Unha de gato
Resumo
Planta medicinal com efeito antiinflamatório, imunomodulador, antioxiadante e antitumoral, utilizada principalmente para tratar dores articulares.
Nomes
Nome em português: unha de gato, unha-de-gato
Nome binomial: Uncaria tomentosa (Willd.ex Schult.) DC
Nome francês: Liane du Pérou, griffe de chat
Nome inglês: cat’s claw, unha de gato
Nome alemão: Katzenkralle
Nome italiano: unghia di gatto
Nome espanhol: uña de gato
Família
Rubiaceae
Constituintes
Alcaloides (mitrafilina, isopterpodina e pteropodina), ácido glicosídico quinóvico, flavonoides, triterpenos, procianidinas e fitosteróis.
Partes utilizadas
Casca, raiz, folha
Efeitos
Anti-inflamatório, imunomodulador, antioxidante, antitumoral, anti-hipertensivo
Indicações
– Dores articulares (artrites, artrites reumatóides e artrose ou osteoartrite) e musculares agudas
– Câncer
– Durante quimioterapia
– Diabetes tipo 1 (previne progressão)
– Um estudo demonstrou ação contra as complicações causadas pela dengue (queda de pressão e hemorragia), mais estudos precisam ser realizados, mas possivelmente no futuro teremos medicamentos contra a dengue à base de unha de gato.
Efeitos secundários
Em altas doses a unha de gato pode provocar problemas intestinais como diarreia ou prisão de ventre, depende da sensibilidade da pessoa. Além de cansaço, febre, sintomas pancreáticos e alterações do nervo óptico.
Existem estudos que indicam efeitos antiplaquetários.
Contra-indicações
Esta planta não deve ser utilizada por grávidas, lactantes, crianças menores que 3 anos, pessoas transplantadas ou que pretender realizar um transplante de órgão.
Não deve ser utilizado por mulheres que estão tentando engravidar, existe um estudo que sugere um possível efeito contraceptivo.
Pessoas que possuem histórico de sangramentos, desordens de coagulação ou que tomam anticoagulantes, devem tomar a unha de gato com cuidado, pois existe potencial antiplaquetário.
Interações
Pode ocorrer interação com laxativos, provocando cólicas e diarreias.
Possível interação com antirretrovirais inibidores de proteases (como atazanavir, ritonavir e saquinavir), ciclosporina, bloqueadores do canal de cálcio, inibidores da transcriptase reversa e outros medicamentos influenciados pela enzima CYP3A4.
Preparações
Uso interno
– Cápsulas ou comprimido
– Infusão (chá, extrato aquoso, decocção), 5 g de entrecasca/ 150 mL de água: tomar 150mL, 2 a 3 x ao dia.
– Tintura
Onde cresce ?
Planta nativa da floresta Amazônica (brasileira e peruana), mas também encontrada em outras áreas tropicais, a unha de gato pode multiplicar-se por estacas através de brotamento em locais com pelo menos 50% de sombra.
Quando colher a unha de gato ?
A colheita ou o corte desta planta deve ser feita em intervalos mínimos de 10 anos, para a mesma planta. Além disso, é recomendado deixar pelo menos 1 metro de tronco para o surgimento de um novo tronco (brotamento).
Esta planta está em risco de extinção, devido ao extrativismo para fins medicinais, portanto é importante realizar colheita sustentável, seguindo o tempo mínimo, sempre preservando algumas espécies intocadas e nunca cortando 40% das plantas.
Observações
– O nome unha de gato foi dado devido aos pequenos espinhos em formas de gancho parecidos com unhas do gato. Os índios peruanos utilizam esta planta há mais de 2 mil anos e há indícios que os incas já tinham conhecimento desde a antiguidade.
– A unha de gato (Uncaria tomentosa) é frequentemente confundida com a espécie Uncaria guianensis, que é muito frequente no Brasil e é utilizada praticamente para os mesmos fins.
– Reconhecida como planta medicinal pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1994, está listada atualmente na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).