Publicidade

Home » Plantas medicinais » Tomate

Tomate

Resumo

Resumo tomateFruta muito consumida no planeta pelas suas propriedades nutritivas, no aspecto medicinal o tomate apresenta efeitos antioxidantes e laxativos. O tomate é indicado, por exemplo, em casos de constipação, sendo consumido em seu uso medicinal principalmente em forma de suco.

Nomes

Nome em português: Tomate
Nome binomial: Lycopersicon esculentum, Solanum lycopersicum L.
Nome francês: tomate
Nome inglês: tomato
Nome alemão: tomate
Nome italiano: pomodoro
Nome espanhol: tomate

Publicidade

Família

Solanaceae

Constituintes

– Glicoalcalóide: solanina, tomatina
– Licopeno (efeito antioxidante e anticancerígeno, pertence à família dos carotenoides)
– Vitaminas A, C e E

Partes utilizadas

Frutas (o tomate é uma fruta, na linguagem comum, muitas vezes considerado um legume)

Efeitos

tomate efeitosLaxativo, diurético, “desintoxicante”, ação benéfica para o intestino, antioxidante e anticancerígeno

Indicações

constipação

– problemas digestivos (especialmente nos intestinos)

prevenção de câncer de próstata entre os maiores consumidores de tomate

prevenção de câncer de mama (ver observações interessantes, abaixo)

AVC (ver observações interessantes, abaixo)

– sintomas da menopausa (ver observações interessantes, abaixo)

Suco de tomate

Efeitos secundários

Diarréia (altas doses), pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue (risco de gota).

Preparações

– Suco de tomate

– Tomate (fruta pura)

– Muitos pratos feitos a base de tomate (sopa, molho, etc)

Onde cresce o tomate?

O tomate é nativo da América (tropical, alguns acreditam que seja do Peru). Atualmente esta fruta cresce em muitas partes do mundo, como Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Este é um dos legumes (frutas ou para ser mais preciso) mais consumido no mundo.

Existem mais de 1.000 variedades de tomate ao redor do mundo.
O tomate se desenvolve em solos bem drenados e com boa exposição ao sol.

Quando colher ?

No geral, colhe-se tomates no verão.

Observações

– A palavra tomate provém do nauatle, língua ou grupo linguístico falado pelos astecas, tratando-se de uma derivação da palavra tomatl. De acordo com a National Geographic, este termo foi registrado ou utilizado pela primeira vez em um trabalho datado de 1572.

– O tomate é muito utilizado na culinária, por exemplo, na forma de molho, sopas, etc. No entanto, atualmente o consumo do suco de tomate vem se tornando moda. O sabor é uma boa parte da explicação para este sucesso, mas também o seu efeito positivo sobre a saúde, por ser utilizado contra a prisão de ventre ou para tratar pequenos problemas intestinais. Descubra uma receita de suco de tomate
Além disso, consumir uma quantidade significativa de tomate fresco (incluindo o cozido) teria um efeito preventivo em humanos sobre o câncer de próstata.

– Um estudo publicado em outubro de 2012, mostrou que a ingestão de tomates reduz significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC), pois esta fruta é rica em licopeno, um poderoso antioxidante lipossolúvel. Quanto mais vermelho o tomate, mais ele é rico em licopeno.

O estudo foi conduzido na Finlândia em 1031 homens com idade de 46 a 65 anos. A taxa de licopeno no sangue foi medida no início do estudo e os participantes foram seguidos durante uma média de 12 anos, durante os quais 67 tiveram um acidente vascular cerebral.

Entre os 258 homens com os mais baixos níveis de licopeno no sangue, 25 teve um derrame e entre os 259 com os mais altos níveis deste antioxidante, apenas 11 sofreram.

Os resultados foram ainda mais convincentes quando os pesquisadores levaram em conta que o AVC causado por um coágulo de sangue, e não por hemorragia.

Assim, os participantes com os níveis mais altos de licopeno tiveram um risco 59% menor de ter um acidente vascular cerebral devido a um coágulo de sangue do que os participantes com taxas mais baixas.

“Esta pesquisa reforça as virtudes de uma dieta rica em frutas e legumes por reduzir o risco de derrame”, diz Jouni Karppi, da Universidade da Finlândia de Kuopio, o principal autor do estudo.

– Um estudo americano publicado no início de 2014 mostrou que a adoção de uma dieta rica em tomates, com o consumo de pelo menos 25 mg por dia de licopeno (uma substância presente no tomate), por mulheres na pós-menopausa reduz o risco de câncer de mama, devido ao aumento da concentração de adiponectina. Este hormônio está associado com a diminuição do risco de câncer de mama, de acordo com estudos anteriores. O estudo americano foi realizado pelo The Ohio State University Comprehensive Cancer Cente, nos Estados Unidos, e analisou 70 mulheres na pós-menopausa. Todas elas apresentavam um risco de câncer de mama, como casos de câncer na família ou obesidade.

– Pesquisadores da Tokyo Medical University descobriram que beber 200 mL de suco de tomate 2 vezes ao dia durante 8 semanas diminui os sintomas da menopausa, incluindo as ondas de calor, irritação e ansiedade. Este estudo foi publicado na revista Nutrition Journal em 08 de abril de 2015.

Foto tomateiro

Foto tomateiro

Observação da redação: este artigo foi modificado em 22.11.2024

Publicidade