Publicidade

Home » Nutrição » Abacaxi

Abacaxi

Resumo

abacaxi O abacaxi é considerado uma fruta tropical. Esta deliciosa fruta é comumente associada ao sol ao relaxamento. A fruta é muito popular e consumida no mundo tudo, e seu sabor doce agrada jovens e idosos. O abacaxi também tem a vantagem de estar disponível nas prateleiras durante todo o ano, graças ao progresso no domínio da agricultura e transporte.
A palavra abacaxi vem do tupi “ybá + kati” que quer dizer “fruta cheirosa”. Ele também é conhecido como ananás, palavras que vem da língua ameríndia “nana nana”, que significa “perfume”. Na verdade, além de seu sabor doce, este fruto pode difundir um aroma requintado, especialmente quando está maduro.
Ao desembarcar em Guadalupe em 1493, Colombo foi recebido pelos moradores com uma fatia de abacaxi como um presente de boas-vindas. Eles ofereceram aos navegadores para que eles pudessem se alimentar depois de sua longa jornada no mar.

Publicidade

Associado ao esporte e lazer, o abacaxi é essencial na nossa dieta, pois tem propriedades nutricionais e terapêuticas importantes. É bastante rico em manganês e também contém bromelina, que é um aliado na digestão. Ele está presente em todas as cozinhas do mundo e hoje existem milhares de receitas com abacaxi.

Os país de origem do abacaxi são, principalmente, o Brasil e Paraguai. Seu nome científico é Ananas comosus. Do ponto de vista botânico o abacaxi não é um fruto, mas sim uma mistura de frutos que se formam após a união das flores na espiga. Para a botânica, cada “olho” é uma fruta distinta.

Principais nutrientes

Nutrientes (efeitos e potenciais indicações médicas) Quantidade por 100 gramas de abacaxi cru

 

A vitamina C (antioxidante, estimula as defesas do nosso corpo) 15,4 mg
Potássio (distúrbios musculares, hipertensão) 113 mg
Cálcio (fundamental na formação óssea e dental) 15 mg

 

Magnésio (evita o stress, fadiga, doenças cardiovasculares e alguns distúrbios femininos) 14 mg

 

Outros nutrientes: fósforo, manganês, sódio, ferro, vitaminas A, B1, B2, B3, B5,

B6, B9, B12, E

Em menores quantidades

 

Número de calorias

– Estima-se que haja cerca de 49 kcal em 100 g de abacaxi cru, contra 60 kcal de abacaxi em conserva e 53 kcal de suco de abacaxi concentrado.

Pratos e bebidas à base de abacaxi

– Frutas (para ser consumida diretamente)

Pratos e bebidas à base de abacaxi

– Em sobremesas, como sorvetes, bolos, tortas, panquecas, waffles ou saladas de frutas.

– Acompanhamento de vários pratos salgados com peixe e carne.

– Como suco, cerveja, coquetel ou bebida alcoólica.

– Na forma seca, compota ou geleia.

– Em diferentes receitas, como o frango com abacaxi.

Importância nutricional e para a saúde

Abacaxi Importância nutricional – A fruta é rica em bromelina, uma enzima que libera os aminoácidos contidos nas moléculas de proteína. Isto conduz a efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular e circulatório. Em adição à sua capacidade de auxiliar a digestão, o abacaxi tem efeitos benéficos em tumores, inflamações e edemas.
– Extremamente nutritivo, o abacaxi é recomendado para pessoas convalescentes e anêmicas. É uma importante fonte de vitamina C, útil para manter os dentes, gengivas, ossos e cartilagens saudáveis. Ele também estimula a cicatrização, protegendo contra infecções e acelera a absorção do ferro dos vegetais.
– O abacaxi contém vitamina B1, que promove a atividade do sistema nervoso, incluindo a estimulação da memória e diferentes funções cerebrais.
– Aqueles que querem perder peso podem incluir abacaxi na dieta, explorando o poder desintoxicante de frutas.
– No campo cosmético, o abacaxi é utilizado contra a acne. Um pedaço de abacaxi esfregado sobre a pele remove o filme gorduroso da epiderme e neutraliza os ácidos graxos.
– Rico em água e açúcar, recomenda-se a atletas que incluam a fruta em sua dieta de pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

– Ao contrário da crença popular e da mídia, o abacaxi não tem efeito sobre o consumo de gordura e não faz perder peso.

– O abacaxi tem vários minerais como fósforo, sódio, manganês e pequena quantidade de potássio.

– O abacaxi faz parte dos alimentos liberadores de histamina. Seu consumo, portanto, não é recomendado para pessoas com tendência a reações alérgicas, como urticária, por exemplo.

Receita simples para preparar

Frango com abacaxi (para 6 pessoas)

Ingredientes:

– 1,5 kg de frango

– 2 colheres de margarina, manteiga ou óleo de cozinha.

– 2 xícaras de abacaxi em pedaços.

– Sal a gosto

Preparação:

– Lave e corte o frango em porções. Tempere com sal.

– Doure o frango na margarina, manteiga ou óleo de cozinha.

– Cubra e cozinhe em fogo baixo até ficar macio (cerca de 20 minutos).

– Tire a gordura da panela e adicione pedaços de abacaxi.

– Cozinhe sem a tampa em fogo baixo por 5 minutos tendo o cuidado de regar o frango de vez em seu suco.

Você pode servir com legumes, arroz, batata-doce ou inhame.

Leia também: suco de abacaxi

Bons conselhos de nutrição

– Nós aconselhamos você a comer abacaxi fresco sempre que possível. De fato, a bromelina não é encontrada nos sucos, compotas ou geleias de abacaxi.

– Uma grossa fatia de abacaxi de 150 g pode fornecer até 25% da vitamina C de um indivíduo, desde que sejam consumidos maduros. Atletas, crianças e adultos devem incluir regularmente em sua dieta.

Fatos interessantes sobre o abacaxi

abacaxi bons conselhos de nutrição– Anualmente são produzidos cerca de 18 milhões de toneladas de abacaxi no mundo. Os principais países produtores desta fruta exótica são a Tailândia e as Filipinas, cada um com 12% da produção mundial. Costa Rica domina o mercado de exportação de abacaxi fresco com 66%, o que significa mais de 1,5 milhões de toneladas de abacaxi exportados em 2009. África também é uma região importante exportadora com a África do Sul, Costa do Marfim, Gana e Camarões. América do Sul e Central também estão bem representados com o Brasil, Costa Rica, México, Honduras e Equador dentre os maiores produtores.

– Embora existam seis grupos de abacaxi, a variedade “Smooth Cayenne” representa 95 % dos produtos industrializados e 70% da produção mundial. O “Gold Havaiano” é menos ácido e mais doce do que “Smooth Cayenne”, e isso explica a sua popularidade cada vez maior, sobretudo quando consumido fresco. Finalmente, o “Victoria”, cultivado nas Ilhas Maurícias e Reunião oferece carne mais saborosa. Mas é raro e, portanto, muito caro.

– O suco de abacaxi é recomendado para amaciar a carne. Ele não é apropriado em sobremesas que contenham gelatina.

Veja também nossa página sobre o abacaxi e suas propriedades medicinais.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade