NOVA YORK – Nos Estados Unidos 2 pesquisas, a National Weight Control Registry (NWCR) e a Global Healthy Weight Registry (GHWR), acompanham a evolução e examinam os dados de pessoas obesas ou com sobrepeso, as quais tenham logrado perder peso de forma considerável e duradoura, assim como de indivíduos que nunca apresentaram excesso de peso. Esta forma de considerar o tratamento da obesidade e do sobrepeso, parcialmente baseada no conceito Big Data (número elevado de dados), é muito interessante para entendermos melhor e enfrentarmos este problema global.
NWCR, pessoas que perderam muito peso
A NWCR conta atualmente com mais de 10.000 pessoas, das quais cerca de 80% de mulheres, que perderam ao menos 13,6 kg no transcorrer dos últimos 12 meses, sem voltar a ganhar estes quilos perdidos. Os participantes são convidados a preencherem regularmente um formulário, com perguntas com respeito ao seu peso atual, à sua alimentação, à prática de atividades físicas, bem como sobre eventuais métodos utilizados para perder peso. Este banco de dados de referência, levando principalmente em conta a população americana, data do ano de 1994.
GHWR, pessoas que jamais tiveram problemas de peso
Por sua vez, a GHWR inclui pessoas que sempre conseguiram se manter em padrões normais, ou seja, indivíduos que jamais sofreram com sobrepeso ou obesidade. Este banco de dados é orientado com maior ênfase para a prevenção, comparativamente aos métodos disponíveis para se perder peso, tais como é o caso da NWCR. De acordo com os cientistas que criaram o GHWR, os 2 bancos de dados se completam. A GHWR, de abrangência internacional, é bem mais recente que a NWCR.
Quatro hábitos para emagrecer ou permanecer no peso parecem derivar destes 2 bancos de dados.
Um estudo americano voltado para mulheres com idade entre 18 e 55 anos (na pré-menopausa), apresentado em um congresso sobre a obesidade, realizado em novembro de 2013 na cidade de Atlanta (Estados Unidos), mostrou que comer alimentos ricos em proteínas, tais como ovos, no café da manhã, diminui a sensação de fome durante o restante do dia.
Um estudo clínico mostrou que aqueles que se pesam ao menos 5 vezes por semana perdem mais peso que aqueles que se pesam com menor frequência.
Aparentemente, este conselho é particularmente precioso para as pessoas com sobrepeso ou obesas.
Mas atenção, 98% dos participantes do banco de dados da NWCR reduziram o número de alimentos ingeridos. Se você estiver com sobrepeso ou for uma pessoa obesa, alterar a sua alimentação parece ser algo fundamental para perder peso de modo significativo.
Dica: contudo, se você quiser escolher um regime para ter certa estruturação da dieta, especialmente no tocante à escolha das receitas, nós lhe aconselhamos a dieta mediterrânea. Provavelmente, uma das melhores dietas da atualidade, tal como mostraram vários estudos científicos.
Suplementarmente
Os participantes da NWCR também assistem menos televisão que a média dos americanos, o que lhes proporciona mais tempo para se exercitarem fisicamente todos os dias (ou quase).
Update: 14.03.2018. Por Xavier Gruffat (farmacêutico). Fontes: www.nwcr.ws, www.healthyweightregistry.org, Webmd.com, Wikipedia.org (em inglês). Fotos: Fotolia.com
Ler: Dicas para perder barriga