Muitas pessoas querem começar uma atividade física mas ficam sem ânimo para ir à academia todo dia. Outras não querem pagar os preços cobrados por centros de fitness e ginásticas que, muitas vezes são muito altos e inacessíveis. Há ainda aqueles que não gostam de ambientes fechados e preferem atividades ao ar livre. Devido a esses e outros fatores, as chamadas “academias ao ar livre” têm crescido em popularidade em diversas cidades do país. Se você ainda não sabe do que estamos falando, leia nosso artigo.
O que são as academias ao ar livre?
Você certamente já passou por parques e praças e viu aqueles aparelhos que mais lembram playgrounds infantis. Esses equipamentos coloridos podem ser usados para realizar trabalhos aeróbicos e de musculação. Como toda atividade física, algumas dicas são importantes antes de se começar os exercícios:
– Antes de começar, faça alongamentos e um aquecimento, que pode ser uma leve corrida ou polichinelos.
– Matenha a postura adequada durante todo o exercício. Os aparelhos normalmente vêm com instruções e orientações de uso. Siga-as adequadamente.
– Realize as repetições de maneira lenta e concentrada. Com isso, o trabalho muscular será mais eficaz.
– Hidrate-se constantemente, sobretudo nos dias de calor. Evite, contudo, fazer atividades quando o sol estiver no pico (horário entre 10 da manhã e 3 da tarde). Use sempre protetor solar, bonés e proteção adequada.
– Use roupas leves e tênis.
– Páre imediatemente se você sentir alguma dor articular, tontura ou algo que não seja comum. Um instrutor físico para os primeiros dias é importante para te orientar.
Há muitas vantagens de usar academias ao ar livre. Primeiramente que elas são gratuitas e, portanto, acessíveis a toda população. Em segundo lugar, esses locais são excelentes para interagir com pessoas, fazer amigos e até arranjar namorados. Além disso, você pode levar toda sua família e se divertir de maneira saudável e gostosa.
Onde achar academias ao ar livre?
As academias ao ar livre estão se popularizando no país. Muitas capitais brasileiras já têm praças e parques com aparelhos para atividades físicas. Veja uma alguns locais para se exercitar:
– São Paulo: Parque do Povo, Praça Irmãos Karmann, Parque Villa-Lobos, Parque do Ibirapuera (foto), Parque Trianon.
– Rio de Janeiro: instalações presentes na orla carioca, de Botafogo ao Recreio, passando por Leme, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Leblon e Barra da Tijuca.
– Recife: Praça da Vitória, Praia de Boa Viagem, Parque da Jaqueira, Chié, Parque Apipucos Maximiano Campos.
– Salvador: Praia de Armação, Câmara Municipal de Salvador, Largo das Baianas.
– Belo Horizonte: Praça Belvedere, Lagoa Santa, Parque Baleares, Praça Três Marias, Avenida Pedro II (bairro Caiçara).
– Curitiba: Praça das Tendas, Parque Bacacheri, Bosque Eucaliptos, Praça Renato Russo, Praça Ouvidor Pardinho, Praça Ronald Golias.
A lista é grande e não pára por aqui. Para saber onde encontrar academias ao ao livre em sua cidade, converse com a prefeitura, procure na internet ou simplesmente visite os parques e praças do seu bairro.
Se você viajar para outro país, será possível também encontrar academias ao ar livre. Em cidades como Madri, na Espanha, e Pequim, na China, as academias ao ar livre são bem popularizadas. Outras cidades, entretanto, não possuem a mesma facilidade por terem clima muito severo, com invernos muito frios ou verões extremamente quentes. Se você quer ser manter ativo durante as férias, informe-se se a cidade que você vai visitar possui esse tipo de comodidade.
Quais os cuidados a se tomar nas academias ao livre?
Além dos cuidados para não se machucar e lesionar músculos e articulações, é importante que você não se exercite com o sol muito forte para não causar queimaduras solares e desidratação excessiva.
Consulte-se também com profissionais de educação física para receber a orientação adequada.
Quem pode usar as academias ao ar livre?
Essa é uma outra vantagem das academias ao ar livre: elas são acessíveis a todos os públicos, crianças, adultos e idosos. Muitas prefeituras de diversas cidades fazem campanhas com determinados grupos da população para estimular a prática de atividade física. Ultimamente, diversos idosos começaram a se tornar mais ativos depois da instalação de aparelhos em praças e parques. Para mais detalhes, procure a Secretaria de Esportes da sua cidade.