Publicidade

Home » Plantas medicinais » Beterraba

Beterraba

Resumo

BeterrabaPlanta medicinal (legume) com efeito antioxidante e vasodilatador, pode ser utilizada contra a hipertensão ou em atletas de resistência para aumentar o desempenho, consumir de preferência como suco.

Nomes

Nome em português: Beterraba
Nome binomial: Beta vulgaris L.
Nome francês: betterave, betterave rouge, betterave potagère
Nome inglês: beet
Nome alemão: Rübe
Nome italiano: barbabietola
Nome espanhol: Remolacha

Publicidade

Família

Quenopodiáceae

Constituintes

Nitrato, carotenóides, betalaínas, vitaminas (A, K…), minerais (magnésio), componentes fenólicos, luteína e zeaxantina

Partes utilizadas

Raiz (legume)

Efeitos

Reduzir o consumo de oxigênio durante o exercício (devido a nitrato encontrado em beterraba), antioxidante (contra os radicais livres), anti-inflamatória (efeito de betalaínas), antitumoral (betalaínas), hipotensor e vasodilatador.

Indicações

Hipertensão

– Aumentar a resistência de atletas

Colesterol alto ou alto LDL

– Prevenção de certos tipos de câncer (provavelmente pela ação dos carotenóides com função antioxidante): câncer do intestino

– Para evitar queimaduras solares (atenção, complementar com aplicação adequada de protetor solar apropriado), para ajudar o bronzeamento da pele (devido ao teor de carotenóides).

– Pode ter efeito da saúde dos olhos, devido à luteína, zeaxantina ou beta-caroteno.

BeterrabaInsuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (como terapia complementar, de acordo com um estudo publicado em fevereiro de 2016, beber 1 suco de beterraba por dia melhora a resistência e reduz a pressão sanguínea em indivíduos com idade de 69 anos ou mais, para maiores informações, ler o assunto suco de beterraba). Insuficiência cardíaca com redução da fração de ejeção

Efeitos secundários

Os efeitos colaterais da beterraba: risco de desenvolvimento de cálculos urinários (se consumidos como legumes ou suco).

Contra-indicações

Cálculos urinários

Interações

Anticoagulantes (devido a presença de vitamina K na beterraba).

Preparações

– Suco de beterraba

– Legume cru ou cosido (consumir de preferência crus para garantir todas as suas propriedades nutricionais, como por exemplo, na salada)

Onde cresce a beterraba?

Beterraba pode ser cultivada em várias regiões do mundo, como Europa ou nas Américas.

Quando colher a beterraba?

A beterraba geralmente é colhida quando a raiz (legume) fica visível, aparece na superfície do solo.

Observações interessantes

Esporte/exercício físico e suco de beterraba
– Um estudo publicado pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha mostrou que beber suco de beterraba pode aumentar o tempo de atividade de um atleta em 16%. Os investigadores especulam que o consumo do suco reduz o consumo de oxigênio durante o exercício por causa do conteúdo de nitrato da beterraba (efeito é causado pelo nitrato de que se transforma em ácido nítrico). Assim, o atleta irá resistir mais antes de ficar cansado.
– Em 2017, uma equipe de cientistas da Wake Forest Baptist mostrou que beber suco de beterraba antes da prática de exercício físico ajudou o cérebro de pessoas mais velhas a funcionar melhor, ou seja, melhorar a prática de exercícios. Em outras palavras, o cérebro parecia “rejuvenescer” com o suco de beterraba. Este estudo foi publicado em 2017 na revista especializada Journals of Gerontology: Medical Sciences. O estudo incluiu 26 homens e mulheres com idade superior a 55 anos que não praticavam exercícios frequentemente e que apresentaram pressão arterial elevada. De acordo com os pesquisadores, o óxido nítrico (NO) seria responsável por efeitos benéficos no cérebro. Sabe-se que o nitrato, que é encontrado em grandes quantidades no suco de beterraba, é transformado no organismo em óxido nítrico (NO), que por sua vez é uma molécula com efeito hipotensivo significativo.
Em 2010, o Wake Forest Baptist mostrou que o suco de beterraba aumentou o fluxo sanguíneo para o cérebro em idosos. Este estudo de 2010, que foi o primeiro a mostrar um vínculo entre o suco de beterraba e o fluxo sanguíneo no cérebro, foi publicado na revista científica Nitric Oxide: Biology and Chemistry.
– Em 2012, um estudo publicado no jornal científico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics mostrou que o consumo de beterraba inteira (não em suco) possibilitou aumentar o desempenho em adultos saudáveis que estavam correndo.

Hipertensão e suco de beterraba 
– No final de 2014, um estudo britânico realizado pela Queen Mary University of London (QMUL) com 64 participantes com hipertensão, mostrou que o consumo diário de 250 mL de suco de beterraba por 4 semanas permitiu a redução da pressão arterial em 8 mmHg da sistólica e 4 mmHg da diastólica.
O nitrato, que é encontrado em grandes quantidades no suco de beterraba, é convertido pelo nosso organismo em óxido nítrico (NO), uma molécula com um efeito hipotensor significativo.
Para a Profa. Ahluwalia, que liderou esta pesquisa: “A possibilidade de utilizar um produto natural, ao invés de medicamentos, para diminuir a pressão é muito interessante”.  No entanto, ela estima que é necessário realizar um estudo com um número muito maior de participantes e ao longo de um período maior para ter verdadeira certeza de seu efeito sobre a pressão arterial a longo prazo e de forma conclusiva. Segundo os pesquisadores, este é o primeiro estudo que mostra um efeito a longo prazo de suco de beterraba sobre a pressão arterial.
Alguns anos antes, outro estudo também de origem britânica mostrou que beber 500 mL de suco de beterraba reduziu a pressão arterial cerca de uma hora após o consumo. O efeito da beterraba sobre a pressão durou entre 3 e 4 horas. Esta pesquisa foi realizada pela Universidade Exeter e pela e Queen’s University (Irlanda do Norte, Reino Unido).
– Um estudo australiano publicado em 11 de dezembro de 2012 no Journal of Nutrition, mostrou que o consumo de um grande copo de suco de beterraba baixa a pressão arterial em  4 à 5 mmHg em homens saudáveis.
Embora este estudo tenha também se concentrado sobre as mulheres, a análise estatística não concluiu um efeito cientificamente aceitável. Uma possível explicação para a diferença de gênero neste estudo vem do fato de que as mulheres que participaram do estudo eram em média mais velhas do que os homens. Além disso, algumas mulheres consumiam outros medicamentos tais como contraceptivos (interações potenciais) que pode ter causado viés.
A novidade neste estudo australiano é que o consumo de suco de beterraba pode, pelo menos em homens, levar a uma diminuição da pressão sanguínea em indivíduos saudáveis sem uma dieta especial. O suco de beterraba possui um efeito preventivo, de primeira escolha, contra a hipertensão.
– Em 2008, um estudo publicado no jornal científico Hypertension  já havia mostrado o efeito hipotensivo do suco de beterraba.

Insuficiência cardíaca
Em nosso artigo sobre suco de beterraba, leia em Notas vários estudos sobre o uso de suco de beterraba em caso de insuficiência cardíaca.

Outras indicações
– Um estudo realizado pelo Wake Forest Baptist nos Estados Unidos, publicado em 2015 na revista especializada Nitric Oxide: Biology and Chemistry, mostrou que o suco de beterraba poderia ajudar pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC, em inglês COPD) para aumentar o tempo de exercício físico.

Observações práticas

– Beterraba crua e consumida na forma de suco, às vezes pode causar uma urina ligeiramente avermelhada ou vermelha (xixi vermelho), isto seria causado pelos pigmentos de betalaína encontrados na beterraba vermelha. No entanto, não há nenhum risco para a saúde.
– Do ponto de vista prático, você pode beber cerca de 250 ml de suco de beterraba por dia, de preferência um pouco diluído e consumir em pequenas doses (por exemplo, 100 ml no início), porque pode ser difícil para intestinos, que terá de passar por um período de adaptação. É sempre melhor procurar a orientação de um profissional de saúde, como um médico, nutricionista ou farmacêutico especializado em nutrição antes de iniciar um tratamento com suco de beterraba. O uso do suco de beterraba é especialmente recomendado para atletas de resistência, como os ciclistas, esta provavelmente não é uma receita milagrosa para vencer uma maratona, mas pode ser um bom complemento para tentar!

Fontes: 
Wake Forest Baptist (EUA)

Foto beterraba

Beterraba

Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.11.2024

Publicidade