Publicidade

Extrato de espinafre diminui vontade de comer e ajuda na perda de peso

Extrato de espinafre diminui vontade de comer e ajuda na perda de pesoLUND (SUÉCIA)Um extrato de espinafre contendo membranas de folhas verdes chamadas tilacoides diminui a fome hedônica em até 95%, e aumenta a perda de peso em 43%. Isso foi demonstrado em um estudo de longa duração realizado em seres humanos e publicado recentemente pela Universidade de Lund, na Suécia.
A fome hedônica é outro termo para as ânsias e desejos de comer que muitas pessoas têm por alimentos pouco saudáveis, como doces ou fast food, uma causa comum de obesidade e hábitos alimentares pouco saudáveis. O estudo sueco mostra que ingerir tilacoides reforça a produção do corpo de hormônios da saciedade e suprime a fome hedônica, o que leva a um melhor controle do apetite, hábitos alimentares mais saudáveis e aumento da perda de peso.
“Nossas análises mostram que tomar uma bebida contendo tilacoides antes do café reduz o desejo e mantém você mais satisfeito durante todo o dia”, diz Charlotte Erlanson-Albertsson, Professora de Medicina e Química Fisiológica da Universidade de Lund.

Detalhes do estudo

O estudo envolveu 38 mulheres com excesso de peso e foi conduzido por três meses. Todas as manhãs, antes do café, os participantes tiveram uma bebida verde. Metade das mulheres recebeu 5 gramas de extrato de espinafre e a outra metade, o grupo controle, recebeu um placebo. Os participantes não sabiam a qual grupo pertencia – as únicas instruções que receberam eram para comer uma dieta equilibrada, incluindo três refeições por dia e não seguir qualquer outra dieta.

“No estudo, o grupo controle perdeu uma média de 3,5 kg, enquanto o grupo que recebeu tilacoides perdeu 5 kg. O grupo tilacoide também descobriu que era mais fácil se ater a três refeições por dia – e eles não tiveram qualquer desejo alimentar”, disse Charlotte Erlanson-Albertsson.

O extrato de espinafre desacelera o processo de absorção

A chave é a sensação de saciedade e supressão da fome hedônica vs fome homeostática, que é a fome que regula nossas necessidades básicas de energia. Alimentos processados modernos são quebrados tão rapidamente que os sinais de saciedade enviados para o cérebro por hormônios não são mantidos. As membranas de folhas verdes retardam o processo de digestão, dando aos hormônios intestinais tempo para serem lançado e comunicarem ao cérebro que estamos satisfeitos.

“Trata-se de fazer uso do tempo que se leva para digerir os alimentos. Não há nada de errado com o nosso sistema digestivo, mas não funciona bem com comidas modernas ‘pré-mastigadas’”. Os tilacoides estendem a digestão, o que produz a sensação de saciedade. Isso significa que somos capazes de manter a dieta que estamos seguindo, sem nos atirarmos a alimentos desnecessários, como doces, batatas fritas e outros”, diz Charlotte Erlanson-Albertsson.

15 de setembro de 2014. Texto traduzido por  Matheus Malta de Sá (farmacêutico). Fonte: Universidade de Lund, Suécia. Foto: Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 31.10.2015

Publicidade