Trigo
Resumo
O trigo é um dos alimentos mais consumidos no mundo, assim como o milho e o arroz. Ele faz parte da alimentação humana e animal em grande parte da Europa, América do Norte, Oriente Médio, Extremo Oriente, América do Sul (no Brasil, no entanto, o arroz é muito mais importante), Austrália e África.
Alimento popular, o trigo está presente em todas as mesas do mundo e está disponível durante todo o ano em várias formas. Esta foi uma das primeiras plantas domesticadas pelo homem, uma vez que culturas desse cereal surgiram a partir do século 8 a.C, na área denominada “Crescente Fértil”, incluindo os vales do Eufrates e do Tigre e antiga Mesopotâmia.
A domesticação do trigo é um passo importante na evolução do homem que passa de um estilo de vida nômade para uma vida sedentária. A transição da humanidade do Paleolítico ao Neolítico dá origem de inovações técnicas, sociais e até mesmo filosóficas.
O trigo é a principal fonte de calorias e proteínas para um terço da população mundial. As pirâmides egípcias foram construídas por escravos, cuja dieta foi baseada principalmente no trigo e legumes. Isso explica em grande parte porque o trigo é chamado de “rei dos cereais”.
Principais nutrientes
Nutrientes (efeitos e potenciais indicações médicas) | Quantidade por 100 g de gérmen de trigo |
Proteínas (construção e renovação dos músculos, ossos, pele, unhas e cabelos, protegendo o organismo contra bactérias e vírus). | 23,3 g |
Carboidratos (fornecedor de energia para as células e estão ativamente envolvidos na produção de secreções do corpo humano). | 38,6 g |
Lipídios (importante para as necessidades energéticas do nosso corpo). | 9,20 g |
Outros nutrientes: sódio, magnésio, cálcio, potássio, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6,B9, B12, E, K, ferro, zinco. | Em menores quantidades |
Número de calorias
O aporte energético de 100 gramas de gérmen de trigo é de 360 quilocalorias.
Principais pratos e bebidas à base deste alimento
– Dependendo da região, o grão de trigo é consumido inteiro, em flocos, em farinha, esmagados, sêmola ou soprado.
– Pão e produtos feitos a partir de farinha, assim como a indústria de biscoitos, são responsáveis por 58% do consumo de trigo.
– Diferentes receitas à base de trigo (ver a salada de trigo fresco).
Importância para o nível nutricional e para saúde
– O conteúdo de ferro no farelo de trigo também é útil para homens e mulheres. Ele é essencial para a formação de células vermelhas do sangue e para o fornecimento de oxigênio.
– É recomendado que pessoas com colesterol alto, bem como diabéticos e indivíduos com sobrepeso, consomam regularmente derivados do trigo.
– As pessoas que sofrem de prisão de ventre podem comer farelo de trigo diariamente, pois ele é rico em fibras, hemicelulose e celulose.
– Esportistas, mulheres grávidas e estudantes são convidados a adicionar gérmen de trigo em sua dieta para suprir as necessidades nutricionais aumentadas.
– Da mesma forma, as pessoas com a esterilidade gonadal podem contar com a presença da vitamina E no farelo de trigo. Isso intensifica a produção de óvulos e espermatozóides.
– O gérmen de trigo tem ação de retardar o processo de envelhecimento, a degeneração celular e arteriosclerose. Por isso é recomendado o seu uso para prevenir o câncer e doenças coronárias.
Receita simples de preparar
Salada de trigo (para 4 pessoas)
Ingredientes
– 250 g de trigo pré-cozido.
– 2 tomates.
– 1 pepino.
– 1 lata de atum em salmoura.
– 4 colheres de sopa de azeite de oliva.
– 2 colheres de sopa de suco de limão.
– Um iogurte desnatado.
– Manjericão, cebolinha, 1 dente de alho.
– Sal e pimenta
– 200 mL de água.
Preparação:
– Cortar os tomates e o pepino em cubos.
– Desfie o atum.
– Coloque o trigo pré-cozido em uma tigela com água.
– Em uma tigela, misture o iogurte, óleo, os legumes em cubos e suco de limão.
– Despeje na tigela, adicione as ervas, sal e pimenta a gosto.
– Deixe repousar por 12 horas na geladeira.
Você pode servir este prato com queijo de cabra para realçar o sabor.
Bons conselhos de nutrição do Criasaude
– O trigo contém principalmente uma proteína chamada glúten. O consumo dela por indivíduos com doença celíaca pode levar à destruição do revestimento do intestino delgado. A presença de glúten pode também causar sintomas respiratórios e cutâneos como eczema, urticária, para não mencionar as dores de cabeça e alguma forma de fadiga ou irritabilidade.
– Recomenda-se consumir pão ou cereais integrais que contêm farelo em vez de consumir este alimento separadamente. Em qualquer caso, a dose diária não deve exceder 30 gramas.
Comentários interessantes sobre este alimento
– Além de alimentos e rações, o trigo também é utilizado na produção de biocombustíveis.
– Existem cerca de 30.000 espécies de trigo cultivadas, 200 pela França.
– A palavra “trigo” vem do latim “triticum”, que significa “aquilo que é triturado”. Essa palavra, por sua vez, vem do verbo “terere”, que quer dizer “triturar, moer, desgastar”.
– A palavra “trigo” apareceu na língua francesa escrita apenas em 1080. Pesquisadores estão divididos sobre a sua origem. Ela pode vir de o gaulês “blato”, que significa “farinha” ou do franco “bled” ou “blad”, que significa “fruto da videira” ou “colheita”.