Vitamina K
A vitamina K pertence às vitaminas conhecidas como lipossolúveis, abaixo você encontrará todas as informações sobre esta vitamina.
NOMES
Nome em português: vitamina K
Nome científico: vitamina K (vitamina da coagulação)
Deve-se saber que a vitamina K existe naturalmente de duas formas:
– K1 fitomenadiona ou filoquinona, de origem vegetal.
– K2 ou menaquinona, da microbiota (flora intestinal). A vitamina K2 é produzida principalmente por bactérias da microbiota no cólon. Na vitamina K2 ainda existem subtipos como as vitaminas MK-4 e MK-7. Também é possível consumir vitamina K2 sob a forma de suplemento alimentar.
DOSE DIÁRIA
A dose diária recomendada é de:
– 70µg (homens)
– 55µg (mulheres)
Em geral é fácil obter essa quantidade pela alimentação.
NUTRIENTES QUE CONTÊM VITAMINA K
– K1 fitomenadiona ou filoquinona (uma forma de vitamina K). Esta molécula é encontrada em vegetais de folhas verdes (repolho, espinafre, brócolis), gema de ovo.
– K2 ou menaquinona vem principalmente de uma síntese endógena graças às bactérias encontradas no cólon (leia acima também)
EFEITOS
– Exerce um papel fundamental na formação da coagulação do sangue, graças a um mecanismo complexo.
INDICAÇÕES
– (Problema) de coagulação do sangue
CARÊNCIA
– Hipoprotrombinemia (distúrbios na coagulação do sangue) e osteoporose.
EXCESSOS
– Em geral é eliminada sem problemas, sendo assim não há possibilidade de problemas causados pelo excesso desta vitamina, somente raros casos de icterícia nuclear.
OBSERVAÇÕES
– A vitamina K pertence junto com as vitaminas A, D e E, às vitaminas chamadas lipossolúveis (solúveis em gordura). Por isso essas vitaminas estão associadas a maior toxicidade devido ao seu acúmulo na gordura corporal se ingerida em excesso, e também porque não há uma rápida eliminação pela urina, como no caso das vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água, como por exemplo a vitamina C).
– Em certos mercados (por exemplo, Alemanha, Suíça) existem suplementos alimentares de vitamina K2 vendidos apenas com esta vitamina ou em combinação com outras moléculas ou vitaminas, como a vitamina D. Estes suplementos alimentares são frequentemente indicados na osteoporose, para fortalecer a saúde óssea.
Fontes:
Pharmavista.net (site suiço de referência para medicamentos)