Publicidade

Home » Medicamentos » Cetoconazol

Cetoconazol

Resumo

O cetoconazol é um antimicótico ou antifúngico utilizado para tratar diversos tipos de micoses. Pode ser utilizado externamente (uso tópico) na forma de creme ou xampu, ou internamente na forma de comprimido (uso sistêmico). Este medicamento é indicado principalmente em casos de candidíase crônica, dermatites tópicas, dermatites seborréicas, entre outros.

Publicidade

No que diz respeito ao uso interno na forma de comprimido, este medicamento deve ser utilizado somente quando outros medicamentos não podem ser utilizados ou não funcionaram, pois seu uso leva a um risco de hepatotoxicidade.

Cetoconazol

Sobre a molécula

Nome químico: cetoconazol

Nomes da molécula: 1-[4-(4-{[(2R,4S)-2-(2,4-Dichlorophenyl)-2-(1H-imidazol-1-ylmethyl)-1,3-dioxolan-4-yl]methoxy}phenyl)piperazin-1-yl]ethan-1-one

Nomes comerciais
– comprimido:Cetoconazol, Izonax, Nizoral.
– creme: Cetoconazol, Cetoderm, Cetonax Sham,Cetoneo,  Izonax, Nizoral Sham.
– xampu: Cleartop, Cetoconazol,  Cetoderm, Cetoprox.

Dose

Uso interno (sistêmico): 200 a 400mg

Uso externo (tópico)
– creme: aplicar 1 vez ao dia
– xampu: aplicar 1 a 2 vezes por semana.

Posologia

Uso interno (sistêmico): 200mg a 400mg/ dia, junto com uma refeição. A duração do tratamento irá depender do fungo em questão e da resposta ao tratamento, mas não deve ultrapassar 4 semanas. Siga as recomendações médicas.

Uso externo (tópico)
– creme: deve ser aplicado nas áreas afetadas 1 vez ao dia. A duração do tratamento irá depender do fungo em questão e da resposta ao tratamento. O tratamento deve ser mantido alguns dias após o desaparecimento dos sintomas, mas não deve ultrapassar 4 semanas. Siga as recomendações médicas.

– xampu: lavar 2 vezes por semana a área afetada com o cetoconazol xampu, deixar agir por 3 a 5 min, utilizar durante 2 a 4 semanas. Em casos de profilaxia utilizar 1 vez por semana ou 1 vez a cada 2 semanas.

Indicações

cetoconazol Indicações

Uso interno:
Micoses superficiais ou dermatofitoses, principalmente as causadas por Tinea capitis, como pé de atleta.

– Micoses mucocutâneas, como candidíase.

– Foliculite por Malassezia

Câncer de próstata em estágio avançado (alguns especialistas utilizam o cetoconazol para esta indicação embora não seja aprovada pela ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária).

Atenção: este medicamento deve ser utilizado somente sob recomendação de um médico especializado, que avalie o risco benefício de seu uso. Há risco de hepatotoxicidade grave.

Uso externo:
– Infecção de pele causada por fungos (micoses de pele, pitiríase)

– Controle de dermatite seborréica

Caspa

Efeitos

Antifúngico.

Efeitos adversos

Todos: alergia.

Comprimido: distúrbios hepatobiliares, incluindo risco de hepatotoxicidade grave; distúrbios gastrointestinais, cefaleia, entre outros. Diminuição dos níveis da testosterona, o que pode levar a mudanças na vida sexual, aumento dos seios, baixa contagem de espermas. Os níveis de testosterona voltam ao normal assim que o medicamento é descontinuado.

Creme ou gel: intensa irritação de pele, vermelhidão, entre outros.

Xampu: intensa irritação do couro cabeludo, foliculite, irritação ocular, entre outros.

Contraindicações

Este medicamento não deve ser utilizado caso você tenha alergia ao cetoconazol ou a qualquer substância contida no medicamento.

Uso interno
: contraindicado em casos de doença hepática aguda ou crônica, crianças pequenas (<15 kg).

Interações medicamentosas

Uso interno
– O uso de hormônios para evitar a gravidez, como as pílulas anticoncepcionais, pode ter sua eficácia alterada. Utilize outros métodos contraceptivos durante o período que estiver tomando cetoconazol, como a camisinha.
– Medicamentos metabolizados pela CPY3A4, para saber se o medicamento que você faz uso pertence a este grupo, converse com seu farmacêutico ou médico.
– Medicamentos que reduzem a acidez do estômago (ex.: hidróxido de alumínio, omeprazol, ranitidina, cimetidina,…).
– Antibacterianos: isoniazida, rifabutina, rifampicina.
– Anticonvulsivantes: carbamazepina, fenitoína.
– Antivirais: efavirenz, nevirapina.

Uso externo
Xampu: Nenhuma conhecida.

Gravidez

Uso interno: Não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que o médico recomende. Não existem estudos que avaliem o risco potencial em humanos. Em estudos com animais em altas doses, este medicamento produziu efeitos embriotóxicos e teratogênicos.

Uso externo: Não existem riscos conhecidos do uso do cetoconazol na forma de xampu em mulheres grávidas. Não utilize este medicamento sem o conhecimento médico.

Lactação

Uso interno: O cetoconazol não deve ser utilizado por mulheres que estão amamentando, pois ele é excretado no leite.

Uso externo: Excreção no leite do cetoconalzol tópico não é conhecida, utilize com cautela.

Apresentações farmacêuticas

cetoconazol apresentações farmacêuticas
Uso interno (sistêmico):  comprimido: 200mg

Uso externo (tópico): creme 20mg/g, xampu 20mg/ml

Superdosagem

Os sintomas da intoxicação ou superdosagem: náusea, fadiga  (incluindo  sonolência  e letargia),  vômitos, dor  gastrintestinal  (incluindo  desconforto  abdominal,  distúrbio gastrintestinal,  desconforto  estomacal),  anorexia  (incluindo  diminuição  do  peso,  diminuição  do  apetite),  rubor (incluindo   hiperidrose),   edema   (inchaço),   ginecomastia   (aumento   das   mamas   em   homens),   erupção   cutânea (incluindo eczema, púrpura, dermatite), diarreia, cefaleia, disgeusia (distorção ou diminuição do paladar) e alopecia (queda de cabelos).

Dicas

Para obter um melhor efeito:
Medidas gerais de higiene devem ser observadas para controlar fontes de infecção e de reinfecção.

Uso interno (sistêmico):
– Este medicamento deve ser utilizado somente quando outros medicamentos não podem ser utilizados ou não funcionaram. Converse com seu médico.

– Deve ser tomado junto com comida ou leite, para obter um efeito melhor e para diminuir os efeitos adversos gastrointestinais.

– Exames prévios e o monitoramento da função hepática são recomendados antes e durante o tratamento com cetoconazol. Caso haja sintomas de hepatite como: anorexia, náusea, vômito, fadiga, icterícia, dor abdominal ou urina escura; o tratamento deve ser interrompido imediatamente e um teste de função hepática deve ser realizado.

– Para pessoas com a acidez gástrica diminuída, seja por doença (ex.acloridria) ou uso de medicamentos, é aconselhável administrar o cetoconazol com uma bebida ácida (ex. suco de maracujá) para que a sua absorção e efeito não sejam afetados.

Uso externo (tópico):
– Lave e seque bem a pele infectada antes de aplicar.

– Aplique na área infectada e ao redor dela.

– Lave bem as mãos após a aplicação para evitar a contaminação de outras partes do corpo.

– Mantenha roupas e toalhas separadas das de outras pessoas para evitar contamina-las.

– Caso você utilize este medicamento com muita frequência, seu problema de pele pode piorar.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 14.10.2015

Publicidade