Publicidade

O Novembro Azul e a saúde masculina

O Novembro Azul e a saúde masculinaSÃO PAULO – O mês de novembro se inicia com campanhas de incentivo à prevenção e tratamento do câncer de próstata, sendo conhecido como Novembro Azul em alusão ao “Outubro Rosa”, mês de combate e prevenção ao câncer de mama.
O movimento Novembro Azul
O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003 e hoje em dia é comemorado no mundo tudo. Ele é mais conhecido como “Movember”, formado pela junção das palavras “moustache” (do inglês, bigode) e “november” (novembro). É comum nesse mês, homens do mundo todo cultivarem bigodes para chamar atenção da sociedade para um assunto importante: o câncer de próstata.

Além do câncer de próstata, o mês de novembro também incentiva o homem a cuidar de sua saúde no geral. Estudos mostram que homens procuram menos os médicos. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2007 mostrou que os homens são minorias nos consultórios, dificultando ações que incentivam a prevenção de doenças crônicas.

Em novembro se comemora o Dia Mundial do Diabetes (14) e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17).

O câncer de próstata
O câncer de próstata é o câncer mais frequente do sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele, e o sexto câncer mais comum no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o ano de 2014 foram previstos cerca de 69 mil casos de câncer de próstata, levando a quase 14 mil mortes.

Como alguns outros tipos de tumores, a doença pode demorar a se manifestar, ressaltando a importância do diagnóstico precoce. Os dois exames principais são a dosagem sérica de PSA, um antígeno marcador da presença do tumor, e o exame de toque retal. Ambos os exames são complementares, uma vez que cerca de 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados pela dosagem de PSA.

Recomenda-se que homens acima dos 50 anos de idade façam exames preventivos anuais com um urologista. Em casos de histórico familiar de tumor maligno, indivíduos da raça negra, obesos e sedentários, os exames preventivos devem começar aos 45 anos de idade.

Os exames periódicos e o diagnóstico precoce são as melhores estratégias para o sucesso do tratamento do câncer de próstata. Estudos mostram que quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de cura são de 90%. Ainda, estudos apontam que o diagnóstico precoce reduz a taxa de mortalidade em 21%. Entretanto, há ainda muito preconceito com relação à realização do exame diagnóstico, sobretudo o exame de toque retal. Muitos homens adiam a ida ao consultório médico por falta de informação, e acabam por retardar o início do tratamento da doença.

O Novembro Azul no Brasil
Além do câncer de próstata, outras doenças também são pauta durante o mês de novembro. Campanhas em todo país discutem temas como sexualidade e condições como disfunção erétil e ejaculação precoce. Institutos como o A. C. Camargo, referência nacional sobre tratamento do câncer, realiza séries de palestras e orientações aos pacientes e público geral.

Outra doença importante que atinge os homens é a diabetes mellitus, ou simplesmente diabetes. Em homenagem ao descobrimento da insulina no dia 14 de novembro pelo Dr. Banting, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes nesta data. Além dos problemas já conhecidos que a doença pode causar, ela é também uma das causas de impotência sexual, devido ao dano causado aos vasos e nervos, além da interferência na produção de óxido nítrico.

A recomendação dos médicos aos homens é para que eles procurem mais os consultórios clínicos para diagnósticos de doenças diversas.

teste-psa-prostata

09 de novembro de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico, USP). Fontes: INCA, Ministério da Saúde, AC Camargo. Fotos: Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 11.11.2015

Publicidade