Açúcar
Resumo – Informações interessantes
O açúcar, como conhecemos hoje, vem de duas plantas, ou seja, cana-de-açúcar e abeterraba. No entanto, outras plantas como o maple, o sorgo, a agave americana, a tamareira e o açúcar de palma também são usados para obtenção de açúcar em grandes quantidades, principalmente em xaropes. Se uma tonelada de cana-de-açúcar pode produzir cerca de 125 quilos de açúcar, uma beterraba de 800 gramas pode produzir de 15 a 20% de sacarose.
Durante vários séculos, apenas o mel podia ser usado como um adoçante na Europa. Embora o cultivo de cana-de-açúcar já fosse praticado na Índia há 2500 anos, o plantio foi reservado apenas para fins médicos e permaneceu até os tempos modernos. Após o desenvolvimento de técnicas de cultivo refinadas amplamente pelos árabes, a cana apareceu gradualmente na Europa. Espanha e Veneza foram os mais importantes centros comerciais de açúcar durante os séculos VIII, IX e X.
O consumo de açúcar no mundo foi estimado em 170 milhões de toneladas em 2010, enquanto a produção foi de 166 milhões de toneladas para o ano, obrigando os países produtores de intensificarem suas reservas para atender a demanda. O açúcar vendido atualmente no mercado vem 75% da cana-de-açúcar e 25% da beterraba.
Principais nutrientes
Nutrientes (efeitos e potenciais indicações médicas) | Quantidade por 100 g de açúcar |
Glicídeos (fonte de energia para o organismo) | 99,6 g |
Sódio (favorece a transmissão de impulso nervoso no cérebro) | 2,17 mg |
Potássio (contribui para o bom funcionamento dos rins) | 13,4 mg |
Cálcio (favorece o desenvolvimento dos ossos e o bom funcionamento do sistema nervoso) | 3,68 mg |
Autros nutrientes: vitamina B2, manganês,magnésio, ferro, cobre, iodo e selênio | – |
Número de calorias
100 gramas de açúcar refinado fornece cerca de 398 kcal.
Principais pratos, comidas e bebidas feitos com açúcar
– O açúcar que vem da cana-de-açúcar ou da beterraba, se faz cada vez mais presente nas mesas e fez a alegria dos gourmets. As diferenças entre o processo de fabricação e refinamento de cada produção pode causar variação na cor, sabor, e tamanho dos cristais.
– O açúcar branco refinado é usado na vida cotidiana, seja na forma de cubos, a granel ou em embalagens específicas. Ele é usado principalmente para dar um sabor agradável a produtos lácteos, bebidas quentes e sobremesas.
– O açúcar mascavo é retirado imediatamente após a separação do suco de melaço da cana-de-açúcar. O gosto discreto de rum e a cor marrom são perfeitos para dar um sabor delicioso para waffles e massas de panqueca. Ele também ajuda a caramelizar os gratinados feitos com açúcar e cremes. Ele ainda dá um sabor especial para bolos, tortas e brioches. Da mesma forma, cozinheiros o usam para preparar pratos doces e salgados.
– O açúcar tem cristais, cujo tamanho não excede 0,15 milímetros. É ideal para claras de ovos e para polvilhas tortas e bolos.
– Para os amantes de ponches e vinho quente, o açúcar mascavo é usado para dar sabor. Ele também é usado para fazer xaropes de frutas, licores e conservas de frutas.
– Finalmente, o açúcar líquido é encontrado especialmente em sorvetes, xaropes, geleias, doces, bebidas e fondant de chocolate, como fudge.
– O açúcar também age como um conservante de geleias, compotas, marmeladas, frutas congeladas, conservadas e cristalizadas.
Importância nutricional e para a saúde
– Para os atletas, o açúcar desempenha um papel importante na dieta. Jogadores de futebol estão acostumados a comer alimentos que contenham carboidratos de liberação lenta algumas horas antes da partida. Isso inclui batata, arroz, massas e pães. Eles devem compor pelo menos 60% da sua base de fornecimento. Durante o exercício, é importante tomar 150-200 ml de bebida adoçada a cada 15 minutos. Durante o intervalo, recomenda-se fazer um lanche que forneça pelo menos 25 gramas de carboidratos para o organismo.
Receita simples de preparar
Tiramisu de dois sabores
Ingredientes:
Para 4 pessoas:
– 10 biscoitos champanhe ou de maisena.
– 200 gramas de chocolate amargo.
– 250 gramas de mascarpone.
– 4 ovos.
– Cacau em pó.
– 70 gramas de açúcar mascavo.
– 200 gramas de framboesas.
– Chantilly.
Preparo:
– Separe as claras das gemas antes de batê-las em ponto de neve. Adicione uma pitada de sal.
– Bata as gemas com um batedor com o açúcar até ficar branca e cremosa. Em seguida, misture o mascarpone até ficar bem incorporado.
– Derreta o chocolate em banho-maria. Traga em uma bacia as claras de ovo batidas, o chocolate derretido, mascarpone e as gemas de ovos. Leve o biscoitos, um por vez e mergulhe na preparação rápida e impedi-los de derretendo no calor.
– Pegue uma tigela para colocar os biscoitos. Em seguida, cubra com uma camada do creme que você preparou antes. Coloque mais uma camada de biscoitos com creme e framboesas terminando com chantilly e um pouco de pó de cacau.
– Deixe repousar na geladeira por pelo menos 3-4 horas.
Sugestão: Para aqueles que gostam de um pouco álcool, é possível adicionar uma colher de sopa de rum sabor que combina perfeitamente com chocolate e framboesa.
Bom conselho de nutrição do Criasaude
– Em uma dieta equilibrada, a ingestão de açúcar não deve exceder 50 g por dia, levando em conta uma ingestão calórica diária no intervalo de 1800 e 2600 calorias. Nos países industrializados, como a França, esta ingestão é de cerca de 100 gramas por dia. Isso é explicado pelo fato de que o consumo direto de açúcar representa, na verdade 20% do consumo diário, o restante vem de bebidas açucaradas, cozidos e biscoitos, entre outros.
– É possível substituir o açúcar por mel e outros adoçantes para reduzir o impacto negativo do açúcar na saúde, particularmente em casos de diabetes, obesidade e cárie dentária.
– Para evitar que o açúcar mascavo não se cristalize, coloque-o na geladeira, em um pote.
Se você tiver preparado um bolo decorado com pasta de açúcar, é importante não colocá-lo na geladeira, pois a umidade do ar vai dar a massa uma aparência pegajosa. Você deve escolher um quarto escuro e pouco frequentado, que seja climatizado ou à temperatura ambiente.
Comentários interessantes sobre este alimento
Durante a Idade Média, o açúcar foi uma comida exótica e de luxo para os europeus, servindo de medicamento. Antes disso, o mel era o único produto conhecido no Ocidente que proporcionava doçura. O desembarque de Cristóvão Colombo na América resultou em, entre outros, a chegada de grandes plantações em solo americano e nas ilhas do Caribe.
As pessoas que fazem dieta para emagrecer devem consumir açúcar com moderação, seja ele o mascavo ou o refinado. Na verdade, ele é fabricado naturalmente pelo organismo a partir de reservas de gordura e do consumo de vegetais, frutas e cereais que fornecem glicose diariamente para o corpo.
Ler: Qual é a quantidade de açúcar adicionado que não deve ser excedida por dia?
Update:
19.11.2021