 demonstrou que um check-up anual não reduz o risco de doenças nem a mortalidade. Para alguns, é simplesmente um desperdício de dinheiro que pode até ser perigoso em alguns casos, com o aparecimento de falsos positivos, ou seja, a realização de testes e tratamento desnecessários. Outros são mais conservadores e acreditam que este é um elemento essencial na prevenção, permitindo uma discussão saudável entre médico e paciente. Apresentamos uma visão geral deste tema controverso.

Do que estamos falando?

Devemos realizar um check-up anual?O check-up anual foi inventado na década de 1920 sem ter bases científicas. Embora possam existir diferenças de uma região ou país para outro, geralmente um check-up anual é baseado em uma conversa entre o médico e o paciente sobre vários problemas de saúde, história médica (anamnese) e exames físicos, tais como medição de pressão sanguínea, realização (muitas vezes terceirizada) e análise de exames de sangue, auscultação do coração e dos pulmões com um estetoscópio, um exame da pele olhando particularmente pintas suspeitas que possam ser um sinal de melanoma, palpação da glândula tiroide, etc.
Este exame tem muitas vezes uma função de triagem médica, isto é, o clínico geral ou médico da família realiza o check-up ao lado de um especialista, se necessário. Nos Estados Unidos, cerca de 2 terços dos americanos fazem um check-up anual, de acordo com uma pesquisa realizada em 2014 com 1.500 pessoas pela Kaiser Family Foundation.

O famoso estudo da Cochrane critica o check-up

Uma meta-análise da Cochrane, isto é, um “estudo dos estudos” publicados sobre um tema, lançado em 2012 mostrou que o check-up anual não reduz o risco de doença ou morte. A Cochrane é uma organização independente sem fins lucrativos que reúne mais de 37.000 voluntários que trabalham com medicina baseada em evidências, renomada pela sua seriedade e independência.

A medicina paternalista, uma visão radical

Entrevistado no final de 2015 pela Tech Nation na rádio NPR (Rádio Pública Americana), o professor americano de genética e cardiologista Dr. Erico Topel disse que os Estados Unidos têm a cada ano mais de 12 milhões de erros graves de diagnóstico. Uma razão é justamente o check-up anual que é muito geral e impreciso. O médico faz campanha para uma medicina personalizada, orientada e baseada em evidências. Ele considera que o check-up como uma medicina paternalista e ultrapassada, que muitas vezes faz mais mal do que bem, pois realiza exames muitas vezes inúteis e perigosos para o paciente.

Em favor do check-up

Em um artigo publicado em 19 de janeiro de 2016 no The Wall Street Journal, o maior jornal dos Estados Unidos em termos de circulação, o Dr. Himmelstein comentando sobre o trabalho da Cochrane disse que os pesquisadores não levaram em conta que os idosos e os doentes eram na maioria europeus. Em outras palavras, nos EUA os resultados podem ser diferentes. O Dr. Himmelstein é um médico de Nova York especialista no assunto e que publicou um editorial em favor de check-up anual com início em Janeiro de 2016, no periódico médico especializado Annuals of Internal Medicine.

Resumindo, fazer ou não um check-up anual?

Dependendo da situação atual, que é complexa de avaliar, acreditamos que é aconselhável continuar a realizar um check-up anual. No entanto, se você é um adulto saudável com idade inferior a 40 anos, provavelmente você pode fazer com uma frequência menor, a cada 2 a 3 anos se você não sentir quaisquer sintomas. Pergunte ao seu médico uma opinião sobre este assunto controverso.

Update 27.02.2018. Texto escrito por Xavier Gruffat (farmacêutico, MBA). Fontes: The Wall Street Journal, NPR (rádio pública americana). Fotos: Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 27.02.2018

Publicidade