O uso do gás lacrimogênio ganhou os noticiários nas últimas semanas. Esse artefato, que faz parte das chamadas “bombas de efeito moral”, causa irritação e lacrimejamento dos olhos e por isso recebe esse nome. Mas muitas pessoas ficaram curiosas para saber qual o verdadeiro efeito do gás lacrimogênio e suas implicações para a saúde
O nome gás lacrimogênio se refere a diversas substâncias que são irritantes para mucosas, olhos, pele e via respiratória e é composto por um agente lacrimogênio, como bromoacetona, brometo de xilila, brometo de benzila, sin-propanetial-S-óxido (composto extraído da cebola) ou o gás CS (clorobenzilideno de malononitrilo). Outra substância usada como irritante de via respiratória é o gás de pimenta, ou gás OC (com óleo essencial de pimenta).
Historicamente, o gás lacrimogênio foi desenvolvido para uso em guerras durante a década de 50. Seu uso em guerras é proibido por vários tratados internacionais, entretanto a polícia tem permissão para uso em situações especiais, como para conter multidões ou controlar situações de distúrbio. O uso pessoal como autodefesa também é autorizado em alguns países.
Como a bomba de gás lacrimogênio age?
A bomba é composta por uma estrutura de metal que explode ao ser disparada e libera uma substância na forma de gás. A substância, inicialmente sólida, torna-se um aerossol quando misturada com solventes e se dissipa no ar. Ao entrar em contato com mucosas, causa queimação, vermelhidão e, no caso dos olhos, intenso lacrimejamento. Devido ao efeito irritante, a substância pode causar cegueiramomentânea.
Essa é uma arma não letal, ou seja, ela não põe risco à vida do paciente ou causa danos permanentes. Entretanto, a explosão da bomba pode levantar estilhaços e causar danos mais graves. O uso do gás lacrimogênio pela polícia tem sido discutido em diversos países. Embora as substâncias presentes na bomba não sejam letais, há relatos de complicações permanentes da visão, inclusive cegueira. Além disso, em ambiente fechado (como shoppings centers, presídios, prédios, etc), o gás lacrimogênio pode matar. Pessoas com problemas respiratórios, como asma, bronquite ou pneumonia podem ser gravemente afetadas pelo gás lacrimogênio. Nesses casos, o paciente pode precisar de ventilação mecânica e terapia de suporte para respirar normalmente.
O vinagre reverte os efeitos do gás lacrimogênio?
Especialistas desconhecem o efeito do vinagre na reversão dos sintomas causados pelo gáslacrimogênio. Entretanto, há relatos de que o ácido acético (substância principal do vinagre) diminui aardência da pele causada por gás de pimenta ou capsaicina. O efeito do gás lacrimogênio dura cerca de 20 a 40 minutos e é recomendado que a pessoa vá para um lugar arejado e aberto. Outra medida é usar carvão ativado (encontrado em lojas de produtos químicos), enrolar em um pano e respirar através dele, cobrindo a boca e nariz. O carvão ativado está presente na máscara de gás usada pela polícia e ele absorve os compostos irritantes do gás lacrimogênio.