Publicidade

Medicamentos para emagrecer (2022)

Existem medicamentos cada vez mais eficazes para emagrecer, pelo menos a curto ou médio prazo. É sempre uma boa ideia comer de forma saudável e fazer exercícios regularmente, mas às vezes somente a boa força de vontade não é suficiente. Para algumas pessoas, por exemplo, por razões genéticas, perder peso é muito complicado. É por isso que a medicação pode ser uma opção útil. A maioria dos medicamentos no mercado funciona suprimindo o apetite ou ajudando a se sentir mais saciada1. O orlistat (Xenical e genéricos) é utilizado cada vez menos por não ser muito eficaz, atua reduzindo a absorção de gorduras. Graças aos novos medicamentos que surgiram nos últimos anos, como a liraglutida, alguns pacientes podem perder até 20% do peso2.

Agonistas do receptor GLP-1, reais supressores de apetite

Os agonistas do receptor de GLP-1, como a liraglutida ou semaglutida, agora desempenham um papel muito importante na perda de peso, especialmente em pessoas obesas. São medicamentos originalmente desenvolvidos contra a diabetes, administrados geralmente na forma de injetáveis, para combater a obesidade e são comercializados somente com prescrição médica estrita. Por exemplo, alguns pacientes tratados com liraglutida perderam entre 20 e 25 kg ou mais de 20% do peso corporal e estão atualmente com peso normal, de acordo com o médico diabetologista Marc Donath, da Universidade de Basel, que falou no jornal suíço NZZ em 25 de junho de 2022. A liraglutida injetada diariamente facilita a sensação de saciedade, porque a evacuação do bolo alimentar no estômago é mais lenta. Muitos pacientes tratados com esta classe de medicamentos relatam que já se sentem cheios após meia porção. Atenção, os agonistas do receptor GLP-1 podem causar efeitos colaterais como náusea, vômito, constipação ou diarreia, mas nenhum efeito colateral grave (exceto exceções ou contraindicação) foi relatado até agora. Há também contraindicações como para casos específicos de câncer de tireoide. Graças aos agonistas do receptor GLP-1, menos cirurgias de obesidade (cirurgia bariátrica) são esperadas no futuro.

Orlistate (Xenical)

O orlistate (Xenical e genéricos) foi um dos primeiros medicamentos indicados contra o sobrepeso e a obesidade, mas agora essa molécula é cada vez menos usada devido à baixa eficácia e aos efeitos colaterais às vezes dolorosos, como aumento da frequência das fezes e fezes oleosas. Lembre-se de que o orlistate não afeta o apetite3. Com a ingestão desse medicamento, as gorduras “passam direto”, ou seja, passam pelo trato gastrointestinal sem serem absorvidas. Em seu relatório anual de medicamentos a serem descartados para 2022, a revista francesa Prescrire, conhecida por sua independência da indústria farmacêutica, critica o orlistate e recomenda seu descarte.

Outros medicamentos (Estados Unidos)

Em alguns países, principalmente nos Estados Unidos, existem diversos medicamentos indicados para combater o sobrepeso e a obesidade. A Mayo Clinic, em um artigo de junho de 2022, observa que alguns médicos(as) prescrevem uma associação com a bupropiona (um antidepressivo e um medicamento usado na luta contra o tabagismo) e a naltrexona (um medicamento usado principalmente na dependência de certos opioides). Esta combinação de duas moléculas tem alguns efeitos colaterais, particularmente no nível gastrointestinal. A fentermina, um derivado da anfetamina, é usada como medicamento para reduzir o apetite. A fentermina é um medicamento registrado pelo FDA e pela ANVISA, agências reguladoras de medicamentos nos Estados Unidos e no Brasil, para uso de curto prazo contra a obesidade4.

Atenção, a fentermina apresenta um alto risco de efeitos colaterais e dependência.

20 de agosto de 2022. Por Xavier Gruffat (farmacêutico). Fontes: Mayo Clinic, NZZ (jornal de referência suíço de língua alemã), Prescrire (França). Revisão (Seheno Harinjato, editor em Criasaude.com,br).

Bibliografia e referências científicas:

  1. Boletim informativo Mayo Clinic, Mayo Clinic Health Letter, páginas 4-5, edição de junho de 2022, que aborda principalmente medicamentos para controlar o peso e obesidade
  2. Jornal suíço NZZ.ch, jornal de Zurique em alemão, artigo de 25 de junho de 2022, edição em papel
  3. Boletim informativo da Mayo Clinic, Mayo Clinic Health Letter, páginas 4 e 5, edição de junho de 2022, falando principalmente sobre medicamentos contra sobrepeso e obesidade
  4. Boletim informativo da Mayo Clinic, Mayo Clinic Health Letter, páginas 4 e 5, edição de junho de 2022 falando em principalmente sobre medicamentos contra sobrepeso e obesidade
Observação da redação: este artigo foi modificado em 02.09.2022

Publicidade