Publicidade

Home » Plantas medicinais » Chá preto

Chá preto

Resumo

Chá pretoPlanta medicinal e bebida utilizada principalmente como estimulante nos casos de fadiga. É apresentada quase sempre em forma de chá.

Nomes

Nome em português: Chá preto, chá, chá-da-índia
Nome binomial: Camellia sinensis (L.) Kuntze
Nome francês: Thé noir
Nome inglês: black Tea
Nome alemão: Schwarzer Tee, Tee
Nome italiano: tè nero

Publicidade

Família

Teáceas

Constituintes

Alcalóides da purina como a cafeína (teína), flavonóides e polifenóis (quercetina, catequinas, kaempferol), triterpenes, óleo essencial, taninos.

Observação: Um estudo de 2017 realizado em camundongos mostrou que os polifenóis do chá preto, que são muito volumosos para serem absorvidos no intestino delgado, estimulam o crescimento de bactérias intestinais e a formação de ácidos graxos de cadeia curta, um tipo de metabolito bacteriano que se mostrou modificar o metabolismo hepático (do fígado). Os polifenóis do chá preto e do chá verde podem favorecer a perda de peso (veja também nas Observações abaixo). Este estudo foi publicado em 30 de setembro de 2017 na revista científica European Journal of Nutrition (DOI: 10.1007 / s00394-017-1542-8).

Partes utilizadas

Folhas

Efeitos

Estimulante (cafeína), diurético (cafeína), emagrecedor, antioxidante (flavonóides).

Indicações

Fadiga (cafeína), envelhecimento (antioxidante, graças aos flavonóides), enxaqueca (cafeína), diarréia (taninos): para tratar as diarréias é necessário deixar o chá em infusão por cerca de dez minutos, estresse (segundo estudos clínicos de 2007), gastroenterite, aftas (aplicar um sachê úmido sobre as aftas), hipertensão, terçol (molhe um sachê com água fria ou quente e aplique diretamente sobre a pálpebra), possivelmente em caso de sobrepeso e obesidade (ver abaixo as Observações).

Chá preto

Efeitos secundários

Excitação, distúrbios para adormecer, constipação (dificuldades do trânsito intestinal, em caso de consumo de várias taças ao dia).

Contra-indicações

Problemas cardíacos (devido ao teor de cafeína).

Interações

Desconhecemos.

Preparações a base de chá preto

– *Chá preto

* É recomendado na preparação do chá preto deixar o sachê em infusão durante 3 minutos se quisermos um chá rico em cafeína (teína), útil em casos de fadigas ou enxaquecas.

Porém se deixarmos em infusão por mais de 3 minutos ou 10 obteremos um chá rico em taninos, que mascaram a cafeína (seu teor diminui) e pode então ser utilizado para combater as diarréias leves. Esse chá apresenta menos efeitos excitantes o que o torna ideal para ser consumido à noite, antes de ir dormir (para as pessoas sensíveis à cafeína).

Onde cresce a planta de chá preto ?

O chá cresce principalmente na Ásia. Esta planta é nativa da Ásia (China , Japão, Rússia e Índia). Esta planta pode chegar a até 1,5m de altura quando cultivada.

Observações

– Bebida muito consumida no mundo inteiro. Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo.
O chá é principalmente utilizado por seu sabor e não necessariamente por seu efeito excitante como é o caso do café. Suas virtudes antioxidantes o fazem ser uma das bebidas mais aconselhadas como meio de prevenção e tratamento.

– A China é o maior produtor mundial de chá preto, antes da Índia.

– De acordo com um estudo australiano publicado em 2012, beber diariamente uma xícara de chá preto 3 vezes ao dia ajuda a baixar ligeiramente a pressão arterial, na ordem de 2 a 3 mmHg. O estudo foi realizado pela Universidade da Austrália Ocidental em Perth (Austrália), com 95 participantes que bebiam chá preto regularmente. Os flavonoides, que podem ser encontrados em quantidades significativas no chá preto, podem ser os responsáveis por este efeito hipotensor.

– No século 17, os holandeses foram os primeiros a importar o chá da Europa, através da Companhia Holandesa das Índias Orientais.

– Sobrepeso e obesidade:
De acordo com um estudo realizado em camundongos por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), o chá preto poderia ajudar a perda de peso devido a uma mudança na quantidade de certas bactérias (microbiota). Este efeito aconteceu tanto com a ingestão do chá preto como a do chá verde (efeito já conhecido), a porcentagem de bactérias associadas à obesidade diminuiu, enquanto a porcentagem de bactérias associadas à magreza aumentou. Os cientistas descobriram que o chá preto altera o metabolismo no fígado, transformando metabolitos intestinais. Nesta experiência, chás pretos e verdes não continham cafeína e eram ricos em polifenóis (ver também Princípios ativos acima). A Dra. Susanne Henning da UCLA que conduziu este estudo explicou em um comunicado de imprensa sobre o estudo que o chá preto e o chá verde atuam como prebióticos, isto é, substâncias que promovem o crescimento de microorganismos benéficos para a saúde. Este estudo foi publicado em 30 de setembro de 2017 na revista científica European Journal of Nutrition (DOI: 10.1007 / s00394-017-1542-8).

Fontes e referências:
Comunicado de imprensa da UCLA (04.10.2017), European Journal of Nutrition (DOI: 10.1007 / s00394-017-1542-8).

Foto chá preto (foto: Fotolia.com)

Chá preto

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade