Vara-de-ouro
Resumo
Planta medicinal com um forte efeito diurético, utilizada para tratar os rins e a bexiga (por exemplo, cálculos renais), e se apresenta sob a forma de chá (infusão).
Nomes
Nome em português: vara-de-ouro
Nome binomial: Solidago virgaurea L.
Nome francês: verge d’or, solidago
Nome inglês: golden rod
Nome alemão: goldrute
Nome italiano: verga d’oro
Família
Asteraceae
Constituintes
Flavonóides (hiperosídeo), quercetina, glicosídeos fenólicos, óleo de cânfora e saponinas, óleos essenciais, taninos, princípios ativos amargos.
Partes utilizadas
Flores, folhas e caule.
Efeitos
Diurético, antiespasmódico, anti-inflamatório e antifúngico.
Indicações
Inflamação dos rins e da bexiga (efeito diurético) e cálculos renais, cistite, albuminúria, distúrbios da próstata, pielonefrite.
Efeitos secundários
Nenhum conhecido (em nossa opinião).
Contra-indicações
Determinados distúrbios cardíacos, edema pulmonar e doenças crônicas dos rins.
Interações
Nenhum conhecido (em nossa opinião).
Preparações – Sob qual forma ? (forma galênicas)
– Chá de vara-de-ouro
– Tintura-mãe (homepatia)
Onde é cultivada essa planta ?
A vara-de-ouro cresce na Europa, Ásia, África do Norte e América do Norte. A vara-de-ouro geralmente floresce no final do verão (ex. agosto a setembro na Europa). Nos Alpes, é possível encontrar a vara-de-ouro em até 2500m de altitude.
Quando é feita a colheita ?
A colheita é feita de julho a outubro.
De acordo com o especialista suíço de plantas medicinais, Claude Roggen, é aconselhável colher a vara-de-ouro antes das flores desabrocharem, cortando a planta na base. Em seguida, forme um buquê e deixe-o suspenso de cabeça para baixo em um local seco, ventilado e sombreado como explica o Sr. Roggen em seu livro ” Les secrets du druide”, publicado em 2016. Ele então observa que uma vez a planta seca é necessário poda-la e guardá-la em um envelope, um saco de pano ou papel. Por fim, será necessário verificar se não há insetos ou vermes, sempre de acordo com os valiosos conselhos do Sr. Roggen.
Observações
– A vara-de-ouro é uma planta importante na fitoterapia, pois tem um poderoso efeito diurético. Consequentemente, é uma planta ideal para tratar problemas de rim e bexiga. A vara-de-ouro é especialmente indicada em casos de cálculos renais ou cistite.
– O termo Solidago, encontrado no nome científico Solidago virgaurea, provém do latim Solidare e significa “tornar íntegro”, em referência aos seus poderes cicatrizantes. Hoje em dia, a vara-de-ouro é utilizada principalmente devido a seu poderoso efeito diurético que cura. Na Idade Média, por outro lado, ela era frequentemente utilizada em lesões ou feridas.
– Os ameríndios utilizavam as folhas de arnica externamente (por ex., em compressas) contra diversos problemas de pele, tais como o eczema. Na América do Norte é principalmente a vara-de-ouro do Canada (Solidago canadensis) que é utilizada. As espécies da América do Norte muitas vezes têm um tamanho muito maior, podem medir até 2 metros.