A flatulência é um fenômeno normal do processo digestivo, passando na maioria das vezes desapercebida. Entretanto, às vezes a flatulência e o acúmulo de gases podem se mostrar problemáticos para quem sofre com estes fenômenos, assim como para as pessoas próximas, quer seja na vida privada ou no relacionamento de um casal, no trabalho ou em lugares públicos.
Muito embora as origens das flatulências sejam numerosas, a alimentação é frequentemente uma causa. A seguir, 5 alimentos relativamente aos quais seria preciso tentar reduzir ou interromper o consumo se houver tendência à flatulência:
1. Açúcares e adoçantes naturais – tanto os naturais quanto aqueles de origem artificial. Alguns açúcares complexos, encontrados especialmente nas cebolas e na couve, assim como na maioria das frutas, levam com frequência a flatulências. Os açúcares artificiais, tais como aqueles encontrados nos refrigerantes, nos chicletes ou em alimentos para diabéticos podem igualmente aumentar a produção de gás intestinal. O nitrogênio, encontrado na couve ou nos feijões, é outra causa de flatulência. O consumo de adoçantes naturais (edulcorantes naturais), ou seja, álcoois de açúcar, como sorbitol, xilitol, manitol, maltitol ou eritritol. Uma vez no trato intestinal, o álcool de açúcar é fermentado por bactérias no cólon. Isso libera gás, o que pode levar a inchaço, cólicas, dor e diarreia.
3. Feculentos. A maioria dos feculentos, tais como batata, trigo ou massas em geral podem gerar flatulência. Uma exceção é o arroz, a ser consumido sem moderação.
5. Bebidas gasosas. As bebidas gasosas, tais como os refrigerantes, podem igualmente provocar flatulências e acúmulo de gases.
Por Xavier Gruffat. Fotos: Adobe Stock. 28.06.2023 (update).