Como baixar a pressão alta naturalmente e sem medicação?
CLEVELAND – A pressão alta, chamada em linguagem médica de hipertensão arterial, é uma doença cardiovascular muito comum com complicações potencialmente graves como infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e complicações renais, daí a importância de iniciar o tratamento rapidamente e acompanhar a pressão. A maioria das pessoas com pressão arterial alta não tem sinais ou sintomas, embora sua pressão arterial atinja níveis perigosamente altos1. Mas é possível baixar a pressão arterial naturalmente, ou seja, inicialmente sem medicamentos?
A resposta é sim. Existem várias maneiras eficazes de reduzir a pressão arterial sem necessariamente tomar medicamentos, conforme explicado em um vídeo de 2019 pelo Dr. Luke Laffin, da renomada instituição de saúde americana Cleveland Clinic. Para esse cardiologista, e ele sempre diz a seus pacientes, cerca de 70% do bom manejo da hipertensão está relacionado ao estilo de vida (lifestyle) e cerca de 30% é resposta ao uso de medicamentos (hipotensores). Ele explica que pode prescrever 6 ou 7 medicamentos hipotensores, mas se o paciente não mudar seu estilo de vida, o impacto positivo em sua pressão arterial será insuficiente. É claro que existem diferenças de paciente para paciente, o que significa que um paciente pode atingir a pressão arterial ideal apenas seguindo métodos naturais ou de estilo de vida (sem medicação) e outros precisarão complementar o tratamento com medicação. É importante aferir a sua pressão arterial regularmente e consultar um médico se tiver hipertensão.
Os principais métodos naturais ligados ao estilo de vida, resumidos pelo Dr. Laffin, para baixar a pressão arterial incluem a perda de peso (a obesidade é um importante fator de risco), a adoção de uma dieta especial chamada DASH (uma dieta que se assemelha à famosa dieta mediterrânea e que aconselha um baixo consumo de sal e/ou sódio, DASH do inglês Dietary Approach to Stop Hypertension – Abordagem dietética para parar a hipertensão- , ou em francês Approche diététique pour arrêter l’hypertension), além de limitar o consumo de sal, recomenda consumir alimentos ricos em potássio tais como bananas ou linhaça (com algumas exceções, por exemplo, problemas renais), o que pode reduzir os efeitos nocivos do sódio na pressão arterial, reduzir o consumo de álcool (não mais do que uma unidade de álcool por dia para mulheres e não mais do que 2 unidades de álcool para homens, por exemplo, no máximo 2 cervejas ou 2 copos de vinho por dia) e finalmente a prática de exercício físico de forma regular (aproximadamente 150 minutos de exercício moderado ou intenso por semana).
21 de setembro de 2021. Por Xavier Gruffat (farmacêutico). Fonte principal: vídeo da Cleveland Clinic (link funcionando em 21 de setembro de 2021). Fontes secundárias: Mayo Clinic. Crédito fotos: Adobe Stock. Crédito infográfico: Pharmanetis Sàrl (criasaude.com.br).
Bibliografia e referências científicas:
- Livro em inglês: Mayo Clinic – Book of Home Remedies – Second Edition, Cindy A. Kermott, Martha P. Millman, 2017, Mayo Clinic